5 filmes de guerra que você deveria assistir

Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno. Essas palavras tão marcantes foram ditas por Gen William T. Sherman, há mais de 126 anos. Por mais que a gente se esforce para imaginar, nunca seremos capazes de entender um por cento da frieza, crueldade e situações que acontecem nas guerras. Os números de mortos assustam, mas analisar o quão cruel um ser humano consegue ser é algo que domina nossa indignação. A humanidade já viveu alguns momentos dramáticos no campo dos conflitos humanos, nas lutas entre nações ao longo da história. Alguns destes períodos foram retratados em grandes produções cinematográficas ao longo dos séculos XX e XXI, tais obras tão especulares que deveriam ser assistidas por todos.

Dentre tantas histórias espetaculares, selecionei cinco que até agora foram as minhas favoritas. Em cada produção eles tentaram demonstrar da forma mais realista possível os momentos da guerra e o pós guerra, as histórias marcantes de quem enfrentou esse período e as sequelas permanentes como uma cicatriz na alma destes grandes heróis, que além de exemplo, são uma grande motivação para superarmos obstáculos tão singelos da nossa vida, que perto das grandes guerras não são nada.

1. Código de Guerra 

Em 8 de dezembro de 1941 os Estados Unidos declararam guerra ao Japão. Durante vários anos o exército norte-americano esteve envolvido em uma difícil batalha no Pacífico, onde lutava pela posse das diversas ilhas que cercam o Japão. Durante a batalha, o exército japonês tentava de todas as formas descobrir o código usado pelos americanos para a transmissão de suas mensagens em segredo. Em 1942 vários soldados navajos foram recrutados e treinados para que sua língua nativa fosse usada como código durante a guerra. Um destes soldados é Ben Yahzee (Adam Beach), que tem como guarda-costas o sargento Joe Enders (Nicolas Cage). Enders tem como missão proteger o código de guerra, conhecido por Yahzee, a todo custo dos inimigos japoneses, mesmo que para tanto seja preciso matar o soldado que protege.

2. Até o Último Homem 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

3.O Resgate do Soldado Ryan

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

4. Sniper Americano

Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.

5. Lágrimas do Sol 

A.K. Waters (Bruce Willis) é um dedicado e fiel tenente da Marinha, que recebe como missão ir até as selvas da Nigéria e resgatar a médica missionária Lena Hendricks (Monica Bellucci). Ao chegar ao local com sua unidade, Water precisa lidar com a imposição feita pela doutora: ou é levada juntamente a outros 70 refugiados de guerra, que seriam deixados na fronteira com Camarões, ou ficará onde está. Em dúvida entre cumprir sua missão e prestar ajuda humanitária aos refugiados, Waters decide atender ao apelo de Hendricks e levá-los com sua unidade. Porém logo a Marinha descobre que entre os refugiados está um homem procurado pela milícia rebelde nigeriana, o que põe toda a missão em perigo.

Vocês já assistiram algum desses filmes? Qual foi seu favorito? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

58 Replies to “5 filmes de guerra que você deveria assistir”

  1. Adorei sua seleção! Recentemente vi o filme Aliados, que também é um bom filme de guerra <3
    beijos 🙂

    http://www.oolhaisso.com

    1. Ainda não vi, mais já anotei a dica!

  2. Desses citados, só assisti Lágrimas do Sol e gostei bastante! Como adoro o tema, assistirei aos outros sem dúvida!

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Depois me conta o que achou, combinado? ❤

  3. Já ouvi falar de todos esses, mas nunca assisti nenhum! Tenho vontade de ver o “O último homem”.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    1. É lindo demais, você vai amar!

    1. Eles são espetaculares! ❤

  4. Eu adorei as dicas, mesmo não sendo o meu gênero de filme favorito. Minha mãe adora filmes assim e vou indicar os filmes para ela.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Se ela assistir, me conta o que ela achou!

  5. “Por mais que a gente se esforce para imaginar, nunca seremos capazes de entender um por cento da frieza, crueldade e situações que acontecem nas guerras. ” Disse tudo!!
    Eu gosto de filmes de guerra, apesar de serem triste e trágicos demais sempre trazem uma mensagem bonita, uma lição né?
    Ainda não assisti nenhum desses acredita?? Preciso ver mais filmes 🙁

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Sim, confesso que antes não gostava por achar as cenas fortes, depois que comecei a refletir sobre as histórias acho que os grandes ensinamentos estão nesse gênero! Fico feliz por você ter gostado.

  6. Ainda não assisti nenhum, é bem raro eu ver filmes de guerra, mas me interessei por esse último “Sniper Americano”. Vou anotar para assistir <3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. Amo esse filme e as cenas não são tão fortes, você vai amar!

  7. Olá Kaila
    Desses só não assisti Código de Guerra.
    Já vou anotar aqui.
    Fiquei chocada com o final de Sniper Americano, gostei bastante de Lágrimas do Sol e Até o último homem achei surpreendente.
    Mesmo sendo um filme de guerra, o propósito do soldado em não matar e sim salvar vidas foi um ângulo que nunca tinha visto. Apesar da direção do Mel Gibson puxada para a violência das cenas, as interpretações foram muito bem articuladas.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. A proposta do Último Homem é bem diferente de todas que já assisti também, Sniper Americano é aquele filme que surpreendeu mesmo, jamais pensei que terminaria daquele jeito!

  8. Eu não assisti nenhum desses filmes, mas sou apaixonada por esse gênero de filme. Acho triste como tem gente que acha que a guerra solucionaria tudo… Acho triste as pessoas que tem que passar por isso, não seria tão mais fácil resolver as nossas diferenças de outra forma? Com certeza vou assistir os filmes que você indicou <3

    Carol Justo | Pink is not Rose

    1. Pois é Carol! Se assistir me conta o que achou. ❤

  9. Desses que citou assisti Sniper Americano e o Resgate do Soldado Ryan! É um genero de fime que curto muito… Adicionaria nessa lista Cavalo de Guerra, esse filme acabou com meu emocional rs!
    beijo
    coloresam.com

    1. Ainda não vi, mas já anotei a dica Samara! ❤

  10. Nem adianta Kaila rs, eu não curto filme de guerra.
    Eu vejo pearl harbor na marra.. mesmo que tenha uma historia bacana por trás, ver um monte de gente morrendo me deixa mó triste.
    kisses

    1. Sim, tem filmes que não gosto de ver, as cenas são bem fortes, mas sempre tem uma história surreal por trás.

  11. Eu gosto muito de filmes de guerra, meu namorado não curte muito e acha bem engraçado quando eu escolho filmes desse genero pra gente ver juntos hahaha. Gosto mais ainda quando são baseados em histórias reais.
    De todos, só não assisti o último. Dica anotada
    Um beijo!

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    1. Depois me conta o que você achou, meu marido ama, sou eu quem ficava sempre com o pé atrás. Agora estou curtindo bastante! ❤

  12. Destes 5 só vi o 3 e o 4, mas tenciono ver os outros também. São filmes pesados devido à temática, mas que merecem ser vistos.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Sim, as histórias são espetaculares. ❤

  13. Filmes com temática bélica me tocam muito. Desses já assisti Sniper Americano e Lágrimas do Sol e também indico muito para que todos assistam. Outros com esse tema que gosto muito são Atrás das Linhas Inimigas, Falcão Negro em Perigo e o clássico Forrest Gump. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Ainda não conheço os outros que citou, mas já anotei a dica! ❤

  14. Eu gosto muito de filmes de guerra, principalmente os que falam sobre a segunda guerra mundial! Recentemente vi esse Até o último homem, que filme maravilhoso, me emocionei muito! Os outros ainda não assisti, mas já anotei pra ver depois 😀

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Depois me conta o que você achou, combinado? ❤

  15. Olá!! Tudo bem?
    Gostei demais dos filmes, eu gosto muito de assistir filmes assim, pois sempre tem algo que eu tiro de bom no final. Estava com saudades de vir aqui <3
    Beijocas.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    1. Olá Vanessa, tudo bem e você? Fico muito feliz por você ter gostado, volte sempre. ❤

  16. Não gosto de filmes de guerras :/

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    1. As histórias por trás dos confrontos são únicas!

  17. Nossa, eu preciso assistir esses filmes <3 adorei as indicações Kaila <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Lu! ❤

  18. Dessa lista só assisti Lágrimas do Sol e amei. Já coloquei Código de Guerra na minha lista! Nesse tema, indico Aliados, Corações de Ferro e Lendas da Paixão (que não é exatamente de guerra), todos com Brad Pitt e que amo, A Guerra de Hart, com Bruce Willis e que achei melhor que Lágrimas do Sol, Coração Valente e O Patriota, do Mel Gibson, Cavalo de Guerra (chorei tto, rs) e A Vida é Bela (esse eu nem consigo pensar em rever pq só de lembrar dá vontade de chorar). Já viu algum desses?

    Agora o + engraçado é que nem curto mt filmes de guerra, rsrs. Mas esses que citei eu amei.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Corações de Guerra já assisti, mas os outros ainda não, já anotei as dicas! ❤

  19. Kaila muito bons os filmes que você trouxe, da sua lista só assisti o Lágrimas do Sol muito bom o filme, gostei das suas indicações bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  20. Priscila Ferreira says: Responder

    Depois de Lágrimas de Sol , o filme que mais chorei foi Até o último homem. Que filme, que cenas, tudo tão bem detalhado. Sério, me emocionei muito. De guerra assisto poucos filmes, mas este é daqueles que dá para assistir mais de uma vez, com um lencinho do lado é claro.

    http://www.coisasdepriscila.com
    face instagram
    Beijo.

    1. Sim, sempre choro assistindo esses filmes também. ❤

  21. de todos ainda só vi o snipper americano mas se desse esta lista à minha mãe certamente que já os tinha visto todos ahaha
    não gosto muito de ver filmes de guerra porque por norma são um pouco violentos
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    1. As cenas são fortes, ms as histórias são lindas!

  22. Oi Kaila! Filmes de guerras não são meus preferidos, mas eu adoro O resgate do soldado Ryan, amo os filmes do Tom Hanks. recentemente eu assisti Dunkirk e amei, super recomendo tb <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  23. Ai Kaila juro que não gosto de filme de guerra, o último que eu vi foi baseado na história real de um atleta olímpico que foi preso de guerra no Japão, ficou 45 dias vagando no mar, e ainda viveu acho que até os cem anos!
    Mas, acho sofrido…

    Zíper Chique

    1. Nossa! Sim, esses filmes são bem fortes.

  24. O Resgate do Soldado Ryan é aquele típico filme que todo mundo já viu, mas que não deixa de assistir de novo, caso tenha oportunidade. Já assisti Sniper Americano também e gostei demais, porém sou bem suspeita pra falar, amo filmes de guerra, ainda mais os que contam histórias verídicas. Mas, de longe, sem nem precisar escolher ou ficar na dúvida, meu preferido desta lista (dos que já assisti) é Até o Último Homem, que foi um filme que assisti recentemente, porém entrou pra lista de um dos melhores filmes que já assisti na vida. Ele é muito real, ele consegue prender a nossa atenção, nos aflige e emociona de forma avassaladora. Bom, para mim foi assim.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Sim, todos esses filmes me causaram isso, historias de guerra são tão fortes.

  25. Oi Kaila gostei das indicações preciso assisti-los ainda não vi nenhum desses!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Fico feliz por você ter gostado Sil! ❤

  26. O Resgate do Soldado Ryan já é clássico!
    Eu quero ver o Dunkirk, dizem que é ótimo – e ainda tem Tom Hardy e Harry Styles hehehe.
    Beijos <3

    1. Impossível ser ruim! ❤

  27. Oi Kaila, tudo bem?
    Todos os filmes citados são incríveis mesmo! Adorei o post
    Blog Entrelinhas

    1. Olá, tudo bem e você? Fico muito feliz por ter gostado!

  28. César Augusto says: Responder

    Que seleção de filmes fantásticos, um mais maravilhoso que o outro. Amei o post.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado meu amor! ❤

Deixe uma resposta