Como ter uma manhã mais produtiva?

Conquistar nossa independência tem inúmeras vantagens, porém, neste período enfrentamos constantes mudanças, que tiram nosso equilíbrio, diminuem nossa produtividade e afetam nossa rotina. Há algumas semanas atrás, não tinha meus horários fixos definidos, o resultado disso era me sentir cansada o tempo todo, pensamentos de insuficiência, dias mais curtos, compromissos se acumulando, horários que passam voando. Esses fatores começaram a me consumir, até que percebi que o problema não estava no meu trabalho, estava no planejamento dos meus horários. Então, comecei a organizar o meu tempo, dividindo-o entre as tarefas domésticas, o lazer e os compromissos profissionais. A diferença é nítida, minhas manhãs se tornaram maiores, melhores e produtivas, meu sono ficou mais leve, meu corpo descansado, minha mente tranquila e meus compromissos em ordem, tornando minha vida mais feliz e organizada.

Somos constituídos por hábitos, nosso corpo se acostuma facilmente com os horários: almoçamos sempre na mesma hora, por isso sentimos fome geralmente nas mesmas horas do dia. O mesmo acontece com o sono. Nosso cérebro segue um padrão de horário, por isso seguir uma rotina é fundamental para o nosso corpo e para nossa mente. Quando ficamos com um sono irregular, dormindo mais ou menos horas a cada dia, sem disciplina, o resultado é ter cansaço durante o dia, sonolência em momentos impróprios e, consequentemente, baixa produtividade. Para remover esse hábito da sua rotina, estabeleça e siga horários fixos para deitar e para se levantar.

Acordo sempre entre as oito e nove da manhã, meus pensamentos matinais são sempre positivos e motivantes, penso em ter uma manhã produtiva diariamente, mas me rendo constantemente ao meu celular, perco muito tempo olhando minhas redes sociais e quando levanto já é um horário avançado. Procure levantar, escovar os dentes, tomar um café da manhã reforçado e só depois dar uma olhada rápida nas redes sociais.

Seguir uma rotina diária chega a ser monótono, ela é sempre repleta de compromissos cansativos e outros nem tanto, tente começar o seu dia sempre com os mais desafiadores. Por exemplo, arrumar a casa, preparar o almoço, resolver algumas coisas na rua são tarefas que ocupam muito do meu tempo, procuro fazer todos esses compromissos pela manhã, assim o resto do meu dia fica livre para as tarefas mais leves. E por último, garanta suas horas de sono para que sua manhã seja produtiva. Calcule o horário que você tem que dormir a partir da hora que você pretende despertar, uma boa noite de sono pode aumentar sua disposição, energia e consequentemente, sua produtividade na manhã seguinte.

O que você mais gosta de fazer pela manhã? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

52 Replies to “Como ter uma manhã mais produtiva?”

  1. Kaila, que dicas ótimas! Eu apesar de não gostar de acordar cedo, sou muito mais produtiva no trabalho logo cedo, do que a noite, acredita? xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Jura? Gosto de fazer os afazeres da casa de manhã e de escrever a noite, mas quando acordo cedo as coisas são bem produtivas, fica tudo tão adiantado e ainda sobra tempo para descansar mais! ❤

  2. Oi Kaila!
    Acho que nos dias atuais, todo mundo olha as redes sociais assim que acorda… virou um hábito, um vício mesmo. Procuro me policiar quanto a isso, mas é bem difícil… quando sumo, sumo mesmo hehe’ não consigo fazer o meio termo! Tenho caminhado todos os dias na parte da tarde… hoje fui pela manhã e sinto que meu dia será mais produtivo pq terei a tarde “livre” sabe? Ótimas dicas!
    Tem post novo lá no blog, um beijo 🙂

    Blog | Facebook | Instagram

    1. Simples mudanças fazem uma grande diferença no nosso dia, né? Acordar uma hora mais cedo já ajuda demais! ❤

  3. Eu de manhã geralmente não acordo muito animada, mas nunca deixo a preguiça me vencer. É o momento que trabalho mais. Adorei suas dicas. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Levantar é a pior parte, demoro séculos, mas depois as coisas fluem! ❤

  4. Que dicas maravilhosas <3 Eu não consigo fazer muitas coisas pela manhã, prefiro mais a parte da tarde <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz, viu? ❤

  5. Eu amei as dicas, eu por exemplo estou aprendendo a organizar meus horários e fazer várias coisas que me fazem bem e que eu gosto, mas sem eu ficar sobrecarregada com isso.
    Amo ter uma certa rotina para as coisas, principalmente quando estou indo para a facul (onde eu fico a manhã inteira).
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Gosto de rotinas, é difícil não ter horários, gosto de tudo organizado e regrado! Fico feliz por você ter gostado! ❤

  6. Meu segredo é não pensar, ir lá e fazer. Porque se eu começo a pensar que tenho x, y, z coisas para fazer, já começo a querer postergar ou dar as prioridades erradas. Não é fácil, mas sempre que faço isso funciona rsrs. Parece besteira, mas quando pensamos, começamos a levantar hipotéses, desculpas e anseios que nos impedem de realizar as coisas rsrs.
    Beijos.

    http://mundodasil.com/

    1. Sim, tem esses poréns também. Não gosto de ficar pensando muito, adiantar é a melhorar coisa.

  7. Sua maravilhosaa. Arrasou como sempre. Adorei. Tento sempre manter a mesma rotina, para que meu trabalho seja mais produtivo. Xeruh!!!

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Obrigada Kleide, fico tão feliz por você ter gostado! ❤

  8. Eu adoro as manhãs, acho que é o meu momento do dia preferido Kaila. Tento caprichar muito no café da manhã, fazer tudo com calma… claro que tem aqueles dias de correria, mas estou trabalhando para que eles fiquei cada vez mais raros. <3

    1. Somos duas, os estão passando tão rápido, estou tentando aproveitar o máximo! ❤

  9. Eu queria dormir muito Kaila, mas me obrigo a acordar cedo para o dia render mais.
    Ultimamente tenho aproveitado bem minha manhã, estudando. Acho produtivo! <3
    bj http://diadebrilho.com

    1. Sinto que as manhãs passam mais devagar, dá para adiantar muita coisa! ❤

  10. Oi Kaila
    Eu trabalho fora então tenho que tá cedinho no trabalho, confesso que minha rotina é desrotinada hahahahahaha
    A noite n tenho rotina, nem hr pra nada e sei q isso afeta mt meu sono.
    Até c Arthur preciso voltar a ter rotina.
    Antes, uns 8 meses atrás nós tinhamos rotina, 19h era o jantar, 20h30-21h dava banho e já colocava na cama, no max. 21h30 ele ja tava dormindo.
    De lá p cá, desgringolou td, tem dias q 23h30 ele ainda tá acordado brincando pq tô organizando coisas p outro dia.

    Ótimo post, me fez refletir q tô fazendo errado, tô c horários mt soltos e por isso vivo só o pó hehehehehe

    Bjooos

    1. Eu imagino o quanto seja difícil não ter horários com uma criança, se a gente já cansa imagina eles. Fico feliz em ter te ajudado! ❤

  11. simplesmente adorei o teu post porque é bem verdade isso. amei as dicas
    beijinhos

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  12. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei do post muito bom o texto, ter uma rotina organizada faz muito bem, é muito fácil se tornar uma pessoa improdutiva odeio quando não consigo fazer minhas coisas, mas temos que ter disciplina mesmo se queremos ter bons resultados na vida.
    Beijos!!
    https://bemcandy.blogspot.com.br

    1. Oi Beatriz, tudo bem e você? Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  13. Eu acordo as 07:30 mesmo assim sinto que não rende nada . Quando vejo já é hora de levar minha filha pra escola . Em uma boa parte é “culpa” do stress tbm , ando mto cansada e com sono , preciso melhorar .
    Beijos

    http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    1. Tente descansar, tranquilize sua mente, sente e planeje sua rotina. Tenho certeza que as coisas irão melhorar! ❤

  14. Oi, Kaila!
    Geralmente eu tiro a manhã pra fazer minhas tarefas obrigatórias em casa hahahhaa E também pra dar uma geral na blogosfera.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    1. Adianta demais, né? ❤

  15. Eu não consigo ter rotina, acordar no mesmo horário e se programar rs.
    Sou do momento.
    Kisses

    1. Hahahaha, tem dias que é bom ser assim, sou da turma das controladas.

  16. Boas dicas Kaila, antes eu acordava e já ia direito pras redes sociais perdia tempo de mais olhando as fotos no IG, ai aprendi a fazer rotinas e hoje rende de mais, até quando quero dormir até mais tarde como hoje que tava chovendo muito , posso me dar o luxo e mesmo assim consigo fazer tudo que preciso!

    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado! Antes eu gastava mais de uma hora só olhando as redes sociais.

  17. Nunca acordo animada e costumo ser + produtiva de tarde e de noite, daí que acabo demorando pra sentir sono e não dormindo o tto q gostaria. Mas uma coisa q consigo controlar bem é isso de olhar as redes sociais logo cedo. Meu segredo é desligar o wifi de noite e não ter um plano 3g, rs.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Gosto de limpar a casa de manhã, como adianta, né? Mas, sou mais produtiva a tarde e a noite também.

  18. Adorei as dicas, adoro fazer minhas coisas de manhã, me sinto mais disposta.
    Bjs, <3
    http://WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  19. Oiii Kaila!
    Amei o post, quando eu fazia faculdade eu sempre gostava de revisar os conteúdos e estudar bem cedo, logo que acordava. É o horário que eu tenho mais disposição! rsrs
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    1. Depois que sai da cama, faço muita coisa. Fico feliz por você ter gostado!

  20. Sou como vc gosto de acordar entre 8 e 9 da manhã.
    Mas sou mais produtiva a tarde.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Sou produtiva a noite, mas aproveito esses horários de baixo rendimento para organizar a casa, fazer a comida, essas obrigações mais chatas. Haha ❤

  21. Me lembro de quando eu não estava trabalhando, só com o blog, no início meus dias não eram nada produtivos. Não tinha um horário pra nada, era quando eu queria e me desse vontade. Quando decidi dar um jeito na situação, comecei a acordar um pouco mais cedo, estipulei um tempo de 15min no máximo para olhar as redes sociais antes de sair da cama, depois levantava, fazias minhas necessidades diárias, tomava café, limpava a casa e então ia pro blog, uma pausa para almoçar, a tarde toda criando conteúdo e a noite ficava livre, então podia fazer o que quisesse. Eu tinha um dia muito mais produtivo quando tinha tudo organizado. E sempre fui meio neurótica com essas coisas, então foram raros momentos na vida em que era diferente. Mas o problema era que, as vezes, batia uma preguiça indesejada por causa do clima do tempo, aí estragava tudo, kkkk.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Pois é, esse final de semana chuvoso fiquei em casa e está sendo raro os dias que não tenho compromisso, pensei que ia fazer mil coisas e acabei não fazendo nada. Mas, tudo bem! Haha ❤

  22. Que ótimas dicas, Kaila! Amei o post!
    Como eu estudo pela manhã e minha faculdade fica do outro lado da cidade, eu acordo bem cedinho mesmo: às 5h da manhã. Me arrumo, tomo o café da manhã e vou pra aula. Dependendo do dia, chego na hora do almoço, mas há vezes em que chego antes, umas 10/11h. Quando isso acontece, aproveito pra fazer alguma tarefa leve, como mexer no blog ou fazer alguns afazeres aleatórios. Depois do almoço eu tiro um cochilo rápidinho, se estiver muito cansada, e depois vou pra academia. Só quando volto que eu faço o restante das minhas tarefas. Mas procuro me organizar direitinho com listinhas pra não deixar nada de lado, e tento seguir isso o melhor possível hahaha.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    1. Gosto de tudo organizadinho também, planejo meu dia mil vezes, hahaha. Mas é bom, no fim conseguimos fazer várias coisas!

  23. Olá!! Amo seus posts, realmente o nosso cérebro segue um padrão e é muito importante que nosso corpo esteja habituado com a nossa rotina. Ainda mais quem trabalha em casa/ por conta própria e precisa fazer seus horários.
    Beijocas.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    1. Obrigada Vanessa, são comentários como esse que me fazem prosseguir com esse trabalho!

  24. Muito boa as dicas, só queria acordar mais cedo, assumo que nesse tempinho frio ando meio preguiçosa, mas consigo render bem as minhas manhãs.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Impossível não se render à esse tempo, né? ❤

  25. Muitas vezes deixamos de fazer coisas, algumas importantes até pela falta de tempo. Sim, o dia a dia é corrido mas com um planejamento bem feito conseguimos fazer o que devemos e ainda ganhamos um tempo livre, adorei o post!

    Novo post | 7 dicas que VOCÊ PRECISA SABER para melhorar a sua ingestão de água!
    Blog Conceito AbertoFacebook Page

    1. Fico feliz por você ter gostado Ruan!

  26. César Augusto says: Responder

    Eu perco muito tempo no celular também, adoro ver as novidades nele. Ótimo post e com dicas muito valiosas.

    1. Dois viciados, hahaha. Fico feliz por ter gostado!

Deixe uma resposta