Como lidar com pensamentos e sentimentos negativos

Há dias que acordamos sem ao menos querer, observamos as horas passar, os sentimentos chegar, as pessoas partir, e as dúvidas ficar. Diversos fatores colaboraram para a nossa entrega aos pensamentos ruins ou negativos, eles são todas as sensações desagradáveis que sentimos, tais como o medo, a raiva, a incerteza, a tristeza e a angústia. Os mesmos entram sem permissão na nossa cabeça e se sobrepõe a todos os outros sentimentos, causando uma grande confusão interna, repleta de medos, perguntas e insatisfação. Na maioria das vezes os pensamentos indesejados são frutos de uma percepção distorcida ou limitada da nossa realidade. Sabemos que o mundo não é nenhum mar de rosas, o que nós esquecemos é que ele é o que proporcionamos à ele, se despejarmos negatividade isso retornará a nós, mas se emitirmos boas vibrações, ele florescerá.

Os pensamentos negativos são um problema comum, o grande obstáculo é que ele não afeta apenas o ritmo da nossa vida, como atinge nossa saúde, aumenta nosso estresse e nós impede de buscar oportunidades pessoais e profissionais que melhorem nossa vida. Ao substituir os pensamentos negativos por ações positivas, podemos vencer o estado de espírito que nós impede de alcançar a verdadeira felicidade. Por isso, antes de dizer ou pensar algo negativo pare e pense no valor que aquilo estará te agregando, se for para o mal, apenas omita aquele pensamento e pense em uma solução melhor.

Nossas palavras tem uma forma extraordinária sobre a nossa vida, por isso, ao acordar faça uma lista de cinco palavras extremamente negativas que você utiliza com frequência, tente se pegar as usando durante o seu dia, e quando isso acontecer imediatamente substitua-as em seus pensamentos por termos menos extremos. ”Horrível” pode se tornar ”infeliz” ou ”não tão bom como eu esperava”. Conforme o tempo for passando, você eliminará certas palavras e pensamentos da sua mente, transformando e deixando seus dias ainda melhores.

Aprenda com as suas experiências negativas, encontrar o lado positivo de uma situação adversa ajuda a ver as más experiências como menos extremas. Por exemplo: imagine que seu computador parou de funcionar, pode ser o momento perfeito para você descansar ou para dar um tempo à si mesma. Beba uma água, tome um café, respire e solucione o problema. Da mesma maneira que devemos enumerar nossas palavras ruins, devemos listar as coisas boas que acontecem ao longo do nosso dia, elas não precisam ser incríveis, ações simples podem transformar nosso dia a dia, o simples cheiro de uma boa xícara de café ou o som da nossa música favorita, renova nossos sentimentos.

Procure dar valor as coisas significativas que acontecem ao seu redor, agir dessa maneira faz com que uma base alto-astral permaneça presente em você, deixando mais difícil para a negatividade tomar conta. Diga e agradeça o tempo todo pelas coisas boas que estão acontecendo na sua vida, ria, relaxe. Mesmo que você possa estar ocupado, preocupado com algo ou triste, simples coisas podem fortalecer o seu bom humor e sua mente. Por isso, coloque uma música para tocar, use roupas aconchegantes e ajuste a iluminação, essas são maneiras das quais você pode utilizar para amenizar os sentimentos de desemparo associados ao estresse.

Ao final do dia todos nós devemos tirar um tempo para desestressar, encontre um lugar tranquilo e confortável, pode ser seu quarto, sua varanda ou sua sala de estar. Tranquilize sua mente, reveja mentalmente o seu dia e identifique fatores que ocorreram ao longo dele, observe as coisas positivas que você experimentou e seja grato por cada uma delas.

E não se esqueça, se você se sente oprimido pelas suas experiências negativas, além de praticar os exercícios de pensamento positivo, você pode se beneficiar muito ao conversar com um terapeuta.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

66 Replies to “Como lidar com pensamentos e sentimentos negativos”

  1. Que ótimo post p eu ler logo na segunda pela manhã!
    As palavras que eu precisava ler!
    Como sempre, vc arrasa nas reflexões!

    Bjoooos

    1. É tão gratificante isso Fe, muito obrigada! ❤

  2. É aquela velha frase clichê mas que faz todo sentido: “nem todo dia é bom, mas existe algo bom todo o dia”
    Eu tenho sérios problemas em me manter positiva, mas estou em constante busca disso. É sempre bom ler um texto assim <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. É isso mesmo Váh, todo dia algo bom acontece, mesmo quando o momento não é bom, no fim sempre teremos um aprendizado positivo!

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! 😀

  3. Pois é, ajuda bem, mas nem sempre é fácil reverter esses pensamentos.

    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    Instagram | Twitter | Fan Page

    1. Sim, mais se a gente se esforçar conseguimos. 😀

  4. Adorei o post flor! Uma reflexão super importante pra vida e ajuda nesse início de semana!
    http://www.blogdaju.com.br
    Beijoos!

    1. Fico muito feliz por você ter gostado. ❤

  5. Eu amo seus textos, são inspiradores e nos dão uma força moral em todos os aspectos da nossa vida. Eu atualmente tenho que tratar da minha depressão que agora veio com força total e está me atrapalhando e muito na vida cotidiana e relacionamentos familiares. =/
    Ler seu texto me deixou mais otimista, obrigada.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Não sabe o quanto fiquei feliz em ler isso, irei orar por você e tenho certeza que logo você estará melhor. Muito obrigada Le! 😀

    1. Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  6. Obrigada pelo texto inspirador, estava precisando ♥
    bj http://diadebrilho.com

    1. Fico feliz em te dizer as palavras na hora certa! ❤

  7. Kaila , que tapa na cara foi esse?
    Menina, um texto inspirador! È bem dificil de lidar com tudo isso, mas a forma como você abordou fez pensar sobre como muitas vezes é só não pensar. Assaltei uns trechinhos !

    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br
    Instagram: @blognatielesouza
    Youtube: Natiele Souza

    1. Own Na, muito obrigada! Fico muito feliz por você ter gostado. ❤

  8. Maravilhoso texto, acho que ajuda muito mesmo. Obrigada por partilhar!
    Beijos

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Adriana! 😀

  9. Parabéns pelo post! Foi uma ótima maneira de começar a semana.
    http://marymicucci.com

    1. Que bom que gostou Ma, fico extremamente feliz! ❤

  10. Gostei muito do post. Eu própria ando a tentar ser mais positiva e ver sempre o lado positivo de tudo, quanto menos stress tivermos na vida mais felizes somos! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Pois é, fico muito feliz por você ter gostado Inês. ❤

  11. Que post de utilidade pública! Eu sempre tento ser o mais positiva possível, mas ás vezes ainda me pego tendo pensamentos negativos, sabe? Então todas as dicas vão me ajudar muito. Achei muito legal isso de substituir palavras ruins por palavras menos fortes, vou começar a fazer isso!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Quando fizer, compartilha com a gente sobre o que mudou na sua vida! Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  12. Excelentes as suas dicas Kaila!!
    Todo mundo passar por momentos mais “down”, as vezes sem tanto entusiasmo e energia. Então é sempre bom buscarmos recursos para recarregar nossos pensamentos positivos e seguir em frente

    Adorei!
    Bjs
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    1. Que bom que gostou Pri, fico muito feliz! 😀

  13. Ameei o texto e as dicas!!! Acho MUITO importante sempre praticar e sempre pensar positivo. Acho que assim nós ficamos mais felizes, mas realizados e mais gratos também!!
    Amei!!
    Beijoos
    Yanna Karim

    1. E como ficamos, nossa vida melhora demais! Fico feliz por você ter gostado.

  14. A famosa “bad vibe”, né Kaila? O negócio é não deixar que ela tome conta ~ os conselhos foram ótimos!

    1. Pois é Ca, vamos nos livrar dela sempre! ❤

  15. Amei seu texto, Kaila! Precisava muito ler algo do tipo! <3

    Beijo!

    1. Fico feliz por você ter gostado Pathy! ❤

  16. Que texto maravilhoso Kah, me fez refletir um pouco.. muuuito bom! Beijokas 😉

    1. Que bom que te ajudei Natz, fico feliz! ❤

  17. Bem o que eu precisava ler. Sou muito negativa, e isso me atrapalha em tudo. Como dizem, coisas negativas atraem coisas negativas, e não é isso que queremos.
    Beijos lindona, Jardim de primavera

    1. Pois é Lara, quando mais você pensar positivo mas coisas boas estarão perto de você, é isso que queremos. ❤

  18. Preciso muitoo seguir essas dicas pra ser menos negativa. Eu já sou bem conhecida pela desmotivação, e sei que isso é bem ruim porque acaba afetando todo mundo em volta também. Ultimamente tenho me policiado pra ver o lado bom nas coisas e falar palavras mais positivas 🙂 Ainda preciso melhorar muitooo!

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Faça uma coisa de cada vez, até a positividade se tornar um hábito, as coisas irão fluir tão bem na sua vida! Não desista.

  19. Muito perfeito esse seu texto Kaila.
    Pensar positivo sempre!
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou Jana, fico muito feliz! 😀

  20. Amei o texto! Não me considero uma pessoa negativa, porém tenho pensamentos negativos as vezes. Vou começar a fazer isso de trocar as palavras, pq elas podem desencadear pensamentos negativos não só para quem está falando, mas como para quem está ouvindo.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Sim, a negatividade atinge não só nós, como todos ao nosso redor. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  21. Ótimas dicas pra começar a semana. Tem muitas coisas boas ao nosso redor, mas a gente fica se concentrando apenas nas coisas ruins. É sempre bom observar o lado bom da vida.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Pois é, o caminho da negatividade é mais fácil, mas não nós proporciona nada de bom. Precisamos nós esforçar para ser positivos! ❤

  22. Adorei o post e as dicas que ajudam demais a afastar esses pensamentos ruins.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Ju! ❤

  23. Olá Kaila
    Super bacanudo o texto, reflexivo e inspirador!
    Perfeito para gente começar a semana numa vibe mais dinâmica, numa sintonia mais iluminada e esperança no coração.
    Obrigada por compartilhar
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Que bom que gostou Luli, fico muito feliz! ❤

  24. Oi Kaila, tudo bem?
    Que post mais incrível!
    Amei cada linha, cada palavra que escreveu. Muito bom mesmo ler isso!
    Realmente temos que praticar o pensamento positivo, aliás, ver o lado positivo das coisas.
    Parabéns pelo post amore!

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.amandazulai.com.br

    1. Own Amanda, muito obrigada, de coração! Fico extremamente feliz por você ter gostado. ❤

  25. Gostei muito da dica de mudar as palavras por alguma não muito forte. Vou tentar fazer isso! O que me ajuda a manter longe de pensamentos assim, é trabalhar muito. Pois quando tenho mais tempo livre, sou propensa a negatividade.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    1. Gosto de me manter sempre ocupada também, é cansativo mas me ajuda demais!

  26. Cesar Augusto says: Responder

    Amei o post. Para refletir e sermos gratos a tudo que Deus nos dá.

    1. Pois é, ele nós proporciona tantas coisas incríveis! ❤

  27. É muito difícil lidar, né? A gente fica com aquilo na cabeça de ignorar tudo de ruim mas na prática sempre é mais dificil e muitas vezes até nos desanima, mas suas dicas foram preciosas e sem dúvidas levarei esse post pra vida. Amei <3 Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Muito obrigada May, espero que te ajude toda vez que algo te deixar para baixo!

  28. Que lindo o post Kaila. As vezes eu fico curtindo uma tristeza mesmo, e valorizar aquilo que e bom sempre ajuda, e fazer listas como vc indicou. Isso quase me lembra o jogo do contente do livro Poliana, vc ja leu? Bjs

    http://www.deboradahl.com

    1. Não li, mas amo livros desse gênero, vou procurar! 😀

  29. Estava precisando deste post <3 Muito obrigada. Eu tenho tentado sempre olhar o lado bom das coisas, mas as vezes é difícil, sabe ? Beijos ♥
    Charme-se

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Si! Pense positivo sempre. ❤

  30. Mto bom seu texto Kaila,vc usou algo que sempre faço,ver sempre o lado positivo das coisas negativas,poxa se todos conseguissem ser assim,olha,as coisas poderiam ser bem diferentes,mandou bem,parabéns e vamos aproveitar com sabedoria cada momento,abraço,,
    http://lorraneejunior.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigado pelo comentário Agnaldo, fico feliz por você ter gostado! 😀

  31. Olá excelente Artigo ! Estou adorando ler os artigos deste blog maravilhoso, sempre tem artigos fantásticos como este.

    Parabéns !

    1. Muito obrigada, fiquei muito feliz em ler isso, viu? ❤

Deixe uma resposta