Reeducação alimentar: depois de emagrecer, como manter?

Desde pequena ficava imaginando como seria meus futuros passos, aquele velho clichê de viver um dia de cada vez não existia no meu mundo. Quando me mudava para uma nova casa, já ficava imaginando como seria a próxima, almoçava pensando no jantar, assistia um filme planejando oque faria depois, programava todos os meus dias da semana sem nem ter chegado na segunda-feira. Minha preocupação estava tão depositada no futuro, que me esquecia de viver aquele momento, sem pensar no que viria depois. Por exemplo, quando comecei minha reeducação alimentar não pensava em explorar aquele instante e ver o quanto mudar os meus hábitos estava transformando minha saúde e meu estilo de vida, meu foco era os resultados. Quando cheguei em meu objetivo não sabia o que fazer, era como se o sonho tivesse se concluído e chegado ao fim. Isso é rotineiro e faz parte do dia a dia de inúmeras pessoas, me fazendo pensar que o maior desafio da reeducação alimentar não é aceita-la, e sim, saber mantê-la.

Meus hábitos foram modificados de maneira drástica por três meses, não burlei minhas refeições, consegui me desintoxicar por inteiro. Até que comecei a trabalhar fora, lidar com os horários da escola e do serviço era fácil, mas não conseguia encaixar o tempo de preparar minhas refeições nos intervalos disponíveis. O resultado foi começar fraudar minha reeducação aos poucos, um dia um pão francês no café da manhã, no outro um bolo de cenoura com calda de chocolate, até que sem saber o que fazer para manter meu peso e conseguir me encaixar, me deixei levar pelo lado mais fácil.

O primeiro passo para compreender a reeducação alimentar é conseguir entender que ela não é um momento, e sim, uma escolha para a vida toda. Por isso, mesmo que você tenha alcançado seu objetivo, lembre-se que se entregar para sua rotina antiga, fará com que todo o esforço tenha sido em vão. Mantenha sua atividade física regular, faça uma caminhada, frequente uma academia ou se matricule em uma aula de zumba, só não permita que seu corpo fique parado. Entenda que para inserir a reeducação alimentar na sua vida, você não precisa abrir mão de tudo, faça refeições livres, no fim de semana coma sua pizza ou seu brigadeiro, só não torne esse hábito em uma coisa diária.

Entenda que você não está incluindo refeições saudáveis na sua vida por alguém, faça isso por você, seja seu maior incentivo.  Não pule seu café da manhã e não fique sem tomar dois litros de água diariamente. Outro conselho importante é não seguir o que os outros falam, ao escolher esse estilo de vida, são incontáveis as pessoas que irão te oferecer um pedaço de hambúrguer ou aquele bolo de chocolate incrível e criticar os seus novos hábitos.

E para superar a falta de tempo e excluir as desculpas do seu dia a dia, anote minha dica: O Tá na Mesa surgiu da paixão pela cozinha e seus ingredientes. Fabio Vidiz, idealizador da marca, sempre teve prazer em compartilhar com pessoas queridas uma boa comida. Começou preparando pratos para a família, depois para os amigos e logo vieram os amigos dos amigos. Nascendo assim o Tá na Mesa, uma marca que há mais de treze anos está no mercado fornecendo pratos congelados, bem preparados e com aquele gostinho de comida feita na hora. Seu diferencial é usar ingredientes selecionados, o preparo dos pratos é feito de forma artesanal, com muito carinho.

Em seu cardápio, podemos encontrar uma seleção de receitas clássicas com toques mais sofisticados. Com a ajuda de uma nutricionista, eles estudam quais pratos mais se adequam ao processo de congelamento de forma a manter textura, qualidade e sabor na hora de aquecer. Para manter os nutrientes e as características originais, a empresa usa uma máquina de congelamento rápido que leva o produto de 80°C a – 16°C em uma hora. Perfeito para quem não tem tempo, mas se preocupa com uma alimentação saudável e não abre mão em comer bem.

Manter o peso é realmente um desafio, como muitos costumam dizer, é até mais difícil do que conseguir emagrecer. Mas, com as escolhas certas todo esse processo se torna mais fácil, até se tornar tão comum quanto respirar.
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

79 Replies to “Reeducação alimentar: depois de emagrecer, como manter?”

  1. Preciso criar vergonha na cara e fazer uma também. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Faça sim! ❤

  2. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Gostei muito das dicas Kaila. Comer bem é fundamental para tudo o nosso bem estar! beijinho
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  3. Pior que emagrecer, é manter!
    eu tô bem sem vergonha, preciso emagrecer por saúde, mas ainda n tomei a iniciativa!
    Ótimas dicas!

    Bjooos

    1. Que bom que gostou Fe, fico muito feliz. ❤

  4. Tem que se cuidar e se controlar, não tem jeito né?
    Mas que é difícil, isso é 🙁

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. E como é Váh.

    1. Quando começar a fazer não vai querer parar, faz um bem.

  5. Oi querida
    Eu estou numa luta intensa pra me reeducar e me alimentar de forma mais correta, saudável e manter o corpo em movimento. Eu já diminui muito as besteirinhas no dia a dia e estou comendo porções menores e sempre implementando frutas, verduras e legumes. Eu fico preocupada de conseguir alcançar meu objetivo, que é perder peso, e relaxar de novo.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Se mantenha sempre com metas e no foco, tenho certeza que logo alcançará seus objetivos. ❤

  6. Oie, tudo bem?
    Post super interessante… Essa pergunta realmente é muito pertinente haha
    Blog Entrelinhas

    1. Que bom que gostou, fico feliz.

  7. Eu recentemente perdi 15kg mas devido a problema de saúde, também tive que comer outras coisas porque o meu intestino se tornou intolerante a muitos alimentos, nem comida com sal eu posso comer, o que é horrível, mas óptimo para manter o peso, heheh!!!
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    1. Eu imagino que quando você não pode consumir algo é ainda pior, acredito que a vontade se torna constante. Mas, é ótimo para manter o peso mesmo.

  8. Eu sou a rainha da alimentação saudável, a níveis radicais, algumas vezes
    bjs

    1. É sempre bom manter a reeducação alimentar, desde que não seja levado ao nível radical.

  9. Eu sempre fui muito magrinha, e agora começou a surgir uns quilinhos e eu realmente não sou fã de exercício e comecei a mexer na alimentação, não emagreci só que consegui parar em um número x .
    Acho que a alimentação saudável é a chave de tudo
    Beijos

    1. Sim, somos o que comemos. O primeiro passo é comer bem!

  10. É verdade Kaila, manter é até mais difícil que perder!!!

  11. Acho que é uma das partes mais difíceis, mas mais importantes… não só pela estética, mas pela saúde.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Nossa saúde deve estar em primeiro lugar sempre, a estética é só um complemento mesmo. ❤

  12. Eu amei as dicas, no meu caso, eu tenho que equilibrar a alimentação senão meu estômago fica muito mal. =/
    Eu adoro comer alimentos integrais, porque são mais saudáveis e digestivos. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Sim, gosto muito dos produtos mais integrais também, como pães, barrinhas de cereal, etc.

  13. Tinha que te algo assim no Rio, amei a dica se eu morasse em SP na correria ia pedir sim.
    Adorei a dica e realmente é uma medida pra vida.
    Beijos!
    Pam

    1. É muito prático, né? E se é feita com qualidade e sabor, já precisa de espaço. A ideia da marca é impecável. ❤

  14. Essa é uma tarefa difícil, pelo menos pra mim, rsrsrrss. Estou precisando entrar na linha novamente, deslizei legal ):
    beijoos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. O importante é fazer a maioria das refeições de uma forma saudável..

  15. Óptimas dicas! 🙂 É bem verdade que o pior é manter e sim têm que ser uma coisa para a vida, uma mudança no estilo de vida.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  16. Olá Kaila
    Eu não sinto muita falta de doces, até prefiro uma fruta de sobremesa, tb não abuso de sal nem sou fã de fritura, mas é difícil adquirir e manter uma alimentação mais veggie. Verduras eu gosto, mas meu paladar não se dá bem com legumes, preciso mudar isso : D
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Jura Luli? Os doces são meu ponto fraco.

  17. Falar a palavra manter é atrair tentação gastronomica hahahahah…
    Cuido da alimentação e vivo nessa de me alimentar bem, é importante!
    bj http://diadebrilho.com

    1. E como é Wanessa! ❤

  18. Ótima postagem, as dicas são incríveis. Essa é minha pretensão, manter a alimentação saudável para também evitar doenças. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  19. Ótimas dicas Kaila. Confesso que tempo pra cozinhar é um grande problema pra mim, se eu tivesse mais tempo (e vtd) eu teria uma alimentação exemplar.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    1. A falta de tempo é um dos fatores que mais prejudicam a reeducação alimentar, mas se for de SP, O Tá na Mesa está aí! ❤

  20. Muito boa as dicas da sua postagem, porque afinal essa é a parte mais difícil.. quando temos que nos educar para continuar fazendo certo..

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Monique! ❤

  21. O ruim de comida congelada é que a grande maioria tem conservantes e muito sódio, eu fuuuujo do sódio Kah, tenho pedras renais crônicas… Então tenho uma alimentação bem regradinha, é isso que vc falou, não deixo de comer nada, mas sabendo medir, sabendo lidar… É õ segredo da educação alimentar. Sobre água, minha médica diz que não tem isso de beber 2 litros de água. Cada corpo é uma medida diferente, tem rins que ficam sobrecarregados tbm com excesso de água, acredita? Bizarro… Coisas que eu só sei por conta do meu histórico renal haha, mas beber água e ter uma alimentação regrada é extremamente importante mesmo. Ameeeeeei o post gatona! Beijokas 😉

    1. Jura? Depois que comecei a beber essa quantidade de água percebi grandes mudanças no meu corpo. Meu marido toma bem mais que eu, acho que isso varia de pessoa para pessoa, não tem regra, né? ❤

  22. A questão é fazer isso um estilo de vida, não apenas uma ”modinha fitness” como essa galera costuma denominar. Nossa saúde e o corpo agradecem.

    Blog: O Planeta Alternativo

    1. Pois é, aliás, emagrecer e engordar prejudica ainda mais o corpo.

  23. Eu acho que essa é a parte mais difícil depois que a gente finalmente consegue perder peso. Há anos eu tento manter uma RA decente, mas às vezes é difícil, o importante é focar na saúde mesmo e não desistir. Bjos e bom feriado! :*

    1. Pois é, mantenha-se firma nas principais refeições e tente comer o mínimo possível de bobeiras.

  24. Mandando esse post para o boy agora mesmo. Ele está em uma obsessão por emagrecer mas ele é do tipo que emagrece e depois começa a comer todas as bobeiras de novo. Amei demais o post, está super bem explicadinho e com certeza vou fazer ele ler!
    Beijinhos <3

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    1. Fico muito, muito feliz por você ter gostado. Depois me conta o que ele achou.

  25. Nossa estou passando por essa fase, eu pisei na jaca por 17 dias, exatos 17 dias. Vi o ponteiro da balança marcar quase 4kg a mais e quase surtei, foi o maior peso da minha vida e me deu vontade de chorar, porque estava conseguindo até um jeans mais larguinho.
    Agora reduzi doces, pães e leite, estou vendo aos poucos eu voltar aos kg que estava em agosto, mas preciso aceitar que a vida vai me pedir cada vez mais cautela com o que eu for consumir daqui para frente.

    Zíper Chique

    1. Demorei para começar engordar de novo, mas depois que aconteceu, fiquei com meu maior peso também.

  26. Realmente o + difícil deve ser manter. Sorte que eu sempre fui magra d+ pq, apesar de eu já ter sofrido com isso, ao menos nunca precisei fechar a boca, pq deve ser mt difícil.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Sempre tive tendência para engordar, e é bem difícil.

  27. Kaila querida eu tenho que ir em uma nutri e fazer uma reeducação também!
    Eu amo um doce , mas pelo menos eu faço exercício! kk
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    1. Me entrego de corpo e alma para os doces também, haha.

  28. Oi, Kaila!
    Peso e dietas são coisas bem complicadas para mim.
    Eu não gosto do meu peso e luto contra isso faz alguns anos. Eu tenho muita dificuldade de manter uma dieta e já passaram pensamentos horríveis em minha mente como formas de emagrecer.
    Todas as vezes eu balanço a cabeça e finjo que não aconteceu.
    Realmente a parte de manter a dieta depois de emagrecer é o maior problema, espero que eu consiga chegar nesse estágio hahaha
    Beijinhos.

    1. Faça mais pesquisas Mari, procure um profissional que te oriente da maneira correta, tenho certeza que alcançará seus objetivos!

  29. São ótimas dicas, manter depois de emagrecer que é o mais difícil né?
    beijinhos

  30. São ótimas dicas, manter depois de emagrecer que é o mais difícil né?
    beijinhos

    Blog Reflexo Brilhante

    1. Sim, acho que é pior até que emagrecer.

  31. Oi Kaila, eu confesso que minha vida mudou depois que comecei a fazer reeducação alimentar também. Descobri que não preciso ser restrita a um grupo alimentar para ser saudável e mais magra.
    Que você tenha sucesso na sua e mantenha adiante! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Muito obrigada! Fico feliz por você fazer parte desse universo também.

  32. acho que tocaste em pontos muito importantes!
    felizmente nunca fiz nenhuma dieta nem nada do genero por isso nao sei bem o que isso é mas tenho de ter sempre cuidado com a alimentação
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    1. Muito obrigada! Fico feliz por você ter gostado. 😀

  33. Kaila na vida uma das coisas mais importantes é saber o que estamos comendo, pois é através da alimentação que vamos cuidar da nossa saúde. A nossa saúde tem que está sempre em primeiro lugar, uma reeducação alimentar é essencial para qualquer pessoa, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Sim, somos o que comemos. Nossa alimentação precisa ser nossa prioridade!

  34. Verdade… eu tava falando isso com minha amiga outro dia. É pra vida toda… é a vida toda que vamos ter que manter uma alimentação saudável, pq não adianta se esforçar pra depois botar tudo a perder.

    Tô tentando me reeducar (de novo) e espero conseguir dessa vez.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    1. Fazer isso é perder tudo o que você lutou para conseguir, é uma briga constante.

  35. Reeducação não é fácil mas quando seu corpo se acostuma fica mais fácil e aprendemos a encaixar nossos horários e fazer a comidinha.
    Eu fiz um ano depois larguei por safadeza kkkkkkk quero voltar !
    Beijos

    http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    1. Volte sim Ju! ❤

  36. Oi Kaila nunca passei por uma reeducação alimentar mais seria ótima ter um cardápio sugestivo desses que selecionou e manter a alimentação super equilibrada!
    Beiijos
    http://www.silalmeida.com

    1. As comidinhas do cardápio são impecáveis, né? Não é difícil comer certo, só precisamos saber as opções corretas.

  37. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Obrigada querida Kaila por seu comentário! Bom fim de semana!
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

  38. César Augusto says: Responder

    Adorei conhecer o tá na mesa, amei seu post e como você citou, é muito complicado manter a rotina sempre com regras que fogem do que estamos acostumados.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

Deixe uma resposta