Adeus para 7kg: como fiz minha reeducação alimentar?

Se ”re-conhecer” é o ato de se colocar em primeiro lugar, de se amar sem medida, de explorar um novo equilíbrio corporal, de descobrir nossa riqueza interior e se reencontrar. Quando direcionei minhas preocupações para mim mesma, um novo mundo se fez diante de mim. A felicidade bate na porta e não pede licença para entrar, escolher velejar por essa incógnita é uma decisão feita por nós. Sentia um vazio no meu peito, como se fosse uma fome voraz de ser inteira, de me ver por completo, de me sentir potente diante da própria vida. Foi quando revi os meus hábitos, dei prioridade ao meu bem-estar e saúde e mergulhei de cabeça em um estilo de vida mais saudável, qualidade de vida é mais que o número mostrado na balança, é ter consciência de que a vida vale a pena e que devemos explora-la com a nossa melhor versão.

Há alguns anos atrás, meus pais abriram uma lanchonete, com os horários corridos todos os dias minha janta era um lanche. Durante o dia, mais refeições erradas. O resultado disso, foi bons quilos, uma auto-estima frágil e uma saúde péssima. Incluir a reeducação alimentar na nossa rotina é redescobrir um novo corpo, é aceitar uma qualidade de vida muito melhor do que jamais imaginamos, é se dar uma nova chance. Pequenos hábitos foram modificados, não precisei fazer dietas milagrosas ou ficar sem comer as coisas que gostava, apenas aceitei que tudo precisa ser moderado. Em dois meses, consegui eliminar sete quilos, o sono ruim foi embora, a disposição era constante e a felicidade e o bem-estar se fazia sempre presente.

Antes de qualquer atitude, precisamos assumir um compromisso próprio e estar ciente de que o processo consome tempo e exige dedicação. Estipular metas possíveis é uma maneira de se manter sempre motivado. Em nenhum momento meu foco era perder peso, queria conseguir caminhar ou subir escadas sem ficar ofegante, queria um sono tranquilo, queria me sentir bem comigo mesma, me olhar no espelho e gostar do que via sem me prender aos números da balança. Toda semana tirava algumas fotografias e renovava minhas metas, dessa maneira, a motivação se fazia presente e conseguia ver o que estava sendo alterado.

Depois que seu foco foi definido, é hora de realizar algumas alterações em nossas refeições. Dê preferência para a versão integral de alimentos como pães, massas e biscoitos. Porém, seja esperta ao escolher, verifique os ingredientes no rótulo para saber se aquilo é realmente melhor. Fazer essas escolhas não significa que o valor calórico será menor, entretanto, essas opções possuem alto teor de vitamina e fibras, que auxiliam no controle da glicemia, colesterol e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Evite queijos calóricos, como provolone, parmesão, prato ou mussarela. Substitua essas opções por ricota ou cottage.

Embutidos como o peito de peru ou peito de chester são carnes com menor valor calórico, mas que contêm teor de sódio relevante, portanto, você pode comer, mas não deve exagerar. No almoço e no jantar, opte por carnes magras e grelhadas, como peito de frango, filé de peixe ou cortes de carne bovina. No café da manhã e no lanche da tarde, você pode optar por cookies de chocolate amargo, leite de castanha de caju com cacau, biscoitinhos de tapioca e quinoa ou um iogurte. Quando a vontade de doce apertar, corra para as barrinhas ou para o creme de avelã de alfarroba. O importante é optar por alimentos que contenham ingredientes bons para o nosso corpo, por produtos naturais, incluir salada e frutas nas refeições, se livrar das frituras, refrigerante e do excesso de doce.

Na maioria das vezes, encontrar esses produtos não é nada fácil e quando são, os preços são assustadores. Por isso, indico que vocês conheçam a loja Verde Fácil. Com preços justos e com uma variedade incrível, eles fornecem verduras, legumes e temperos higienizados, picados e prontos para o consumo, produtos sem glúten, sem lactose e excelentes opções para fazermos escolhas inteligentes ao longo do nosso dia. Esse é o lugar certo para facilitarmos nossa vida saudável e não ter mais desculpas para não aderir esse estilo de vida.

A hidratação com água é essencial para limpar as toxinas do nosso corpo, facilitando a desintoxicação. Por isso, é tão importante ingerir até 2 litros de água por dia. Outro ponto indispensável na reeducação alimentar é não pular nenhuma refeição, o ideal é que a gente realize de cinco a seis refeições por dia, de três em três horas. O café da manhã, almoço e jantar devem ser completos e nutricionalmente equilibrados, sem radicalismos. Entre eles inclua uma fruta, barrinha de cereais ou água de coco como lanche.

Se engana quem pensa que precisamos abrir mão de tudo para adotar esse estilo de vida, coma seu chocolate favorito, consuma batata frita e um hambúrguer, de uma maneira moderada. Por exemplo, durante a semana não burle a reeducação alimentar e faça duas refeições livres no final de semana. E para finalizar, procure praticar exercícios físicos com regularidade. Investir nessa dupla: alimentação e exercícios, significa menos peso, estresse e mais disposição. Cuide de si mesma, coloque-se em primeiro lugar e se ame intensamente.

E vocês, já tiveram alguma experiência com a reeducação alimentar? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

66 Replies to “Adeus para 7kg: como fiz minha reeducação alimentar?”

  1. Tô bem nesse pensamento aí, pensar em mim e conseguir me cuidar…

    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    >>Instagram<<

    1. Não tem nada melhor Elaine! ❤

  2. Preciso criar vergonha na cara e fazer uma RA também. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  3. Amei demais esse post, eu desviei total da minha reeducação alimentar, não sei o que me deu. Estou querendo voltar, mas preciso ir comprar minhas comidas saudáveis que não tem nada em casa. Eu tinha parado de comer arroz, e emagreci muito, agora engordei demais, de uma só vez, eu não sei porque eu me saboto tanto 🙁

    Carol Justo | Pink is not Rose

    1. Depois que casei, fiquei piradinha, comi muuuito! Escolher comer saudável é difícil, precisamos estar bem focados.

  4. Eu amei sua postagem. De um tempo pra cá, minha família vem trocando hábitos alimentares devido ao histórico de doenças renais. Mas no último mês é que nos deparamos com a necessidade de mudar ainda mais. Estou no início do processo de reeducação alimentar e ler suas considerações ajudou bastante. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz em saber que minhas palavras te ajudaram! ❤

  5. Eu tive que fazer RA também, minha saúde estava sendo afetada demais! Perdi 10 kg e não me arrependo de nada, hoje já voltei a comer tudo de novo ): kkkk tenho que voltar a comer saudável! http://www.blogbelezamake.com

    1. Meus hábitos não são tão regrados como era, depois que casei foi quase impossível, sempre comemos algumas bobeiras. Mas, seguir uma alimentação regrada torna tudo melhor!

  6. Ai Kaila, 7 kilos é exatamente o que o médico disse que preciso perder… mas na verdade quero perder mais.

    Estou fazendo dieta mas tá difícil de eliminar. Metabolismo não é mais o mesmo de quando eu tinha 20/30 anos né.

    O que eu preciso mesmo é da RA também… pq não adianta fazer dieta e não se reeducar.

    Adorei esse teu post. Me deu um gás 🙂

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Anna, a mudança precisa vir de você, só assim você terá foco e alcançará seu objetivo. Tenho certeza que vai conseguir!

  7. Oie
    Eu nunca precisei fazer reeducação alimentar, sempre comi muita salada e verduras, como pouca carne, e adoro frutas. Meu único problema é que eu não consigo comer de manhã, e atualmente peguei o costume de levar muitas frutas para o estágio. Adorei suas dicas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Nessa! ❤

  8. Oi Kaila
    Parabéns!!
    Eu preciso parar de dar desculpas e cuidar de mim!
    Eu qro emagrecer, eu preciso na vdd. Tenho problema na coluna e o sobrepesa só piora as dores. Fora que vc estando bem acima do peso atrapalha em tudo, incluindo na hora de brincar com filho pequeno hehehehehehe
    Adorei o post!

    Bjoooos

    1. Sim, me sentia cansada o tempo todo, minha disposição não existia. Fico feliz por ter gostado Fe! ❤

  9. Olá Kaila,
    Estou fazendo por conta a dieta lowcarb e já eliminei em duas semanas 2kg, eu sei que não é muito mas, estou no foco. Sem comer pão, doces e guloseimas.. praticamente risquei do meu cardápio. xD
    Vou pesquisar esta loja.. 😀

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Claro que é muito, kg são apenas números Fe, não fique focada neles. Minha irmã fez a reeducação comigo e perdeu mais kgs que eu, cada um tem um corpo. ❤

  10. Ótimas dicas Kaila! Eu quero melhorar minha alimentação, meu ponto fraco é o final de semana que acabo exagerando, comendo vários doces e comidas com alto teor de sódio, carboidrato e gorduras! Quero começar reduzindo as porções e ir cortando os alimentos mais prejudiciais, a reeducação tem que ser gradativa pra que a gente não sinta tanto né?

    1. Sim, essa é a melhor da reeducação. Não precisamos abolir as coisas boas, só precisamos ser regrados. Entender que não é preciso comer guloseimas todos os dias e que outros alimentos podem ser tão gostosos quanto mesmo sendo saudáveis! ❤

  11. Sete quilos em sois meses? Isso sim que é persistência!
    Meu sogro possui uma pastelaria e quando percebi, estava comendo mais frituras do que deveria. E a “barriguinha” começou a ficar mais saliente. Hahahaha
    Mas hoje eu consigo não comer tantas besteiras, mas ficar longe dos doces e perto de tomar água ainda é um desafio. E preciso parar de comer tantos pães.
    Gostei muito do post e das fotos lindas.
    Ah… não recebi seu direct importante no instagram!
    Beijos

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, foram dois meses bem regrados mesmo, quase sem carboidratos. Foi difícil, mas estava tão focada que se tornou mais fácil! ❤

  12. Menina comecei hoje uma dieta quero secar no minimo 5k adoreia as dicas

    1. Fico feliz por você ter gostado e espero que alcance logo seu objetivo! ❤

  13. Também estou fazendo algumas substituições comendo menos pão por exemplo.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY |
    YOU TUBE

    1. Pequenas mudanças já fazem tão bem!

  14. É incrível como a nossa alimentação mexe com o nosso bem-estar, né? Uma coisa que eu faço bastante e me orgulho disso é tomar água, é com certeza uma parte muito importante da reeducação alimentar, mas algo que você citou e que eu preciso focar mais em fazer é não pular refeições porque ás vezes eu pulo o almoço e isso não é nada saudável. Adorei as dicas!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Não mesmo, principalmente as refeições principais, como o almoço. Meu maior erro é penar para tomar os 2L de água, mas faz toda a diferença.

  15. Alimentação saudável é tudo, né Kaila? Eu tento comer bem sempre ~ mesmo na hora dos “lanches”. Adorei o post!

    1. E como Ca! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  16. Com certeza não é difícil, só precisamos de disciplina. As vezes da umas recaídas mas é só não desistir.. eu também já fiz e achei super tranquilo em quase toda parte do tempo kkkk. Parabéns pelo resultado já conseguido por você! 🙂

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  17. Obrigada pela partilha, és um exemplo!! Continua com o trabalho…

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/my-favorite-watches.html

    Beijinhos ♥

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  18. Parabéns pela determinação e pelo exemplo, Kaila! Fico muito feliz por ti, de verdade! Eu estou em reeducação alimentar também, comecei ontem, hahaha. Eu faço academia e já mudei muito o meu corpo, mas não adianta eu me puxar na musculação e não cuidar da alimentação… por isso cortei vários alimentos que realmente não fazem bem e adaptei tudo. Estou super empolgada e feliz, é muito bom comer bem e ficar satisfeita com isso!

    Beijos <3

    Letras na Gaveta

    1. Muito, muito obrigada Mariana. Não perca seu foco! ❤

  19. Eu estou fazendo reeducação alimentar também. Foquei em perder as gorduras localizadas na região da cintura e quadril e com isso cheguei a perder 3 kg. Não estava focada em fica sabendo quando pesei e tudo mais, mas em menos de 15 dias, perdi 1 kg e as gorduras localizadas, diminuirão e muito,. Ainda tenho que perder mais, mas já estou feliz pelo que consegui. Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Na primeira semana senti uma diferença enorme já, principalmente na parte de trás das cochas, que fica aquelas celulites? Nossa, como mudou! Fico feliz pelas suas mudanças também. ❤

  20. Vc fez bem certinho mesmo, se reeducou e assim, comendo moderadamente, não precisa seguir uma dieta rígida e consegue ter saúde e corpo bonito sem ter que sofrer, rs.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Sim, e é a melhor maneira de manter os resultados sem sacrifício, porque na dieta, perdemos rápido, mas voltamos da mesma forma.

  21. Gostei muito das dicas, eu gosto de comer bem e com qualidade, mas sempre me reservo e como um chocolate favorito ou um hambúrguer quando bate a vontade.
    Charme-se

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Simone! ❤

  22. Suas dicas foram incríveis e vou recomendar para uma amiga que está nessa batalha para eliminar quilinhos extras.
    Beijinhos
    Blog Jana Nogueira
    Instagram Jana Nogueira

    1. Fico feliz por você ter gostado, obrigada por compartilhar! ❤

  23. Estou na luta para eliminar da minha vida alguns quilos que ganhei, não está sendo fácil mas estou conseguindo melhorar e reeducar minha alimentação.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Tenho certeza que logo vai alcançar seu objetivo! ❤

  24. Dicas maravilhosas Kaila!
    Eu sinto que preciso melhorar minha alimentação, faz tempo que sei disso na verdade, como muita besteira 🙁

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Vá! ❤

  25. Caracas, 7kg Kah! Vc emagreceu suuuuper, está de parabéns… o importante é nos sentirmos bem conosco, a auto estima é tudo mesmo… beijocas gatona!

    1. Obrigada sua linda, fico feliz por você ter gostado! ❤

  26. Caramba, eu amei esse post, utilidade pública!
    Já passei as dicas para minha irmã e minha mãe, porque eu? preciso é engordar, porque oh pessoinha q come e não engorda! Emfim, adorei!
    Bjão♥
    https://rafaelleventura.blogspot.com.br

    1. Muito, muito obrigada Rafaelle! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  27. Que ótimo post para dar um empurrão para quem está precisando eliminar alguns quilos.
    Todas as pessoas precisam fazer a RA nem que seja para a saúde.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Jana! ❤

  28. César Augusto says: Responder

    Nossa que post maravilhoso , quantas dicas valiosas. Amei conhecer a loja Verde fácil produtos excelentes e achei o preço bem justo.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado meu amor! ❤

  29. Olá Kaila
    Esse post é excelente além de dicas super úteis tem um caráter nutricional que vai ajudar muito os leitores não só para diminuir uns quilinhos mas principalmente para melhorar a alimentação e consequentemente a saúde.
    Gratidão por compartilhar.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Muito, muito obrigada Luli. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  30. excelente post, Kaila =) a gente tá nessa luta também por aqui.

    Beijinhos
    n. // http://www.fashionjacket.com.br

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  31. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Temos mesmo de nos cuidar Kaila e fico contente com estes posts educacionais! Muito importante ! beijoca
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Ma! ❤

  32. Oi. Eu estou tentando me reeducar. Eu passei a comer muito e muito errado. Estou tentando, aos poucos, comer mais frutas e verduras. Mudar hábitos não é fácil, mas é possível.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Sim, é difícil mas não é impossível.

Deixe uma resposta