Falta de confiança no relacionamento, o que devo fazer?

Navegamos em busca do desconhecido, das respostas dos enigmas dessa trajetória, dos amores que palpitam o coração. As buscas intensas as vezes são dispensáveis, somos coadjuvantes nesta história, na espera dos momentos certos. Quando é para ser as coisas se tornam fáceis, preenchem nossa alma e consente que a gente viva intensamente. Ter alguém para amar é algo que todo ser almeja, pensar que em algum lugar, de alguma forma, existe alguém perfeito pronto para compartilhar desse universo conosco é algo fascinante. Quando a gente conhece alguém e sente que aquela conexão acontece, tudo que queremos é que aquele instante não tenha fim, infelizmente o grande vilão dos relacionamentos são os pensamentos negativos, eles se fazem presentes para criar dúvidas, desconfiança e medo, tendo o poder até de afetar a relação se não agirmos da maneira correta.

Os relacionamentos atuais são divergentes, onde o para sempre dura menos de um mês. Não é fácil conviver com alguém distinto de nós, essa é uma tarefa árdua, que exige paciência, confiança e amor. Nem sempre vamos concordar com a opinião do nosso parceiro, somos pessoas com criações diferentes, que pensam de formas distintas e que viveram a vida toda com alguns pensamentos. Todo ponto de vista é válido, essa troca de informações, pensamentos e opiniões podem agregar para quem somos, menos quando essa discussão é gerada pela falta de confiança. Diversos fatores reais ou emocionais podem levar uma pessoa a não ter confiança no seu parceiro, as situações reais são relacionadas a experiências de traição, mentiras, fofocas, decepções vividas que não foram superadas, dentre outros. Em outros casos, a desconfiança floresce de processos emocionais relacionados a medos e inseguranças internas, em outras situações o próprio cônjuge cria momentos de ciumes, para testar ou até para provocar o parceiro.

Durante nossa vida, inúmeras pessoas farão parte da nossa história, algumas deixarão boas lembranças e outras aprendizados. Os desamores e as desilusões criam uma barreira entre nós e o próximo, uma parede tão forte que não conseguimos enxergar que nem todo mundo é igual, que há inúmeras pessoas incríveis neste mundo em quem podemos confiar e compartilhar novas experiências. Esteja sempre atenta, mas jamais se recue a ponto de não confiar em ninguém, dê uma nova chance para si mesma, perder oportunidades por conta de um peso do passado é um erro.

A falta de autoconfiança normalmente está associada à crença de incapacidade, um pensamento que desenvolvemos durante a infância. Questione-se sobre o que faz você acreditar que não é capaz e descubra seus principais valores e qualidades, compreenda os fatores que dão origem a sua insegurança e redefina suas experiências negativas, aprendendo a confiar mais em suas qualidades, mudando não só sua auto-estima, mas a forma que você observa a vida. Uma pessoa que acredita em si, transforma o ambiente que vive, ela se ama como ela é e isso basta.

Compreender a origem da falta de confiança é o primeiro passo para vencê-la. É preciso identificar se a desconfiança está relacionada ao relacionamento ou a você mesmo. Caso seu parceiro realmente dê motivos para você desconfiar dele, converse a respeito e avalie se realmente vale a pena continuar com o namoro. Criar situações que podem causar ciumes no nosso companheiro não agregará em nada, muito pelo contrário, essa atitude pode prejudicar o namoro. Por outro lado, caso você identifique que o problema está em sua autoconfiança e você não consegue confiar em ninguém, é preciso se desenvolver emocionalmente para resolver a questão, processos terapêuticos são uma ferramenta que trabalham com esse sentimento de maneira profunda e que podem ajudar neste processo.

Independente do motivo da sua desconfiança, nunca se esqueça que no meio de tantas pessoas seu parceiro te escolheu. Compartilhar a vida com alguém é uma escolha que ninguém faz por nós, a gente decide. Se este relacionamento te faz feliz, se seu cônjuge demonstra respeito, fidelidade e lhe prova em gestos simples que o que ele mais quer é estar contigo, jamais permita que pensamentos negativos afetem de alguma maneira seu relacionamento. Se o parceiro ideal ainda não apareceu, esteja sempre preparada, se esbarrar em alguém, derrame amor e aproveite as experiências proporcionadas por essa vida.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

56 Replies to “Falta de confiança no relacionamento, o que devo fazer?”

  1. Kailinha, como sempre ótimos textos!
    E concordo com tudo o que você disse, uma das coisas que mais me deixa triste é o fato das pessoas considerarem os relacionamentos descartáveis. Hoje em dia parece que as pessoas não se importam em melhorar tanto o relacionamento como a si próprio, o caminho mais fácil é sempre o do término…mal sabem o erro que cometem! E confiança é um cristalzinho, se acaba, não existe nada que faça voltar!

    Um beijo enorme <3
    Carla Carrais | http://www.cahcarrais.wordpress.com

    1. Muito obrigada Carla, pois é, as pessoas desistem das outras tão fácil..

  2. Olá Kaila,
    Concordo com o que você disse.. já passei por tanta coisa no meu ex-casamento que hoje estou fazendo tudo para melhorar nesse novo relacionamento. O que eu deixei de fazer no anterior hoje estou realizando nesse..
    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Esse amadurecimento é o essencial, você está certa Fer! ❤

  3. Oi Kaila
    Sempre postando reflexões importantes!
    Sempre pontuando coisas interessantes!
    Ótimo pensamento p começar a semana!

    Bjooos

    1. Muito obrigada Fe, fico feliz por você ter gostado! ❤

  4. Eu acho que se a desconfiança é só uma neura da pessoa, ainda tem como resolver… já se é pq o parceiro já fez algo pra que essa confiança se quebrasse… não sei, acho que botar fim no relacionamento e seguir a vida adiante era o que eu faria.

    Beijo sua linda !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    | NeoBux – Aprenda a Fazer Mini Trabalhos e ganhe em Dólar |

    1. Pois é, hoje é comum ver casais tentando fazer ciúmes um para o outro, e isso se torna tão infantil e tão prejudicial para a relação.

  5. Kaila
    Amei o texto, a confiança em qq relação é construída, por fatos e não palavras
    bjs

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  6. Post importantíssimo! Sempre digo que a confiança é a chave no relacionamento, não podemos deixar que ela escape… tenho amigas que os namorados chegam a ser possessivos de tanto ciúmes, e elas nunca deram motivos pra isso, é realmente falta de autoconfiança… o problema é que às vezes isso leva a um relacionamento abusivo, e as pessoas acham que é normal. Quem sofre com isso tem que sempre buscar saber o que acontece e tentar melhorar.

    Beijos <3

    Letras na Gaveta

    1. É tão triste ver relacionamentos bons tomando rumos tão ruins, e é tão comum!

  7. Oi, Kaila!
    No meu último relacionamento, confiança não era problema porque confiávamos muito um no outro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    1. Essa confiança transforma a relação, cria um elo ainda mais forte.

  8. Tá ai algo que eu nunca passei.
    Tirando quando era adolescente né rs, depois aprendi que ou eu estou com a pessoa 100% e confio nela, ou eu não estou rs. É meu jeito aquariana de ser.
    kisses

    1. Pois é, acho que falta de confiança não dá.

  9. Falou tudo, compreender a origem dessa falta de confiança é essencial! Já tive esse problema em um relacionamento anterior e realmente não foi muito agradável (tanto que acabou)

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    1. Acho que quando uma das bases do relacionamento não existe, é difícil mante-lo saudável e firme.

  10. Antes no começo do relacionamento eu tinha bastante, mas agora é tudo de boa, ou quase tudo kkk adorei o post, como sempre! <3 beijão
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Que bom que gostou Luana, fico feliz!

  11. eu amei o seu texto, realmente é a realidade de muitas pessoas, eu mesma já passei por isso !

    1. É triste e tão comum, infelizmente.

  12. confiança é importante, eu acredito que se a pessoa não ter uma vez não vai ter nunca. E quem tem esse problema ás vzs é preciso pedir ajuda de um psicologo pra melhorar isso.
    bj http://diadebrilho.com

    1. Sim, um profissional pode ajudar e muito.

  13. Eu amei as suas dicas, mesmo não namorando no momento, seu post me fez lembrar do meu antigo relacionamento e o que acabou não dando certo entre a gente foi a falta de confiança um com o outro. Ahn, seu eu fosse mais madura, teria tentado salvar meu relacionamento… mas infelizmente não deu. =/
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. O bom dessas passagens é que elas deixam lições únicas, que irão nós ajudar.

  14. QUE TEXTÃO, VIU??? Adorei e concordo com cada palavra que você disse. Um relacionamento sem falta de confiança não funciona. Ela é uma das bases mais importantes, na minha opinião. O melhor a se fazer é, realmente, procurar identificar da onde veio essa desconfiança, porque aí fica mais fácil de tentar solucionar isso…

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    1. Obrigada Stephanie, sim, se quisermos prosseguir com a relação precisamos saber em qual momento esse fator foi perdido e procurar melhorar.

  15. Concordo, as vezes a gente mesmo sabota nossa felicidade, nosso relacionamento, com inseguranças internas. Acredito muito que o casal precisa conversar sobre tudo, um ajuda o outro. Se acha que algo não vai bem é melhor reavaliar se existe um motivo concreto para aquilo. Beijos <3
    Charme-se

    1. Sim, essa troca de informação é essencial em qualquer relacionamento..

  16. Oi Kaila!
    Olha, passei muito por isso no meu antigo relacionamento. Não confiava em nada, vivia com aquela dúvida constante na cabeça. Até que nos separamos e eu encontrei um cara que era exatamente o oposto. E estamos juntos até hoje… 4 anos de muita confiança um no outro. Disso nunca brigamos, e é uma paz viver assim.
    Tem post novo lá no blog, um beijo 🙂

    Blog | Facebook | Instagram

    1. E como é, acho que a confiança é a base que floresce todos os outros fatores!

  17. Ter confiança no(a) parceiro(a) e em si mesmo são duas coisas fundamentais. Adorei a reflexão!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Que bom que gostou Mari, fico muito feliz!

  18. Oie
    Adorei a reflexão sobre confiança, acho que ela é tudo e quando isso começa atrapalhar é bom parar para pensar.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Sim, é um dos fatores mais importantes da relação.

    1. Que bom que gostou Bru, fico feliz!

  19. Kaila num relacionamento o que não poder haver é a falta de confiança na parte de ambos. É muito ruim está numa relação onde não tem confiança, gostei bastante do texto bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Que bom que gostou Lu, fico muito feliz! 😀

  20. Olá! Adorei o texto. Não há motivos para estar em um relacionamento se existe falta de confiança entre ambos, ainda mais se não houverem motivos concretos para isso!
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    1. Pois é Meise, fico feliz por você ter gostado! ❤

  21. Eu acho muito louco que pessoas inseguras chegam ao ponto de trair o outro por não acharem que são bons o suficientes, tem ciúmes excessivos e fazem besteira – como o Ross fez com a Rachel em Friends kk (mas que representa muitos relacionamentos). Achei super interessante sua abordagem e acho que pode ajudar muiiiita gente mesmo


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Essa é minha intenção Thayse, espero que ajude! Fico feliz por ter gostado do texto.

  22. Que otima dica Kaila.. as vezes o problema esta na gente mesmo! Achei uma otima dica questionar-se sobre o motivo dessa desconfianca, porque pode prejudicar a gente em outras areas tbm! Bjs

    http://www.deboradahl.com

    1. Sim, essa desconfiança afeta e muito, não só em relacionamentos, mas em tudo! ❤

  23. Oi Kaila! Que belo texto parabéns! Felizmente eu não tenho esse problema no meu casamento, mas acho que é um problema que muitos casais enfrentam.

    Bjs, Mi[
    O que tem na nossa estante

    1. Sim, é mais comum do que a gente imagina. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  24. Confiar é tudo num relacionamento, mas quando a mesma é quebrada é muito difícil, pois é sempre um dilema e mesmo que a pessoa não esteja fazendo sempre surgi uma pulguinha… mas é entregar a Deus e tentar confiar… Tentar juntar os cacos de um vaso quebrado ele jamais voltará ser o mesmo, mas é uma opção.
    Beijo, Kaila
    Vidrinhos & Feminices

    1. Pois é, acho difícil voltar a confiar depois que alguém te decepciona.

  25. Essa falta de confiança já acabou com muitos relacionamentos. A pessoa tem que ter autoconfiança, porque pelo contrário, tudo será motivo para ficar com aquela pulga atrás da orelha ou então no pé de briga mesmo. Relacionamentos requerem amor, carinho, paciência, mas acima de tudo: confiança 🙂

    Blog Conceito AbertoFacebook Page

    1. Sim, muitos fatores influenciam para que o relacionamento seja saudável, quando um é perdido, é difícil manter.

  26. Acho que a base de um relacionamento é a confiança, mas às vezes ela é bem complicada de se adquirir, principalmente se o outro der motivo pra desconfiança. Pra tudo, o melhor é conversar e se entender 🙂

    Beijo!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. O pior relacionamento é aquele que o parceiro tenta provocar o outro, isso autodestrói o relacionamento.

  27. César Augusto says: Responder

    Excelente post, a insegurança realmente é um grande vilão para os relacionamentos.

    1. Que bom que gostou meu amor, fico muito feliz! ❤

Deixe uma resposta