Quando é hora de desistir de um relacionamento

São inúmeros os mistérios desse universo, diria que o mais grandioso deles é cruzar nosso caminho com pessoas surpreendentes no momento certo, daquelas que nós marcam de uma forma singular, independente do tempo que permaneceram presentes. Nada acontece por acaso, todos as situações que enfrentamos possuem uma importância nobre na nossa trajetória, sendo capazes de nós transformar. Conviver com uma pessoa diferente de nós está sendo cada vez mais desafiador, as essências do nosso mundo estão perdidas, fazendo com que deixemos de lado as coisas que realmente são valiosas. Ninguém quer batalhar, conquistar e amar intensamente outro alguém, basta um erro para tudo ir por água a baixo. Identificar uma relação que chegou ao fim pode ser devastador, pois lidamos com o sentimento de negação e de perda, porém permanecer em um relacionamento que se perdeu pode ser ainda mais cruel.

O relacionamento humano não é tão simples, ele é composto por uma série de fatores que definem sua complexidade, entre eles está a idade, o gênero, contexto familiar e a posição intelectual. A forma de se relacionar é distinta de acordo com os papéis sociais que representamos, tais como na função de pai, mãe, filhos, namorados, parentes e assim por diante. Toda e qualquer relação nos afeta de alguma maneira, provocando movimentos de afastamento ou de aproximação. Se os impactos destes encontros forem sempre negativos na perspectiva de uma pessoa, devemos refletir sobre esse vínculo emocional e decidir se o mesmo deve permanecer na nossa vida. O relacionamento é feito de fases, precisamos reconhece-las e aceitar que tudo neste universo é inconstante e sempre vai mudar, exigir um relacionamento perfeito e querer que o mesmo permaneça como era no começo, é enganar a si mesmo.

O mundo externo influencia nossa vida de diversas maneiras e no relacionamento o peso é ainda pior, um erro no trabalho, um dia de trânsito, diversos compromissos, contas para pagar ou o próprio humor podem gerar brigas e o afastamento do casal, porém saber lidar com esses obstáculos é essencial para nutrir um relacionamento saudável. Esses fatores desgastam a relação, mas não devem ser o motivo do rompimento de um casal, já que essas adversidades sempre estarão presentes na nossa caminhada. Os maiores dilemas são internos, o desrespeito, as mágoas acumuladas com o tempo, a desconfiança, a insegurança, querer mudar o seu parceiro ou não aceitar alguma coisa única para o cônjuge, como a família por exemplo.

Criar laços com o parceiro é uma coisa única, alguns casais se tratam como amigos, confidentes e até como irmãos, eles são tudo em apenas um ser, no entanto na hora dos obstáculos essa intimidade pode ser usadas para ofender e desrespeitar o próximo de alguma maneira, esses casos são praticamente irreversíveis, além de acumular mágoas, muitos podem até piorar com o tempo. O mesmo acontece quando não aceitamos algumas ações e gostos do nosso parceiro, antes de compartilhar a vida com alguém conhecemos essa pessoa e é normal reconhecermos que essa pessoa possui defeitos, como todos que estão em cima desta terra, o erro está em pensar que você pode exigir que seu parceiro mude tudo que você não gosta. Ajudar, aconselhar e agregar coisas positivas a outra pessoa é uma pessoa, mais pedir que ela mude seus gostos, seus jeitos de se vestir ou até mesmo de conversar é um sinal que o relacionamento está sendo sufocante e negativo para os envolvidos.

Palavras ditas jamais são esquecidas, pensar antes de falar é essencial na nossa vida, independente de quem vai nós ouvir. Aceitar a família do parceiro é outro fator essencial para uma boa relação. Unir os gostos, sonhos e desejos devem ser prioridade na vida à dois. A base do relacionamento deve ser o respeito, a união, cumplicidade, o respeito, a fidelidade e principalmente o amor. Se um desses fatores não estiver presente, tenha certeza que o relacionamento estará sem uma base definida e deve ser repensada.

Agora me diz para você, o que não pode faltar em uma relação?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

54 Replies to “Quando é hora de desistir de um relacionamento”

  1. Concordo muito com seus texto, se um relacionamento não tiver o básico, como respeito, cumplicidade e união, é muito dificil dar certo. Acho que além de tudo isso, ter harmonia e uma boa conexão com a pessoa ajuda muito mais o relacionamento ir para frente
    Um beijo.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    1. E como faz, acho que a base do relacionamento precisa estar intacta para dar certo.

  2. mt interessante o post, mts vezes estamos num relacionamento abusivo de alguma forma, sofrendo e nao conseguimos sair, temos que ter a força de sair do que nos faz mal de qq forma

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Precisamos nós libertar de certas coisas para dar espaço a coisas melhores.

  3. Achei bem interessante seu texto, por mais que eu nunca tenha entrado em um relacionamento serio com alguém eu absorvi muitas coisas do seu texto, muito bem escrito.

    Beijão > http://www.seteprimaveras.com
    Canal >> youtube.com/gabsdutra

    1. Muito obrigada, viu? Fico feliz por você ter gostado. 😀

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  4. Esse foi o melhor texto que eu li sobre relacionamentos. Hoje em dia parece que o relacionamento é descartável, é comum ver por ai listas de coisas que te indicam que você deve terminar o namoro, porém não funciona dessa forma, cada pessoa é única e cada relacionamento tem suas particularidades, tem que ter maturidade para aceitar alguns defeitos e saber lidar com os momentos difíceis que sempre irão existir!

    Carol | Pink is not Rose

    1. Muito obrigada Carol, não sabe como fiquei feliz com seu comentário. ❤

  5. Excelente texto Kaila! 🙂 Penso que respeito é algo muito importante e que nunca pode faltar. Beijinhos

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. E como é, ele é a base de tudo. ❤

  6. Para mim não pode faltar cumplicidade, amizade, tolerância e amor. <3
    Adorei o post Kaila!

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  7. Não é nada fácil… saído México, grávida e triste demais, deixando pra trás o pai da minha filha. Posso te dizer que foi a mais difícil que já fiz na vida.

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    | NeoBux – Aprenda a Fazer Mini Trabalhos e ganhe em Dólar |

    1. Eu imagino Anna! 🙁

  8. Olá Kaila,

    Respeito não só com a pessoa amada mas, também com os próprios familiares como: pai, mãe e irmãs. Isso foi um dos itens que fez eu terminar o meu casamento de 5 anos. Chega uma hora que você não aguenta..

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Pois é, tudo tem limite!

  9. Comunicação. Acho que um casal deixa de dar certo quando passam a guardar as coisas pra si e não compartilhar os problemas em relação ao mudo e até ao proprio relacionamento, as conquistas, coisas bobas…
    Quando você passa a se sentir desconfortável para se abrir sobre algo, seu relacionamento está em decadencia.
    Xoxo

    1. Acho que antes de marido e mulher, precisamos ser melhores amigos, né? ❤

  10. tão triste quando acumula magoas,
    Você tem que se sentir bem com o outro em todos os momentos, e se experiências passadas sempre veem a tona.. é sinal que nunca vai ser superado e isso desgasta mais.
    kisses

    1. Pois é, evitar as brigas, as mágoas e os ressentimentos é essencial!

  11. Na minha opinião, num relacionamento não pode faltar confiança e respeito, acima de tudo. Se não houver ambos, todos os outros enfraquecem. Sei por experiência própria, pois já vivenciei um relacionamento assim, onde ele era meio abusivo com palavras e, na época, eu mal me importava, pois o medo de perder ele era maior do que a humilhação que eu sentia com as palavras proferidas por ele. Por falta de respeito e um pouco de confiança, nosso relacionamento foi desgastando aos poucos e, diferente da forma que começou, rápido demais, acabou lentamente. Nós fomos adiando o inevitável, aliás, eu adiei, porque ele tentou muitas vezes terminar, mas por motivos bobos, fúteis, então eu realmente não aceitava o fim, não com aqueles motivos sem fundamento algum. Mas quando percebi o que aquele sentimento e relação estava se tornando, decidimos, juntos, colocar um ponto final. E hoje sei que foi a melhor decisão, pois aprendi muito depois do término e pude me conhecer melhor. Quando terminamos de vez, me senti mais leve, mais relaxada e até feliz.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    1. Relacionamentos abusivos nós deixam prendidas, como se estivéssemos em uma gaiola, sem poder explorar novas oportunidades. Obrigada por compartilhar sua história conosco! ❤

  12. Quando se acaba a lealdade, respeito já está na hora de acabar, a parti do momento que a gente vê que não tem mais futuro é a hora que temos que ir para outra e viver separados.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  13. Oi, Kaila!
    Que reflexão, não?!
    Concordo com o que você disse. Viver é um tanto complexo e não dá para achar que relacionamentos serão fáceis. Isso é muita ingenuidade.
    Respondendo à pergunta do fim do post, o que não pode faltar é a lealdade e a sinceridade. Quando uma pessoa trai a outra, qualquer relação vai para o buraco. 🙁

    Beijos,

    1. E como vai Fe! Fico feliz por você ter gostado.

  14. Em um relacionamento não se pode faltar amor, respeito e admiração. Acho que quando falta uma dessas coisas as outras não funcionam e é algo que não vai pra frente.
    É muito ruim o momento de descobrir que um relacionamento está chegando ao fim, só que ao mesmo tempo é um momento novo para se viver.
    Beijos

  15. Kaila como sempre estou aqui apaixonada por esse texto, eu amei demais o texto e me fez pensar em mil coisas. A convivência é sempre desafiador seja lá com quem for, porque são pessoas diferentes com criações completamente diferente. Mas, vamos lá, o que não pode falta num relacionamento – acredito que respeito e confiança e principalmente cumplicidade, pois sem essas coisas o amor não resiste.
    Super beijo.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    1. Muito obrigada Vanessa, fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  16. Amei o texto Kah, concordo muito… Em alguns momentos do texto eu também enxerguei relacionamento entre amigas, não só de casal… É preciso respeitar, amar sem querer mudar a outra pessoa, conviver e aceitar opiniões, em qualquer tipo de relacionamento. Mas, voltando ao casal, acho que o que não pode faltar em um casal, o essencial mesmo, é a amizade.. Quando um casal é amigo o respeito existe, a cumplicidade, o conselho sem agressão, o querer ajudar sem querer ofender.. A amizade é a base de um relacionamento construtivo… Beijokas 😉

    1. Sim, isso vale para todos ao nosso redor, principalmente quando o assunto é respeito.

  17. Cesar Augusto says: Responder

    Amei o texto muito lindo e cheio de amor e dicas essenciais para um relacionamento dar certo, sorte e Deus ter você ao meu lado, pois já vencemos inúmeras barreiras só a gente sabe meu amor. Te amo ❤

    1. Entre idas e vindas, estaremos sempre aqui, fortes e juntos! Te amo. ❤

  18. Já não preciso dizer mais nada, você já disse tudo.
    Definiu exatamente como deve ser um romance saudável
    bju
    Karina Pinheiro

    1. Muito obrigada Karina, fico feliz por você ter gostado! ❤

  19. Acho que quando num relacionamento a outra pessoa já não acrescenta nada à nossa vida, não complementa e torna a relação tóxica, é a hora de terminar.
    Acho que uma das coisas mais importantes num relacionamento é o diálogo, aberto e sincero.

    http://mrs-margot.blogspot.pt/

    1. Pois é, quando um relacionamento não te agrega nada, não há motivos para permanecer ali.

  20. Concordo demais com você e, pra mim, respeito acima de TUDO, sério. Sem respeito nada existe. Adorei seu post, publica mais sobre isso, vou adorar ler. 😉
    beijos

    http://www.marinaalessandra.com

    1. Irei publicar Ma, fico feliz por você ter gostado. ❤

  21. Adorei o seu post, muito bem escrito!! bjssssss
    Um ótimo fim de semana para você!

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

    1. Muito obrigada Sté! ❤

  22. Relacionamentos são sempre complicados né??
    Adorei o texto!!!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=AuHsm5xv_ew

    1. E como são, haha. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  23. Eu acho que tem que ter respeito e companheirismo.

    Beijos

    1. Não podem faltar, né? ❤

  24. Concordo muito com você com relação às bases, acho que se falta alguma dessas coisas, é pq não dá mais!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Sim, sem a base do relacionamento nada flui.. ❤

  25. Oi Kaila, eu tenho uma enorme tendência de acumular mágoas e rancor, o que só piora tudo rs mas enfim, não pode faltar respeito em nenhum relacionamento. Adorei o post, como sempre!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

Deixe uma resposta