Hábitos que ajudam a controlar a ansiedade

Ao conhecer um lugar novo minhas mãos tremiam, conversar com uma pessoa estranha era motivo de grande insegurança, sair sozinha era atordoador, estranhar um lugar ou a si mesmo era comum, ficar noites sem dormir por ter um compromisso no dia seguinte era constante, esses sintomas são contínuos na vida de alguém com ansiedade. Atualmente são mais de 18 milhões de pessoas com transtornos de ansiedade somente no Brasil, e ela não afeta apenas nosso interior, ela consegue devastar tudo ao nosso redor.
Cada pessoa carece de um tratamento, alguns casos de transtorno de ansiedade precisam ser tratados com medicamentos convencionais e outros podem ser amenizados com algumas alternativas naturais. De qualquer maneira é sempre bom procurar um especialista. Normalmente as pessoas com ansiedade se sentem mais confortáveis quando está tudo organizado, qualquer imprevisto pode se tornar uma tempestade na vida da mesma, por isso faça uma agenda semanal, com as tarefas, compromissos e contas da semana, dessa maneira a rotina não acumula, nem sobrecarrega. O foco é outro obstáculo, pensamos e planejamos tanto nossa vida à cada minuto que esquecemos de viver o presente, fazer uma coisa por vez e focar no que estamos fazendo hoje sem nós preocupar com o que acontecerá amanhã é um exercício que devemos praticar a todo instante. Somos um só, devemos fazer o que está ao nosso alcance.

Pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o estresse diário, sorrir mais é o primeiro hábito que devemos adicionar no nosso dia a dia, além de reduzir o estresse e a ansiedade ele contagia não só você, como quem convive contigo. Há alguns tratamentos que proporcionam esse bem-estar com mais facilidade, como as sessões de acupuntura regulares, a ioga, meditação e massagens. Além disso, tenha sempre por perto pessoas que você ama, a companhia de quem amamos é essencial para o nosso emocional, esses momentos nós mantém mais relaxado e menos ansiosos.

Não desmarque compromissos por conta da insegurança, enfrente um por um até que aquilo seja normal para você, evitar algumas circunstancias pode ser terrível para nosso emocional, quanto mais fugirmos desse medo e apreensão mais espaço estaremos dando para que ele faça parte da nossa vida. O mesmo acontece com os pensamentos negativos, pois eles tem impacto direto com nosso humor, avalie suas ideias, ponha um ponto final em assuntos negativos sem soluções. Com pensamentos mais leves, você será capaz de enxergar um mundo novo e isso lhe ajudará a sorrir mais. O riso é a cura da alma, relaxa e diminui os conflitos internos.

Reserve um tempo diário para você, ser capaz de ouvir suas necessidades reais pode contribuir diretamente para o controle da sua ansiedade. Seja capaz de dedicar um pouco de tempo e energia a você mesma. Nunca se esqueça que você sempre será sua melhor companhia, não há ninguém que estará ao seu lado mais que você mesma, seja fiel a você, confie mais e isso lhe dará forças para lutar contra suas guerras internas dia a dia. E para finalizar, tenha como aliado alguns alimentos, a lentilha, o arroz integral, abacate, banana, vegetais escuros, leites, queijos, carnes, ovos e alimentos ricos em fibras combatem a ansiedade. De vez em quando, até o chocolate é permitido, já que ele favorece a serotonina, o hormônio do bem-estar.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

94 Replies to “Hábitos que ajudam a controlar a ansiedade”

  1. Kaila, tu não tem noção o quanto seu post me ajudou! É muito importante falar sobre isso, ver os sinais, pq tem gente que tem e nem sabe, e não lida com isso. Como você disse parece que tudo é motivo para uma tempestade no copo da água. E para algumas pessoas isso é até “frescura”, por isso que acho muito importante falar sobre; pois estamos em uma geração que tudo é muito imediato, pra “ontem”. Essa história do “planejamento” é uma boa para disciplinar, tomar um chazinho de camomila também ajuda. E o segredo é: estar perto de quem te faz bem, isso é essencial. E quando estiver algum lugar e bater a crise, lembrar se de um lugar que te acalma e de quem tu gosta, isso ajuda também!

    Muito legal seu post! Beijos
    Vitoria, Blog Vitoria Martini ♡

    1. Fico muito feliz em saber que te ajudei de alguma forma, não sabe como fico grata! Ansiedade é coisa série e pode mudar nossa vida, só depende de nós saber se é para pior ou não. ❤

  2. Felipe Lange says: Responder

    Eu sou mega ansioso haha adorei as dicas!!
    Blog Entrelinhas

    1. Que bom que gostou Felipe, fico feliz! 😀

    1. Somos duas Anna, sou bem ansiosa e preciso me controlar muito ainda!

  3. Eu sofro de ansiedade, mas não chega a ser algo tratável a nivel medico (eu acho rs). As suas dicas são maravilhosas, Kaila! A comida ajuda bastante (ou nao haha) e estar sozinha tb, mas nao por muito tempo… a ansiedade em esperar o outro e quem não se espera bate tb quando se esta sozinha e a dificuldade de se concentrar aumenta… O que me ajuda muito é fazer algo que eu goste como pintar as unhas… é relaxante pra mim! 🙂
    beijao

    coloresam.com

    1. Fico muito feliz por você gostar das minhas dicas Sa! Gosto muito de me cuidar, me relaxa demais também. ❤

  4. Ótimas dicas!
    As vezes parar e dedicar um tempo para você mesma é a melhor opção né!
    Beijos

    1. Sim, nada melhor que se cuidar um pouco! ❤

  5. Ótimas dicas, as vezes estamos passando por isso e nem damos a atenção devida aos sinais. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Pois é! Fico feliz por você ter gostado. 😀

  6. Dicas maravilhosas. Quem não passou por um momento assim né?

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Fique ligado nos últimos posts do JJ antes do recesso de inverno!

    #jj #jovemjornalista #últimasemana #temporada2017A

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

  7. Amei o post dicas maravilhosas e o blog é lindo! Parabéns.. http://www.polianapereira.com

    1. Muito obrigada! Seja bem-vinda. ❤

  8. Ameeeeeeeeei o post Kah! Eu sofro muito de ansiedade, mas sou bem segura… Meu mal é que quero tudo pra ontem (nasci de 7 meses inclusive, isso é motivo de piada entre amigos e família) pelo fato de eu ser super acelerada, ficar ansiosa demaaais quando tenho algum compromisso importante, não dormir direito… Isso é horrível. Beijokas 😉

    1. Sou assim também Natz, fico muito feliz por você ter gostado! 😀

  9. Oi, Kaila!
    Eu sou a ansiedade em pessoa! Adorei seu texto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Que bom que gostou Lu, fico feliz! ❤

  10. Eu sempre fui muito ansiosa, hoje em dia consigo me controlar mais e graças a enfrentar, as vezes ficava ansiosa com apresentações de trabalho, entrevistas… Mas eu ia lá e enfrentava e sempre tentando dar meu melhor. Consegui melhorar bastante, graças a Deus, ótimas dicas. Beijos <3
    Charme-se

    1. Enfrentar o medo de frente é a melhor coisa, né? Fico feliz por você ter gostado! 😀

  11. Eu confesso que sou uma pessoa bem ansiosa, mas atualmente já consigo me controlar bem! Mas nossa, uns anos atrás era tenso… adorei as suas dicas! 😀

    1. É bem ruim, né? Já deixei de fazer muita coisa por conta da ansiedade.

  12. Olá Kaila
    Olha guria vc manda super bem nos textos viu?????
    Amei e vou favoritar aqui.
    Acho que é um post que todo mundo deveria ler.
    Já fui muitoooooo ansiosa do tipo que ficava sem dormir e sem comer na véspera de compromissos importantes.
    Hoje já não sou tão ansiosa, mas as vezes a preocupação me dá dores de cabeça.
    Amei as dicas e agradeço por compartilhar.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Obrigada Luli, fico muito feliz por você ter gostado! Me deixa tão grata. ❤

  13. Ai que post mais amor <3
    Desde que eu mudei minha alimentação para uma alimentação mais saudável minha ansiedade diminuiu muito e eu nem tinha reparado, notei agora com esse post. Tem gente que diz que controlar a respiração ajuda também, pra mim até funciona, quando não me deixa mais estressada ainda.

    Beijos, Carol | Pink is not Rose

    1. Que bom que gostou Carol, fico tão feliz! ❤

  14. Só sabia do chocolate que ajudava, bacana conhecer mais alimentos que ajudam! ^^

    Beijo!

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz, viu?

  15. Acho que a ansiedade é uma coisa que afeta todo mundo, o legal é saber lidar né?!
    Adorei as dicas!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    1. Sim, escolhemos qual caminho seguir, o ruim ou o bom! Fico feliz por você ter gostado.

  16. sou muito ansiosa. Eu dou um descanso pra mim, paro de fazer as coisas que andam me deixando ansiosa,nervosa, estressada aí depois volto pra elas. Dá uma renovada no astral, sabe?
    Gostei das dicas. Ansiedade é o mal do século 🙁
    bj http://diadebrilho.com

    1. Sim, se desligar um pouco sempre é bom!

  17. Óptimas dicas! Infelizmente sou super ansiosa e sofro um pouco à conta disso… Beijinhos

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico feliz! ❤

  18. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei do post é ansiedade já foi um problema na minha vida muito grande
    hoje consigo controlar melhor, sinto que Deus me ajudou a me livrar disso, Hoje em dia não me sinto tao ansiosa pra quase nada. Nossas emoções são bem complexas mas temo que confiar que Deus pode nos ajudar em qualquer situação.
    Bjs
    https://bemcandy.blogspot.com.br

    1. Oi Beatriz, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado, Deus é tudo!

  19. Que saudades de comentar em seus posts, aqui estou eu novamente!
    Ameei muito o post Kaila, creio que ajudará muitas pessoas! Parabéns <3
    cheiasdefe.blogspot.com.br

    1. Seja bem-vinda novamente Ester, fico muito feliz por você ter gostado! 😀

  20. Adorei a dica dos alimentos, não sabia que ajudavam na ansiedade

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    1. Que bom que gostou Paty, fico feliz! ❤

  21. Ótimas dicas, vou mandar o post para a minha amiga

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    1. Que bom que gostou, espero que ela goste! ❤

  22. Oi Kaila, dizem que meditação é mesmo um ótimo método para controlar a ansiedade. Eu pratico yoga e acho que ajuda demais também. Um beijo! :*

    1. Ajuda mesmo! ❤

  23. seu post foi ótimo e me ajudou muito, muitas vezes jã deixei de fazer as coisas por insegurança ou medo.. Obrigada !

    1. Fico muito feliz em ter te ajudado de alguma maneira, viu? ❤

  24. Excelente post, Kaila! Sou bem ansiosa e mesmo que tenha aprendido a controlar +, ainda tem dias que a dita cuja aparece. Amei as dicas, não sabia que alimentos podiam ajudar. E qto a planejar, para mim só ajuda qdo é a curto prazo. E se dependo de outra pessoa e a pessoa é enrolada, isso já atrapalha tb, rs.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  25. Eu tenho problema com ansiedade desde que me conheço por gente, já cheguei a passar mal e desmaiar de tão ansiosa que ficava com algo. Primeira vez que mudei de escola foi terrível, minhas apresentações nos shows de talentos da escola eram um fracasso sempre, eu desistia ou fazia fiasco, antes da minha comunhão foi terrível, as viagens que vou fazer me dão insônia, é complicado. Mas antes eu era pior, pois como disse, eu chegava ao ponto de passar mal. Hoje, só passo mal se eu brigo com alguém de que amo muito, aí meu medo de perder a pessoa me deixa nervosa, atacando a ansiedade e, consequentemente, me fazendo passar mal. Embora já seja mais controlada, é difícil lidar com ela as vezes, meu trabalho é estressante demais, então eu não consigo relaxar, sabe? Então, quando percebo que aquela dorzinha no peito e a respiração errada, por estar com dificuldade de respirar, está me afetando, eu corro comprar um chocolate pra ver se acalmo. Sempre ajuda, mas tento evitar pra não ficar dependente demais. O que eu li no blog de uma outra blogueira, foi que mascar chiclete também ajuda, então tenho carregado comigo sempre, para qualquer imprevisto eu poder mascar. Ajuda um pouquinho.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    1. Minha ansiedade era assim, mas nunca cheguei a passar mal. Até hoje minhas mãos suam e fico morrendo de medo de fazer algumas coisas, então coloco esses truques em prática!

  26. Essas dicas são muito boas! Achei o post fantástico 🙂
    Beijos

    1. Que bom que gostou, fico tão feliz! 😀

  27. Priscila Ferreira says: Responder

    Ótimas dicas, só quem passa por isso sabe o quanto é difícil as vezes “domá-la”!

    http://www.coisasdepriscila.com
    face instagram
    Beijo.

    1. Pois é! ❤❤

  28. Ansiedade é meu segundo nome
    ” #fluoxetina ” … só melhorei a qualidade de meu sono com ela.

    https://popmodas.com.br/

    1. Nunca ouvi falar. Minha ansiedade é lá nas alturas também.

  29. Ansiedade é um mal do século atual tenho ás vezes, mais já tive de forma intensa que me atrapalhava cuidei pra controlar hoje em dia sei bem como lhe dá em determinadas situações!
    Beijos Kaila amei o post!
    http://www.silalmeida.com

    1. É o mal do século mesmo Sil. Fico feliz por você ter gostado! 😀

  30. Gostei muito do post com as dicas amiga.
    Hoje em dia todo muito é um pouco ansioso.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. É mesmo Jana, difícil quem não é.

  31. Ótimo post, Kaila. Eu sofro de ansiedade desde pequena, e por muitas vezes muitos achavam ser bobeira. Até hoje tenho crises e sempre fico doente quando estou muito ansiosa por algo. Suas dicas realmente são ótimas. Você conhece o aplicativo “Querida, Ansiedade”? tem me ajudado bastante também. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Já vou baixar, obrigada por compartilhar! ❤

  32. OOi adorei a dica, eu sou uma pessoa muito ansiosa, e a cada compromisso que me deixa insegura ou ansiosa eu tento controlar e enfrentar essa pequena dificuldade.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  33. Eu sou muito ansiosa, então adorei essas dicas que ajudam a controla-la.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  34. Cesar Augusto says: Responder

    Amei o post. Nossa foi muito útil para mim pois sou bem ansioso amor.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, meu amor! ❤

  35. Oi Kaila, eu acho que vc escreveu esse post pra mim kkkkk morro de ansiedade, mas adorei suas dicas, diminuir o estresse diário é realmente importante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. E como é! Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  36. Oi, sou o Thaylon! Tudo bom com você?
    Nossa em primeiro lugar te parabenizo por esse blog lindo e agradeço por ter ido lá no meu blog deixar um comentário do amor. Obrigado.
    Depois de algumas coisas ruins que aconteceram comigo, comecei a desencadear um monte de coisa e uma dessas coisas foi a ansiedade. Pesquisei varias coisas que até que me ajudavam, só que era muito de momento então fui procura ajuda do médico e ele me passou um remédio e me encaminhou pra um psicologo! Pocha é uma loucura isso tudo, tem dias que o mundo parece que vai desabar na minha cabeça e é quando aparece algo novo pra fazer. Gostei das dicas e vou me forma a fazer pra ver o que rola…
    http://thayloncardoso.blogspot.com.br

    1. Obrigada Thaylon, primeiramente seja bem vindo! Parece mesmo, sou muito ansiosa também. Fico feliz por você ter gostado das minhas dicas! ❤

  37. Que texto incrível, Kaila, parabéns, e realmente dá uma ajuda quando estamos precisando mesmo de tirar um tempo para refletir e entender nossas necessidades e desejos!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    1. Muito obrigada Patty, fico tão feliz por você ter gostado! ❤

  38. Esse cinza do seu blog também é ótimo para acalmar a ansiedade! Sou fã de cinza Kaila, comento sempre que vejo, é amor mesmo! Adorei as dicas e o post, eu estou melhorando a cada dia nessa questão de controlar a ansiedade e minha vida só tem evoluído com isso!

    Abraços e uma ótima semana!
    http://www.barbaradoblog.com

    1. Que bom que gostou Bárbara, fico tão feliz! ❤

  39. Eu sou muito ansiosa, ao extremo e insegura. Mas estou na luta diária aqui AHUHUA-q

    E eu amei esse post, principalmente sobre esse conselho: “Não desmarque compromissos por conta da insegurança, enfrente um por um até que aquilo seja normal para você” <3

    https://www.itslizzie.space/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  40. Que ótimas dicas!
    Me sinto uma pessoa muito ansiosa e o conteúdo desse post me ajudou muito!
    Eu sempre faço minha agenda semanal e vou modificando durante a semana, conforme minha necessidade, isso me ajuda muito a me planejar e pelo menor tentar manter tudo em ordem.
    E concordo com todas as outras dicas, controlar o estresse, não desmarcar compromissos por conta da ansiedade, dedicar um tempo para si mesmo, enfim, gostei de todas as suas dicas.
    Beijinhos da Jacky.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/
    https://www.youtube.com/jackytompson

    1. Que bom que gostou Jacky, fico tão feliz! ❤

  41. OI Kaila,
    Gostei bastante do seu post, bem completo e esclarecedor. A gente nunca deve desprezar nenhum sintoma, e estar sempre atendo para nós e aos sinais do nosso corpo. Afinal, cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto a fisica. Ser paciente, dar um tempo para si mesmo são ótimas dicas.
    E ao menor sinal de que a ansiedade esteja de alguma maneira trazendo sofrimento ou atrapalhando a rotina um bom profissional é sempre a melhor saida.
    Nâo devemos ter vergonha nem se sentir inferiores por isso!

    Bjs
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    1. Pois é Pri, fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  42. Olá Kaila, desde sempre tive muita ansiedade, principalmente em situações em que eu deveria falar em público, eu chegava a passar mal, e duas vezes chorei e tremi na frente de todo mundo na minha sala, quem sofre desse mal sabe bem como é. Gostei muito de você ter trazido esse assunto no blog e das dicas, já peguei umas para mim 😀

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Fico tão feliz por você ter gostado. Já passei por algumas situações bem chatas por conta da ansiedade também.

  43. Que dicas ótimas! Tenho adotado boa parte desses hábitos na minha rotina, e devo dizer que a diferença é enorme. E como tu disse, quanto mais fugimos das coisas que temos medo, pior fica. Temos que enfrentar – depois acabamos vendo que nem era tão ruim quanto pensávamos. São exercícios diários, mas aos pouquinhos vamos melhorando ❤

    Beijos!

    http://www.letrasnagaveta.com

    1. Fiquei tão feliz com seu comentário, mais ainda por você ter gostado! ❤

  44. Adorei as dicas eu sou super ansiosa é horrível as vezes

    1. E como é, sou bem ansiosa também.

  45. Ei Kaila, obrigado por compartilhar e Parabéns pelo trabalho 😀

    1. Muito obrigado Adriano, fico feliz por você ter gostado!

Deixe uma resposta