4 erros que as blogueiras cometem ao responder um e-mail de parceria

Observar uma situação e ter uma opinião formada sem estar dentro dela é algo desafiador, nossa visão muda de acordo com nosso conhecimento e experiências, meus pensamentos se modificaram ao conhecer várias versões do mundo das criadoras de conteúdo. Meu primeiro contato com este espaço virtual foi como leitora, em seguida como criadora de conteúdo e por último, como agenciadora digital, onde preciso analisar e fazer a contratação de sites. Representar uma empresa não é uma tarefa fácil, na maioria das vezes, observei um lado da blogosfera que como leitora e escritora jamais percebi. São pequenos os detalhes que tornam um site marcante, o mais significativo deles é ser quem a gente é independente de quem está na nossa frente, essa essência tem o poder de cativar o público e as marcas, entretanto, algumas criadoras de conteúdo não alcançam seus objetivos por não agir corretamente diante de um convite ou proposta, fazendo as empresas criarem uma opinião distinta do que elas realmente são.

Não há um criadora de conteúdo sequer que esteja presente neste universo que não queira ser contratada por alguma empresa, não pela remuneração, mas por saber que o seu trabalho está sendo reconhecido, receber um convite ou uma proposta é a ação mais gratificante que a blogosfera nos concede. Ao receber um e-mail de uma marca precisamos analisar todo o contexto daquela empresa, seus ideais, seus produtos e sua reputação. Na maioria das vezes, as criadoras de conteúdo não conhecem a marca, não buscam informações e mesmo assim aceitam o trabalho, o resultado disso é gerar algumas dúvidas na mente da própria empresa e uma decepção dos leitores, que podem se decepcionar ao adquirir algum produto. Se uma marca entrou em contato contigo e não apresentou seu trabalho, peça mais informações, faça pesquisas nas redes sociais e veja se realmente vale a pena aceitar o serviço.

Após conhecer e aceitar o trabalho, passamos para a fase da negociação do valor do trabalho. Antes de entrar em contato com um blog a empresa faz uma análise completa daquele site, ela tem acesso aos dados, alcances e retornos daquele espaço virtual. Por isso, não dê informações falsas, não aumente seus números e nem prometa um retorno acima do que você proporciona, ao fazer isso, os dados não irão bater e a empresa provavelmente desistirá de anunciar contigo. Nesta etapa da parceria, os valores são negociados, em alguns e-mails a empresa já oferece um valor, baseado nas informações detalhadas do site. Em outros, a marca pede um orçamento para a criadora de conteúdo. Nesse momento, precisamos levar alguns fatores em consideração na hora de estipular o valor dos nossos trabalhos, sendo eles:

  • Meu site tem uma boa performance?
  • Será que o meu blog é bem visto nas pesquisas do Google?
  • Como está o SEO do meu site?

Há inúmeros sites impecáveis ativos na blogosfera, mas ao análisa-los percebemos que eles não trabalham com SEO, não alcançam uma visualização orgânica boa, seus links não são bem vistos pelo Google, demoram para carregar, dentre outros detalhes. Ao mesmo tempo que a marca se encanta com o trabalho, se decepciona ao ver tantos fatores importantes deixados de lado. Todos eles influenciam na hora de estipular o valor do trabalho, já recebi orçamentos de R$ 300,00, R$ 500,00 de sites que falhavam em todos os fatores citados. Enquanto, outros com tudo correto cobravam metade desse valor. Analisem seus valores e revejam a estrutura do seu site.

E por último, jamais pense que alguma empresa está lhe fazendo um favor. Já recebi tantas respostas sem um pingo de carinho, de gratidão e felicidade pelo convite, como se contratar fosse uma obrigação da minha parte. Não responda apenas um ”bom dia, meu valor é tal”, ”oi, esse é meu endereço”. Demonstre que você ficou feliz e envolvida com o convite, que ela ter te escolhido em meio a tantos sites não foi em vão. Motive essa parceria, converse sobre qual é o melhor trabalho para atender as necessidades da empresa, qual produto é mais atrativo para apresentar, se interesse pelo convite e pela marca. Dessa maneira, você demonstrará que se interessa pelos ideais da empresa e não apenas pela remuneração, que assim como a marca, você quer que estes produtos sejam vistos, conhecidos e adquiridos.

Qual dica foi a sua favorita? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

90 Replies to “4 erros que as blogueiras cometem ao responder um e-mail de parceria”

  1. As dicas são ótimas, Kaila!

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Que bom que gostou Pathy, fico muito feliz! 😀

  2. Amei as dicas Kaila! Acho que já coloco essas em prática, mas mesmo assim é bom ficar atenta! 😉
    Agora fiquei curiosa… você trabalha com assessoria de marcas, lojas?
    Beijãooo
    Jake
    Blog Jake Badulake

    1. Que bom que gostou Jake, fico feliz! Trabalho com algumas empresas sim, como agenciadora digital. ❤

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  3. gostei muito dos dicas, a gente tem mesmo que ter atençao pra fechar bem essas parcerias

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. E como tem! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  4. Oii Kaila, na hora de fechar uma parceria é muito importante uma boa escrita através do e-mail pelo qual trocamos com a empresa interessada, nem sempre dá certo, muitas já estão fartas de tantos contatos e pedidos vazios de parceria, precisamos ter algo a oferecer a empresa e principalmente ter credibilidade no que falamos e demonstramos no Blog.
    Ficarei atenta as tuas dicas.
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

    1. Sim Silvana, a forma como reagimos e mostramos nosso trabalho é o que muda. ❤

  5. Nossa, que post maravilhoso,
    realmente vc tem razão no que diz, amei as dicas,
    vou toma-las para mim!

    beeijos

    Vem me visitar, Feminices cor de Rosa

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu?

  6. Acheii muito interessante esse post, você arrasa demais! <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Que bom que você gostou, fico muito feliz! 😀

  7. Bacana viu, fica como uma ótima dica.
    😉
    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  8. Para ser sincera não teve uma dica favorita, acho que todas, tudo isso é importante na hora de fazer uma parceria, e eu também acho que as pessoas que querem fazer parceria, devem colocar numeros reais e não falsos
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Thais! ❤

  9. Oi Kaila
    Confesso que sou ‘meio perdida’ nesse mundo virtual
    N entendo nada de parceria, valores e tal
    kkkkkkkkkkkkk

    Bjooos

    1. Com algumas pesquisas, isso muda! ❤

  10. Amei todas as dicas, inclusive sempre estou pesquisando sobre as marcas, principalmente antes de fechar uma parceria. Olho bastante nas redes sociais e no reclame aqui, no site da empresa também.
    Beijos <3
    Charme-se

    1. Faça sempre isso Simone, não tem nada melhor que ter segurança sobre quem estamos divulgando. ❤

  11. Adorei as dicas!
    Sempre para fechar parceria com o blog, devemos ser sinceras com todas as informações e ser transparente nas perguntas.
    As demais dicas eu vou adotá-las para mim, já que eu não colocava muito em prática.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Fiquei muito feliz por você ter gostado! ❤

  12. Olá! Adorei as dicas e apesar de esse tipo de relação, apesar de ainda estar muio longe da minha realidade, visto que meu blog ainda é bem pequeno, é sempre bom pensarmos em como estamos conquistando nosso espaço aqui na blogosfera. Ainda tenho tanto a aprender, e to suando muito pra entender como funciona o SEO, por exemplo, e como eu consigo trabalhar com ele. Mas, seu post já me ajudou muito a ficar mais atenta a história que estou escrevendo com meu blog, para num futuro se surgirem essas possibilidades eu ter segurança e profissionalismo para lidar com essas relações.
    Aliás, adorei seu blog! parabéns pelo seu trabalho!
    Beijos
    http://www.vestidadeceu.blogspot.com.br

    1. Tenho certeza que propostas incríveis irão aparecer para você, principalmente porque você está se dedicando. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  13. Oie
    Bem importante seu post, adorei as dicas.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  14. Ótimas dicas!
    Faço questão de manter respeito com qualquer marca e empresa que entra em contato cmg, se gostou do meu trabalho faço questão de fazer o mais bonito possível. 🙂
    bj http://diadebrilho.com

    1. Sim, precisamos ser gratos por quem acredita no nosso trabalho. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  15. Concordo totalmente.
    Acho muito legal você fazer um post como esse.
    Acho que todo mundo, em algum momento, comete um desses erros. Eu já cometi.
    Felizmente, com o tempo, a gente aprende a lidar com isso.
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com

    1. Fique muito feliz por ter gostado do post e do tema, é prazeroso compartilhar minhas experiências e poder ajudar outras pessoas. ❤

  16. Adorei as dicas. Infelizmente tem várias empresas que entram em contato e depois some, só querem te usar e além de tudo não tem simpatia nenhuma com a gente.
    Acho importante você compartilhar isso, pois muitas que começam agora, acabam indo na empolgação.
    Beijos.

    1. Pois é Erika, toda blogueira passa por isso, tem empresas que são extremamente secas com as blogueiras e acabam cometendo grandes erros também.

  17. Dicas ótimas, é isso mesmo.. no geral muita gente só passa o endereço e mal elabora um mídia kit bacana.
    Tem que mostrar que seu blog tem potencial e deixar os números do retorno falarem por si só.
    Kisses

    1. Pois é Gih! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  18. Reconhecimento é a principal palavra, mas eu também busco público para ajudar. As marcas só exigindo números me chega a dar náusea.
    Queria era saber quais sites eles usam para fazer essa avaliação, porque fica difícil só se basear pelo analytics, que mostra metade do número do Blogspot. Tinha que haver um lugar para os blogs e as empresas terem um ranking mais fiel e saberem como se direcionar,

    Zíper Chique

    1. Sim, muitos fatores são analisados, quando realizo esses trabalhos foco mais no SEO e no comportamento do site, do que nos números. Algumas empresas focam nos números, outras buscam outros fatores, cada uma tem um ideal.

  19. acho que meu blog peca em questão funcionalidade, acho meio lento… mas tento fazer o melhor! hahaha
    o que me deixa chateada é que na maioria das vezes as marcas querem só números, não se importam tanto com a qualidade….. mas enfim…
    adorei as dicas! vou analisar o meu pra melhorar mais!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Há alguns plugins que ajudam nessa funcionalidade, dê uma pesquisada. Fico feliz por você ter gostado, viu?

    1. Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  20. César Augusto says: Responder

    Amei o post as dicas são muito valiosas, adorei a dica da pesquisa para obter mais informações sobre o trabalho prestado pela empresa.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  21. Ótimas dicas! Também percebo muito erros que cometemos em relação a parcerias, e algumas pessoas acabam até queimando a imagem de toda a classe blogueira. Mas também acho que algumas marcas também pecam no contato com blogueiras.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Sim, o erro acontece de ambas as partes. Infelizmente, muitas marcas não dão o devido valor para as blogueiras.

  22. Óptimas dicas e bem úteis para quem anda neste mundo dos blogs! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Inês! 😀

  23. Sim, você está bem certíssima. Vivo conferindo meu rankeamento no google dos posts do blog.
    Mas acho que todo mercado tem maçãs podres.
    Hoje mesmo, recebi um e-mail de uma empresa onde sinceramente nao vi fruto positivo nenhum pra mim. No máximo o fato deles divulgarem meu link na rede social deles (e era SÓ).
    Queriam fazer uma ação com 15 blogueiras em todas as redes sociais delas, foco em TODAS, em dia marcado por eles, com permuta de produto, e ainda colocar uma “competição” onde a vencedora receberia oq? 200 reais em vale-compras. Tu ganha isso tudo de divulgação e só quer gastar o preço de custo do teu produto? Brincou né.
    Complicado. Permuta é válida até certo ponto. Não tenho mais espaço pra guardar produto em casa. Logo, não tem nd q me estimule nesse tipo de ação de só ganhar mais produtos. Complicadíssimo… Se a via não for de mão dupla, não dá pra trabalhar.

    1. Sim, infelizmente cada pessoa tem um ideal e necessidade. Muitas blogueiras arcam com todos os custos da casa apenas com esse trabalho, automaticamente fica inviável aceitar apenas trabalhos de permuta. Outras, querem apenas novos itens e não ligam em não receber valor. É bem complicado! ❤

  24. Falou tudo,concordo muito com as 4 dicas e realmente vemos muita coisa errada nesse sentido, infelizmente.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Pois é! Fico feliz por você ter gostado.

  25. Esse post ajudou muito. É preciso ver os dois lados, o da marca e o do nosso blog. Não adianta querer só agradar a marca e consequentemente se desagradar, ou desagradar nossos leitores.

    Beijos

    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    1. Pois é, são dois pesos e duas medidas. Precisamos analisar todo o contexto do trabalho e ver se realmente vale a pena! ❤

  26. Olá, Kaila!
    Adorei as dicas! E é mesmo muito importante conhecer e pesquisar mais sobre a empresa antes de aceitar a parceria, para evitar futuros arrependimentos.
    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    1. Pois é Isa! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  27. ótimas dicas e um ponto bem interessante q vc levantou é esse de que devemos analisar a empresa que nos contata, afinal, somos avaliadas o tempo todo.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Sim, e não são todas as empresas que são confiáveis.

  28. Oi, Kaila, tudo bem? Poooxa vida, acho que o sonho de toda blogueira é ter seu conteúdo reconhecido, como você falou. Sonho em um dia receber um email desses, ficaria tão feliz… enquanto issso não rola, trabalho com amor no blog, e sonho. Adorei as dicas!
    Um beijo
    Yasmim Gil
    https://yasmimgil.blogspot.com.br/

    1. Oi Yasmin, tudo bem e você? Fico muito feliz por você ter gostado, viu? 😀

  29. Perfeito demais o seu post Kaila! E olha o que mais tem é empresa achando que tá fazendo um favor pra gente !
    Recebo muito proposta dessas lojas da china de post por 5 dólares, isso me emputece (desculpe o palavreado) Por favor meninas não aceitem, seu trabalho vale muitooooooo mais que isso!
    Beijos

    http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    1. Muito obrigada Ju, fiquei muito feliz com seu comentário. Sim, as propostas da gringa são absurdas.

  30. Essa relação blogueira-empresa é bem complicada e a gente precisa prestar atenção pra ser uma parceira de sucesso. Acho que o principal é não fazer tudo só por dinheiro e sempre analisar os casos pra não cair em fria x)

    Beijoo
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Sim, porque nem sempre as propostas são positivas.

  31. Boas dicas
    Beijinhos

    1. Obrigada Tânia! ❤

  32. Dicas super valiosas, adorei o post!
    http://marymicucci.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! 😀

  33. Na minha primeira parceria, lá em 2012 ( eu era bem novinha) acabei mentindo os numeros de inscritos hahahaha, eles viram e acabamos não fechando nada. Por isso é bom sempre falar a verdade.Beijos!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    1. Sim, mentir sempre é matar a parceria sem ao menos começar.

  34. Algo que eu preciso muuuuuuito ver, é o SEO do meu blog, mas como não entendo muito bem e não tenho muito tempo pra isso, tenho deixado para depois. Nossa, R$500? Uma blogueira renomada até vai (ou muito mais do que isso, né), mas eu já acho que cobro um valor alto kkkkkk.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Sim, e não foi uma que cobrou isso, foram várias, sem ao menos ter um site cem por cento.

  35. O post está perfeito Keila, adorei essas dicas super boas e úteis.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Que bom que gostou Jana, fico muito feliz! ❤

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  36. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Gostei muito da publicação Kaila. Dicas boas! beijinho
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  37. Olá bom dia.
    Achei seu blog por um acaso no face, achei este POST bem interessante, vou dar mais uma olhada por aqui.
    Sinta-se a vontade para visitar meu Caramelos Café.

    Ate

    1. Muito obrigada Érica, com certeza vou visitar! ❤

  38. Analia Menezes says: Responder

    Linda!
    Dicas valiosissimas, o mundo precisa saber disso!
    adorei mesmo. beijos
    Levando a Sério

    1. Muito obrigada Analia, fico feliz por ter gostado!

  39. Dicas extremamente valiosas! É sempre bom relembrar né? É importante seguir esses passos se queremos ter um blog de sucesso, e parcerias duradouras! É preciso praticar e permanecer!
    Amei as dicas, obrigada por compartilhá-las, e eu espero que ajude muita gente que ainda tem dúvidas sobre como proceder, ou quem precisa corrigir as atitudes!

    Beijos,
    Blog Senhorita Deise

    1. Muito obrigada Deise, fiquei extremamente feliz com seu comentário! ❤

  40. Que dicas tão boas….

    Participa no mega sorteio de regresso às aulas que está a decorrer no meu blog. http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

    Beijinhos

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  41. Essas dicas são preciosas mesmo. Vou segui-las da próxima vez que contactar com alguma parceria.

    All We Need Is… | Facebook | Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  42. Que dicas incriveis amore. Nossa, muito bom o post. Amei saber mais sobre. Obrigada. Xeruh!!1

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Que bom que gostou Kleide, fico muito feliz! ❤

Deixe uma resposta