Blogosfera: as criadoras de conteúdo estão perdendo a credibilidade?

Planejamos nossa vida em questão de segundos, fazemos mil escolhas, criamos mil metas e nos enganamos ao pensar que percorremos o caminho que escolhemos, somos feitos de planos, sonhos e incógnitas. Em algum momento da nossa vida iremos enfrentar uma grande metamorfose que nós mostrará que nesta vida não escolhemos, somos os escolhidos, cada ser humano possui uma particularidade, uma missão e um motivo para estar aqui. Não escolhemos seguir uma carreira, já somos destinados à segui-la. Escolher ser uma criadora de conteúdo vai além dos seguidores, visualizações e das curtidas, compartilhamos informações, mensagens, entretenimento e novos conhecimentos para dezenas, centenas e até milhares de pessoas. Essa troca de informações e vibrações vai além do contato, precisamos ter consciência que pessoas se inspiram no nosso trabalho e adquirem algo porque usamos ou indicamos, neste momento a credibilidade da blogueira se torna importante.

São incontáveis as publicações que são feitas à cada instante, todas elas com alguma informação, dica ou apresentação de algo. E no mundo virtual a maioria delas origina-se do trabalho das criadoras de conteúdo, depois que esse serviço se tornou remunerado as preocupações começaram a aparecer. Estava explorando alguns vídeos no Youtube essa semana e avistei dois de publicidade que continha inúmeras criticas, acompanhei alguns comentários e vi diversas pessoas dizendo que a pessoa que indicava um determinado produto não o usava realmente e que só estava apresentando e indicando aquele item pelo dinheiro ganho pela divulgação, no outro infinitos comentários diziam que a blogueira obteve um resultado ruim com o produto, que investiu no item e que o resultado foi decepcionante, ao invés de contribuir para a marca ela denegriu a imagem do produto, nestes dois casos, as mesmas perderam credibilidade do seguidor e da empresa que investiu naquele trabalho.

Fomos contemplados a realizar essa missão e precisamos executar a mesma da melhor maneira possível, se não tomarmos algumas providências e tornar nosso trabalho confiável iremos destruí-lo. Conquistar um pequeno espaço no mundo virtual é desafiador e quando alcançamos esse resultado devemos prezar diariamente pela honra de estar aqui, nossa intenção como criadora de conteúdo deve ser compartilhar boas experiências, conhecimentos e dicas que fazem diferença no nosso dia a dia, conteúdo pago é importante, até porque manter um blog profissional no ar não é de graça, mas antes de aceitar qualquer proposta pense nas pessoas que irão adquirir aquele produto porque gostam de você e podem se decepcionar, conheça antes, sinta, teste e depois indique.

Nosso trabalho só tem sentido se nele estiver presente nossos seguidores e empresas que confiam em nós. Se dedique aos seus seguidores e se doe para as marcas, faça uma divulgação a altura, se programe, faça boas fotos, grave um vídeo repleto de conteúdo, mostre o quanto aquela marca merece reconhecimento, do mesmo jeito que ela pensou em ti e resolveu te escolher, entre os milhares de sites existentes. Faça por amor, com energias positivas, de corpo e alma, valorize cada vez mais o seu, o meu, o nosso trabalho. Nunca se esqueça que se está aqui é porque você foi escolhido, nesta grande imensidão, nos trilhões de caminhos existentes, o seu está aqui.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

82 Replies to “Blogosfera: as criadoras de conteúdo estão perdendo a credibilidade?”

  1. Luiza Helena Vieira says: Responder

    Oi, Kaila!
    Adorei o seu texto. Achei super interessante sua colocação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    1. Que bom que gostou Lu, fico muito feliz! ❤

  2. Oi Kaila
    Adorei a reflexão sobre o assunto, eu sempre tento fazer o meu melhor sabe, adoro ter o blog e falar de livros.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    1. Amo falar sobre o que gosto também, não tem nada melhor.

  3. Temos que fazer o melhor pelo blog, para que os nossos leitores receba o melhor também, umas das finalidades que gosto de fazer no blog é divulgar produtos de empresas para que os leitores possam conhecer os produtos. É uma forma de utilidade pública, muitas vezes a pessoa não conhece o produto e dessa forma ela passa a conhecer, gostei muito do post, Kaila tenha uma ótima semana bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Pois é, gosto de passar isso para os meus leitores também! ❤

  4. ótimo o que você escreveu. Se tornou um trabalho, então tem que haver comprometimento e profissionalismo. Não basta só fazer com o coração, tem que se fazer corretamente. <3
    Charme-se

    1. Sim, com dedicação, amor e esforço tudo dará certo.

  5. Eu sempre tento fazer o melhor, seja em vídeos ou em posts e acredito que nosso trabalho é maravilhoso, principalmente na hora de indicar algo ou não indicar né? Porém, com tantas blogueiras surgindo a cada dia, fica mais difícil saber no que acreditar, muita gente se vende somente pra ganhar permuta e fala bem do produto mesmo não sendo verdadeiro. Não acha?

    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    1. Pois é, e o pior é que essas pessoas queimam quem realiza o trabalho certo.

  6. Oi Kaila
    Realmente, confesso que vejo na TV alguns comerciais e penso logo: essa pessoa NUNCA que vai usar essa marca/produto! N me passa confiança, sabe?!
    E isso é triste na verdade…N lembro quem foi a artista, que fez um comercial de cerveja e anos depois confessou que n toma cerveja… MAS COMO ASSIM?
    Ou vc usa e faz a publicidade ou n faz! N entendo pq fazer publi de uma coisa que vc n usa…
    Acho q as pessoas deveriam fazer realmente publicidade qd usa o produto!
    Afinal, como incentivar pessoas a usar/comprar coisas q vc msm n usa/n confia?? ,
    Acho pura enganação!

    Bjoooos

    1. Acho que tudo que você indica deve ser coisas que você usa e que de alguma forma transforma o seu dia a dia, que te deixa melhor e que proporciona um bom resultado. Se não for assim, nem precisa fazer, né?

  7. É complicado. Todos os produtos que mostro no blog, tenho um carinho enorme com tudo, com as fotos, com o conteúdo a ser apresentado, faço testes inumeras vezes… é complicado.
    Lembro uma vez que a Bruna Vieira fez um post pago no instagram de absorvente intimo diario… Todo mundo caiu em cima dela. Cara, toda mulher sabe que isso faz MUITO mal… e achei muita sacanagem fazer esse tipo de post. Acho que nem tudo vale a pena, sabe? Se faz mal, nao aceitamos, ou vamos falar mal, vamos falar que nao funcionou… faço isso diversas vezes.
    Acho que vale a sinceridade!
    beijao

    coloresam.com

    1. Sim, acho que independente do preço ganho precisamos pensar em quem investe por nossa causa, sabe? Devemos indicar algo que transforma nosso dia, sabe?

  8. Temos sempre que fazer o melhor pelo blog, mas sem deixar a nossa essência de lado. Vejo muitas blogueiras que só querem parcerias e publicidade, mas esquecem que a opinião própria vale muito mais.

    1. Pois é Ju! ❤

  9. Nossa, amei seu post. Outro dia tava refletindo exatamente sobre isso e sobre como blogueiro virou modinha, sabe?! Enfim, mas o importante é fazer o que a gente gosta por amor e continuar batalhando pra conquistar o melhor <3
    beijos

    http://www.marinaalessandra.com

    1. É uma pena, né? É um trabalho tão bonito!

  10. Ótimo texto Kaila…acho que pela facilidade em ter um blog e uma conta nas redes sociais abre-se a possicibilidade de qualquer pessoa ter um blog e, às vezes, essa pessoa não tem interesse pelo conteúdo e sim pela publicidade e por ter seguidores..

    Boa semana

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    1. Uma pena, né? Esse trabalho é tão lindo, devia ser feito com muito amor.

  11. Ótimo post.
    Ser blogueira vai muito além de parcerias e publicidade.
    É necessário entender que toda e qualquer opinião que disponibilizamos em nossos blogs são analisadas pelas nossas seguidores podendo ser um termômetro na hora de adquirir um bom produto ou serviço,por esse motivo devemos ser sinceras e prezando sempre a qualidades das informações bem como do nosso trabalho.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Sim, não é a credibilidade do produto é a nossa que está em jogo, devemos pensar muito!

  12. Ótimo post, Kaila! Concordo com você!

    Beijo!

    1. Fico feliz por você ter gostado Pathy! 😀

  13. Oi Kaila, tudo bem?
    Gostei muito da reflexão! Hoje muitas nem avisam quando estão fazendo publipost, é brabo…
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Prih, tudo sim e você? É mesmo! Fico feliz por você ter gostado! ❤

  14. Oi, Kaila!
    Sabe, esse é um assunto tão polêmico…
    Conheço tanta gente que não gosta dos livros que indica só porque são parceria ou que indica lojas e produtos que não usariam.
    Por isso eu só acredito realmente nas dicas de algumas pessoas. Eu mesma só indico quando realmente gosto e quando não gosto, reclamo mesmo, haha.
    É uma responsabilidade grande, eu não gostaria de enganar as pessoas.
    😛

    Beijooos

    http://www.casosacasoselivros.com
    http://www.livrosdateca.com

    1. É uma pena, né? Infelizmente nosso serviço fica queimado por causa disso.

  15. Nossa, incrível seu post concordo exatamente com cada palavra!

    1. Fico feliz por você ter gostado! 😀

  16. Muito bacana o texto Kaila. Depois te tantos anos trabalhando nesse meio digital, sinto que dá para perceber quando uma publicidade é totalmente falsa e quando ela tem realmente a ver com quem está divulgando. É um trabalho em conjunto, do influenciador com as marcas. Infelizmente tem vezes que não dá certo ~ e todo mundo acaba notando, né?

    1. Sim, impossível não notar, né? Gosto muito de algumas blogueiras pela sinceridade.

  17. Muito bom Ka! Realmente hoje, as pessoas acham que esse trabalho é envolvido pelo interesse.Mas muitas vezes não olham o amor que temos por isso.
    Adorei cada linha!

    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br
    Instagram: @blognatielesouza
    Youtube: Natiele Souza

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Na! 😀

  18. Olá Kaila,
    Ótimo texto!!
    Eu sou 100% sincera e transparente com os meus leitores, já teve produtos que eu falei que não funcionou comigo e que também não gostei. Mas, quando você vai dizer isso para a empresa elas simplesmente não aceitam e acho chato isso da parte deles não darem uma devolutiva para a pessoa. Poderia agradecer pelo menos? Eu sei que existe “empresas e empresas” mas, é chato.

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    1. Sim, é bem chato. Sei que as empresas querem ouvir coisas positivas do produto, mas infelizmente se ele não funcionou, não podemos mascara-lo e dizer que ficou bom.

  19. É tudo tão polemico, ne?! Esses dias, li num grupo a seguinte pergunta: vcs confiam mesmo em resenhas de youtubers super famosas?
    Na mesma hora, perguntei: as pessoas que escolheram se influencer, blogueira, youtuber ou whatever nao podem ter sucesso na carreira? Precisam estar fadadas ao fracasso pra ter credibilidade??? Precisa pagar pra trabalhar… so vao acreditar em resenhas, por ex, que a influencer comprou??? Acho que tem profissional sem etica em qq profissao. Mas as pessoas acham que ter um blog/youtube nunca sera um profissinal… sempre criticam sem nem ter noçao de que é uma profissao como outra qualquer e q tem q ser remunerada sim.
    Beijos e adorei o texto.

    1. Acho que a blogueira/youtuber consegue criar sua imagem, e isso vai definir a opinião do leitor, sabe? Por exemplo, a Chata de Galocha, não importante se é comprado ou ganhado, se ela diz que é bom eu confio e fico super curiosa para testar. Acho que é bem intenso esse mundo e devemos ser cuidadosas desde o começo.

  20. Ótimo texto! Acho que muitas blogueiras perdem um pouco da credibilidade e da confiança das leitoras e seguidoras por conta das muitas publicidades. Hoje em dia, não sabemos se a “opinião” é realmente sincera.
    e como em qualquer outra profissão, possui profissionais com ética e outros sem.
    Beijos

    1. Pois é! Concordo contigo.

  21. Agora que to de férias, esse post me inspirou para criar várias coisas para o blog e para o meu canal. Porque eu estrava aqui meio triste por não saber como colocar em prática as ideias que já tive e anotei, mas vou jogar essa tristeza pra longe e tentar de todas as formas. 😉

    1. Tente sim, se arrisque e procure sempre o novo, seu blog é incrível! ❤

  22. Nossa, mas que post lindo Kaila! Muita blogueira grande precisa ler isso viu?
    Tem post novo lá no blog, um beijo 🙂

    Blog | Facebook | Instagram

    1. Muito obrigada Carol, fico feliz com seu comentário.

  23. Falou tudo o que eu penso e acho a respeito de credibilidade!
    Ainda gosto de conteúdo simples, informativo e criativo.
    Ando desanimada com o blog, mas tento sempre ser criativa nas publicações, sei que mt gente curte isso.
    bj http://diadebrilho.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado. Não desanima não! ❤

  24. Pra mim, algumas não têm credibilidade mesmo e não apenas as mais famosas. Mts de blogs pequenos acham tudo que testam perfeito, apenas com o intuito de receber outros produtos de outras marcas.

    Um dos vídeos q vc viu foi da Lu do Chata? Pq soube q o publi dela para a Avon causou polêmica e no fim ela teve q se explicar e falou q usa a marca sim e q se é algo que ela não gosta, ela recusa.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Confio muito na Lu Ferreira, mas aquele vídeo está realmente duvidoso.

  25. 😉

    Profissionais sem credibilidade tem em qualquer área! Infelizmente…

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

  26. Kaila, falou tudo, viu? Já vi muitas meninas divulgando produto sem nem testar. E, admito, que já cometi este erro, mas bem antes de ser uma blogueira, quando eu só ganhava os presentes para divulgar pelo IG. No caso, a própria marca não se importava, pois me deixou claro que eu não precisava usar ou testar, que era só tirar fotos e divulgar. No momento, eu fiz aquilo, mas depois de algum tempo, alguns seguidores começaram a ter dúvidas do produto e eu não sabia responder. Então me obriguei a testar, pelo menos alguns. Desde então, todo produto, seja ganho ou comprado, eu tento ser bem transparente sobre minha experiência. Porém, quando é um produto de parceria, devemos escolher bem a forma de colocar nossa opinião sobre o produto, pois se não nos adaptamos a eles, precisamos entender os motivos. E isso foi um erro que cometi e a empresa pediu que eu editasse uma frase, para meus seguidores entenderem os motivos de não ter obtido os resultados indicados. Então percebi que, quando ganhamos os produtos para testar e indicar, também podemos entrar em contato com a empresa antes e bater um papo sobre como podemos abordar os critérios, mas também podemos pesquisar mais para entender.

    É uma pena que muitas meninas usem dessa carreira para usufruir coisas. Que só querem os presentes e só. É péssimo isso, para nós. Pois quem leva a sério acaba sendo prejudicado, infelizmente.

    Beijos,
    Última postagemFanpage

    1. Desde o começo sempre testei tudo antes de dizer, é super importante.

  27. Patricia vicente esgoti says: Responder

    Ameei o texto, é bem isso, lidamos com credibilidade a todo tempo. Mas quando envolve dinheiro, muitas deixam qualquer opinião sincera de lado. E acredito que isso que esta deixando o momento tão desconfiado no universo dos blogs.

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

    1. Pois é, uma pena, né? Esse serviço é tão lindo!

  28. Minha linda amei esse post!! Realmente devemos indicar ou fazer algo na internet por amor e não porque isso se tornou um mercado lucrativo.
    Beijocas.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  29. Olá Kaila,
    Esse assunto foi abordado no evento do CNB2017 e super concordo. Não basta fazer o trabalho de influenciadora digital com amor, precisa fazer bem feito, isso requer tempo e dedicação.
    Temos que valorizar o nosso trabalho e se determinado produto enviado por assessoria não deu certo, é nosso dever comunicar a marca e não publicar o post, evitando uma propaganda enganosa.
    Costumo ressaltar na maioria das minhas resenhas que é uma impressão pessoal minha e o produto testado pode variar o resultado de pessoa pra pessoa.
    big beijos

    1. Sim, acho super importante. Prezo muito pelas resenhas aqui do blog, todas tem minha real opinião. É super importante ser cuidadosa!

  30. OOi linda, adorei a postagem, devemos valorizar o nosso trabalho, e fazer bem feito, dizendo o que realmente acha do produto.
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz Le! ❤

  31. Texto incrível amiga adorei como sempre.
    Temos que fazer nosso trabalho com todo amor e carinho com certeza.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Jana! ❤

  32. Cesar Augusto says: Responder

    Amei o post. Texto maravilhoso.

    1. Obrigado meu amor! ❤

  33. Cara, acredito que a vida de uma blogger com muitos jobs deva ser uma loucura e realmente, acaba que ela nem para mais pra pensar no que tá fazendo e só segue o fluxo. Mas também tem muita blogger pequena que pra “crescer” faz qualquer coisa e não tem escrúpulos… Enfim, temos que parar e avaliar tudo que fazemos pois temos uma grande responsabilidade, com certeza. Achei muito bacana tu levantares essa discussão aqui ;D


    Beijos
    Brilho de Aluguel.

    1. Que bom que gostou Thayse, fico muito feliz viu? ❤

  34. Oii, Adorei a forma como colocou seu ponto de vista no texto.
    Temos que dar nosso melhor expondo informações e trazendo novidades e isso vira uma espécie de troca com o leitor, que muitas vezes coloca o ponto de vista dele ali, que nos trás um retorno. Eu já tive um blog há anos e quando ele começou a crescer eu não consegui conciliar tudo e ao invés de empurrar com a barriga como vejo muito blogueiro grande fazer, optei por deletar o mesmo.
    É uma grande responsabilidade.
    Beijo,
    MadamePoison.com

    1. É bem difícil mesmo, tem que focar e segui sempre um ideal, aquele que mais leva nossa essência para o leitor.

  35. Concordo, temos que nos dedicar e falar a verdade. Quando eu recebo algo que nao curto eu aviso a marca que nao ficou bom em mim, e ai nao posto ou devolvo. Claro que com o tempo nosso estilo evolui, e as vezes os gostos mudam, mas e importante ser fiel ao que dizemos hoje! Bjs

    http://www.deboradahl.com

    1. Sim, acho bobeira falar ou indicar algo que não faz diferença para nós sabe? Tem que ser aquela dica de verdade! ❤

  36. Olá Kaila
    Concordo com você, a credibilidade é essencial!
    Um trabalho bem feito, com amor, dedicação, profissionalismo e responsabilidade.
    Infelizmente já comprei livros que diziam ser excelentes e fiquei decepcionada, embora saiba que na minha área é também uma questão de gosto pessoal um bom livro é aquele bem escrito e não o livro modinha que foi feito em 10 partes para ganhar dinheiro e não acrescenta nada ao leitor.
    Se não gosto, digo e explico o motivo detalhadamente sempreeee dizendo que o que um gosta outro pode não gostar.
    Mas acredito que na área da beleza deve ser ainda mais difícil esse parecer técnico e avaliação.
    Como sempre parabéns pelo post!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Sim, é bem complicado, cada pessoa tem um gosto e se adapta com algo, o que dá certo para mim pode não dar para você e vice-versa e isso torna tudo bem difícil. Obrigada Luli! ❤

  37. Parabéns pelo post! Mostrar diferencial é fundamental para continuar no mercado.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz!

  38. Uhuuuuuuu! Falou tudo, é uma pena que muitas vezes, fazemos tanto esforço e nem sempre temos um retorno positivo, é uma luta infinita, todos os dias, já não fazemos mais as coisas pensando em nós, é se os nossos seguidores vão gostar, se vão curtir, o que eles gostariam de ver e muitas vezes, nosso desgaste acaba sendo passado despercebido… Gravar um vídeo, fazer um post, postar uma foto bacana no insta, tudo isso dá trabalho, demora, mas no fim, quando recebemos um comentário positivo, já vale a pena <3

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2017/06/testei-kit-alisena-da-muriel.html
    youtube.com/tpmbasica

    1. Sim, é bem difícil mas muito gratificante! ❤

  39. Adorei esse post. Concordo que devemos fazer por merecer o espaço que conquistamos online e devemos manter a nossa credibilidade a todo custo!

    1. Pois é! Fico muito feliz por você ter gostado. ❤

  40. Adorei seu post. Acho que as blogueiras ficaram meio que desesperadas para serem pagas pelo blog que aceitam qualquer trabalho. Isso é uma coisa complicada, porque as pessoas vão perdendo o crédito e os leitores param de acreditar naquilo que a blogueira tem a dizer.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Pois é, precisamos priorizar nossos leitores e selecionar bem as parcerias!

Deixe uma resposta