Como superar o bloqueio criativo na hora de escrever?

Sempre gostei de me expressar através das palavras, quando não escrevo parece que um turbilhão de mensagens, palavras e frases ficam rondando meus pensamentos até serem libertados. Criar novos conteúdos, usar belas palavras e transmitir mensagens positivas pode ser desafiador, precisamos ter tudo no lugar: a mente, o corpo e a inspiração. Mesmo com as palavras em mente, o assunto definido e as imagens selecionadas é difícil elaborar e transmitir o aprendizado ou a mensagem que estamos buscando, na maioria das vezes isto acontece por conta do bloqueio criativo.

O bloqueio criativo sempre existiu, ele foi descoberto quando escritores não conseguiam mais criar, como se a criatividade tivesse um estoque finito. Alguns fatores agravam essa situação, sendo eles: problemas psicológicos como depressão, ansiedade, infelicidade, exagero da autocrítica e falta de motivação interna, são os motivos mais comuns em pessoas que estão sofrendo com o bloqueio criativo. Tenha uma coisa sempre em mente: se seu trabalho não está fluindo como você gostaria simplesmente pare, relaxe, durma e tente outra vez depois. Você pode ficar horas forçando a sua mente, exigindo que ela execute tal função, porém, na maioria das vezes isso não funciona, pode até realizar mais será um trabalho pela metade, sem a verdadeira mensagem que você quer transmitir.

Concentre-se em coisas que te façam bem, por exemplo, assistir um vídeo ou ouvir sua música favorita. Faça o mesmo com seus pensamentos, procure pensar coisas boas e que estejam relacionadas aos assuntos que você pretende abordar. Preciso escrever muitos artigos durante a semana e nem sempre estou inspirada ou criativa, meu truque infalível nessa hora é focar em algo que aconteceu na minha vida, pode ser um momento da sua infância, do seu relacionamento ou algum aprendizado, use aquele sentimento para transmitir o que você tanto procura.

Você se torna criativo quando acredita ser, se toda vez que você sentar e começar a escrever, criar ou desenhar, pensar que não vai conseguir, aquilo se tornará realidade, nossos pensamentos possuem uma energia inacreditável sobre nossas ações, eles motivam e movem nossas vidas, por isso, blinde seus pensamentos de energias ruins, acredite, confie e saiba que você pode superar suas próprias expectativas, somos e vamos muito além, precisamos apenas confiar e correr atrás diariamente. Junte todas as suas forças e mostre que você é capaz daquilo e muito mais.

Coloque seus pensamentos em ordem, se mesmo assim o bloqueio criativo permanecer, escreva os pontos principais do seu texto, crie um rascunho e vá elaborando sua escrita aos poucos, diminuindo as distrações e focando cada vez mais no seu conteúdo. Não existe uma solução específica para o bloqueio criativo, cada um de nós possui sua própria combinação de fatores que podem levar a um, se conheça, se explore e com o tempo você vai descobrir e eliminar os fatores que estão te afetando.

O que você faz quando o bloqueio criativo surge? Conta para mim! 😀

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

 

108 Replies to “Como superar o bloqueio criativo na hora de escrever?”

  1. Dicas ótimas!!
    Vira e mexe eu sempre tenho um bloqueio e é horrível 🙁
    Beijos

    1. Sempre tenho também, é tão ruim.

  2. Cesar Augusto says: Responder

    Que texto lindo meu amor. Amei o post, tenho muito orgulho de ser seu marido.

    1. Own meu amor, muito obrigado! Sou muito feliz por ter você. ❤

  3. Amei as dicas, geralmente eu consigo ter mais ideias ao lavar louça. Pq é tão automático que quando vejo estou tendo para posts ou coisas que preciso
    beijos

    1. Sou assim também, minhas inspirações surgem nas horas mais aleatórias do meu dia. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  4. boas dicas, mas acho que acaba acontecendo com td mundo que cria conteúdo, chega uma hr que nos falta inspiração…

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. E como falta, parece que já escrevemos sobre tudo, né? Fico feliz por você ter gostado!

  5. Nossa que post maravilhoso. Eu sou uma pessoa auto critica e volta e meia o bloqueia criativo vem para mim. Elaborar a escrita pouco a pouco é sempre uma saida para mim, adoro.
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    1. Que bom que gostou Ma, fico muito feliz. Para mim funciona demais também! ❤

  6. Ótimas dicas, eu costumo ter inspirações quando estou nadando, pena que o tempo não está colaborando, mas é muito ruim querer/precisar escrever e não ter inspiração, o bom é saber que não estamos sozinhos. Bjs

    Mostrando as Garras
    Canal YouTube
    Instagram
    Facebook
    Google+

    1. Pois é, sempre deixo posts prontos assim não passo por isso, sabe? É muito ruim não ter conteúdo pronto, ter o bloqueio criativo e ficar naquele desespero sem ter o que postar.

  7. Gostei das dicas, principalmente sobre focar em algo que aconteceu, nunca fiz isso. O máximo que eu faço é tentar relaxar e acalmar a mente. Beijos <3
    Charme-se

    1. Essa dica é a que mais uso, funciona demais comigo. Fico feliz por você ter gostado! 😀

  8. Geralmente eu procuro escrever todas as ideias boas que tenho no momento em que elas surgem para que no momento que eu tiver o bloqueio criativo eu possa ter material suficiente até que a criatividade volte.
    Ótimo post.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Essa é uma ótima alternativa, sempre adianto muito as coisas, deixo vários posts prontos, assim se o bloqueio bater não é aquele dilema.

  9. Adorei as suas dicas, Kaila!
    Quando acontece comigo, eu deixo de lado e depois de um tempo, volto a tentar escrever de novo até fluir kkkkkkkkkkkk.

    Beijo!

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz. Isso é muito bom para mim, faço sempre!

  10. Eu amo escrever, mas realmente sempre acontece de dar um bloqueio na criatividade, valeu pelas dicas!
    http://papeldeouro2016.blogspot.com.br

    1. Que bom que gostou Giovanna, fico feliz! ❤

  11. Adorei as dicas. Bloqueio criativo mesmo é até raro eu ter, mas nas últimas duas semanas estou com problema sério de concentração.Perco o foco com qualquer coisa!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

    1. Estou assim também, é tão ruim, né? ❤

  12. Eu faz um tempo que não passo por isso, ainda bem! Gostei das suas dicas ♥

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  13. Kaila que post maravilhoso, amei as dicas são super validas.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  14. Tens toda a razão, por vezes tentamos forçar e o que precisamos mesmo é de parar e tentar mais tarde…
    Gostei muito do post
    Beijinhos

    1. Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  15. Oi, Kaila. Adorei o post e as dicas! Acho ótimo porque eu sempre tenho esses bloqueios criativos na hora de fazer uma inovação nas postagens do blog. Vou tentar segui-las.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    1. Fico feliz por você ter gostado e por ter te ajudado! ❤

  16. Boas dicas para ajudar quando o bloqueio vem. Por vezes não há mesmo nada a fazer a não ser tentar mais tarde. 🙂 Beijinhos

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Pois é! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  17. Menina, bloqueio criativo é terrível. Já passei uma época sofrendo dele.

    Adorei o teu post sobre isso.

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    | NeoBux – Aprenda a Fazer Mini Trabalhos e ganhe em Dólar |

    1. Que bom que gostou Anna, fico feliz! ❤

  18. Adorei as dicas! A gente vive passando por isso né? Principalmente quando a gente tem muito tempo de blog. Toda vez que eu tenho bloqueio criativo, procuro assistir um filme, me atualizar nas séries que assisto, saio um pouco, vou no Pinterest e fico rolando o feed do Instagram. Mas as melhores ideias sempre vem no banho, haha!

    1. Sempre mesmo, elas sempre vem nas coisas mais aleatórias, né? Fico feliz por você ter gostado! 😀

  19. Para mim o que funciona muito é me afastar do computador, dar uma volta na rua, ler um livro… fazer alguma atividade que disperte a mente para novas sensações é sempre uma boa!

    Beijo Kaila :*

    1. Não tem nada melhor, não é? ❤

  20. Oi Kaila, tudo bem!
    Quando tenho bloqueio criativo, eu procuro fazer coisas diferentes, ao assunto que eu estava tentado explorar. Ótimo post!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado! 😀

  21. Oie
    Sua dicas são sempre ótimas. Este fator que você comentou sobre pensar positivo, ou quando pensa que não vai conseguir e isto acaba mesmo acontecendo, isso já aconteceu comigo, principalmente para trabalhos acadêmicos, e quando eu me organizo e sento disposta a fazer e pensando positivo, vou colocando as ideias no papel, tudo dá certo. Adorei o post.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    1. E como dá, pensamentos positivos é tudo! ❤

  22. Eu sempre tive facilidade para escrever, o problema do bloqueio é que as ideias até vem, mas nem sempre a gente se empolga com elas. Por isso eu anoto sempre que me vem algo inovador, para quando estiver com esse surto eu saiba por onde recomeçar.

    Zíper Chique

    1. Excelente ideia Vânia, vou coloca-la em prática também. ❤

  23. Acho que este post ajuda muito quando temos bloqueios! <3 Amei as dicas.
    Beijos

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  24. Que texto maravilhoso! Amei. Eu geralmente saio dou uma relaxada e deixo a mente um pouco vaga, as vezes o excesso no pensar atrapalha muito.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! 😀

  25. Dicas maravilhosas!!! Sinceramente tenho mais facilidade em dialogar que escrever e muitas vezes preciso parar, relaxar pra continuar rsrs
    Bjs
    Vidrinhos & Feminices

    1. Jura? No meu caso é ao contrário, amo escrever.

  26. Adorei as dicas, Kaila. Eu costumo ficar quietinha no meu quarto, acho que ele super me inspira sabe? Leio livro, vejo séries, mas principalmente eu navego muito na internet pois isso sempre traz conteúdos novos e me empolga. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Que bom que gostou May, fico feliz! ❤

  27. Nossa, bloqueio de criatividade é horrível, ás vezes estou até inspirada em escrever mas quando pego pra começar algum post ou até mesmo tirar alguma foto, da aquele ” bugue”, adorei o texto.
    https://faahsantos.blogspot.com.br/

    1. Sempre acontece, né? Fico feliz por você ter gostado! 😀

  28. Fernanda de Oliveira Brito says: Responder

    Olá Kaila,
    Eu já tive muitos bloqueios no começo de 2008 e 2009 parei de escrever no blog.. percebe-se que não tem nenhum post no ano de 2008 porque simplesmente apaguei ou ocultei do blog. Aí em 2014 criei um blog de poesia que poucas pessoas conhecem e abandonei.. Em casa é muito difícil eu criar algum texto mesmo porque toda hora entra gente no quarto e fujo do texto então prefiro criar no trabalho quando não tem nada para fazer ou na hora do almoço.. passo o horário do almoço sozinha escrevendo e fazendo stories no insta.. hahah xD

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    1. Melhor coisa, né? Amo escrever em casa, mas precisa estar tudo quietinho! ❤

  29. É bem real né?! Eu escrevia bastante, de um tempo para cá não tenho tantos pensamentos para poder escrever coisas que me marcam. Mas realmente essas dicas sã maravilhosas.
    Beijos, Jardim de primavera

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  30. Eu tinha muito problema com isso no início do blog, meus pensamentos e ideias eram confusos, não tinham uma ordem, era uma bagunça. Então isso começou a me prejudicar e eu dei uma parada nas postagens. Foi aí que resolvi criar um caderno de anotações pra anotar as ideias assim que surgissem, como também parei de assistir coisas ou ouvir música enquanto crio um post, me deixando mais atenta e focada no que estou a fazer. Comecei a criar com antecedência. Muitas coisas que me ajudaram a melhorar contra o bloqueio. É claro, as vezes a preguiça e o cansaço físico me impedem ainda, mas nada que deixar passar um ou dois dias para isso passar.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    1. Anotar tudo é a melhor coisa, né? Sempre anoto tudinho! ❤

  31. Dicas maravilhosas. O meu problema é começar a escrever, mas depois que começo ninguém me segura. Também gosto de ouvir músicas preferidas enquanto faço isso.
    Bom feriado!

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    1. Sou assim também, a pior parte para mim é a introdução, depois tudo flui! ❤

  32. As vezes acontece mesmo amiga.
    Adorei o post com as dicas, super boas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou Jana, fico feliz! 😀

  33. Muito bacana suas dicas Kaila, a gente tem vários bloqueios mesmo, não só para escrever mas até pra fazer um simples post no blog! E colocar os pensamentos em ordem é mesmo a primeira coisa!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    1. Pois é, é bem complicado. Fico feliz por você ter gostado! ❤

    1. Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  34. Que dicas fantásticas! Gostei imenso deste post! 🙂

    A Marca da Marta

    1. Que bom que gostou Marta, fico muito feliz! ❤

  35. Eu não costumo ter bloqueio criativo mas sempre acho que o que escrevo não é tão bom para eu postar e aí acabo não postando, o que me atrapalha da mesma forma 🙁
    Mas eu sou bem insegura com o que escrevo. Isso é triste

    Beijo,
    MadamePoison.com

    1. Não seja assim não, confie, acredite, se dedique. Você faz posts tão bons! 🙂

  36. Amei o texto…
    De vez em quando passo por momentos assim de total bloquei e é horrível…

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  37. Tô com um bloquei ENORME
    Mil coisas pra resenhar e simplesmente o texto não vem!
    Tentei, parei, tentei outro dia e NADA!

    Vou seguir seus conselhos e tentar desbloquear aqui
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjooos

    1. Confie, acredite e se joga nas palavras! ❤

  38. Fazer um passeio e arejar a cabeça, sempre me ajuda muito! Além de ler livros, ver filmes e séries, essas coisas. Até olhar memórias do passado, fotografias… Buscar entrar em outros cenários pra mim é a chave ;D Ótimo post!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Essas coisas funcionam muito bem para mim também! ❤

  39. Adorei demais as suas dicas, são super essenciais ainda mais pra gente que tem blog. As vezes tenho um post pra fazer, sei o que falar, mas parece que quando vou escrever não vai haha O que me ajuda muito é ler um livro tbm.

    http://www.teoremademahlli.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  40. Maravilhosas as dicas, eu tento focar no que eu amo e começo a escrever mesmo que não faça sentindo até conseguir algo bacana.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Que bom que gostou Ju, fico feliz! ❤

  41. Oi Kaila, tudo bem?
    Ótimas dicas, gostei bastante
    Bloqueio criativo na hora de escrever é horrível e acredito que acontece com os melhores escritores.
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

    1. Oi Ta, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  42. BOA NOITE, COMO VAI?
    Achei super legais essas dicas pois a vida, super valiosas .
    beijos
    http://www.garotadelicada.com.br

    1. Oi Conceição, tudo bem e você? Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  43. Estes tempos estava com bloqueio chamado NETFLIX amei as dicas <3
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    1. Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  44. Otimas dicas Kaila… volta e meia eu tenho bloqueio. E muito chato. Vou procurar usar essas dicas! Obrigada linda! Bjs

    http://www.deboradahl.com

    1. Fico feliz por você ter gostado. Depois me conta se funcionou! ❤

  45. “Você se torna criativo quando acredita ser.” exatamente! Quando eu tô nesses momentos de bloqueio eu faço bem como você falou: paro, respiro, vou fazer outra coisa, ouço música… e com o tempo a criatividade volta. ^^
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Pois é, nossos pensamentos tem muita força sobre nossas ações.

  46. Quando o bloqueio criativo aparece por aqui eu corro pro Pinterest ou escuto músicas que me deixam feliz! Isso ajuda muito porque as ideias vão surgindo naturalmente conforme meu humor muda. Incrível né? Adorei seu post, acho um tema muito legal. 😀
    Beijos

    1. Que bom que gostou Fe, fico feliz! 😀

  47. Eu já tive muito problema com esse bloqueio,uma das coisas que me ajudaram foi justamente começar a escrever no blog,minha noiva sempre pediu mas eu achava que não ajudaria em nada e no fim ela estava certa rsrs,obrigado pelas dicas Kaila,mto bom o post,abraço,,
    http://lorraneejunior.blogspot.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! 😀

  48. O que mais funciona para mim quando estou com bloqueio criativo que ocorre com muita frequência, ate mais do que o normal é assistir videos no Youtube parece que depois que assistimos aquele vídeo da uma energia e algo tao bom e inspirador que logo em seguida já consigo terminar um post ou começar um!

    1. Pois é, não citei isso mas me ajuda demais também! ❤

  49. Amei demais o texto, dicas maravilhosas! ❤
    Beijinhos

    1. Fico feliz por você ter gostado! 😀

  50. Oiii, estou com um bloqueio criativo… Acho que o meu primeiro e estou tenta do sair, mas está difícil.
    De qualquer forma, seu post me ajudou muito, obrigada Kaila ❤

    1. Não sabe como é bom ler isso Melissa, muito obrigada! ❤

  51. Eu sofro muito com o bloqueio criativo, as vezes eu estou na rua e fico cheia de ideias pra post, eu chego em casa e não consigo escrever nada, eu sempre coloco vídeos no youtube sobre o tema relacionado e tento relaxar a mente assim eu me acalmo e tudo acaba fluindo!

    1. Assistir vídeos funciona muito comigo também! ❤

  52. Bloqueio criativo é algo realmente ruim, e às vezes é inevitável mesmo. Quando isso acontece, eu passo um tempo no Pinterest e visito alguns blogs, acho que ajuda um pouco.
    Beijos

    1. Me ajuda demais fazer isto também! ❤

Deixe uma resposta