Tarefas domésticas, trabalho, estudo, marido e vida pessoal: como conciliar tudo?

Ao sair de casa me deparei com alguns obstáculos que a maioria das pessoas enfrentam, tais como: horários que não batem, último ano de escola, curso e uma nova rotina completamente diferente. Quando tomei a decisão de sair de casa sabia que as coisas iriam ser bem diferentes do que eu estava acostumada porém, não imaginava que seria tão difícil conciliar todas as tarefas do meu dia a dia. Olhando para trás com a cabeça que tenho hoje, vejo que tudo teria sido bem mais fácil se eu tivesse programado melhor os meus horários e o meu tempo. Por isso, irei deixar algumas dicas que teriam me salvado na correria do meu dia a dia para você que está passando por essa fase de adaptação/mudança.

 

Não vamos conseguir nós adaptar a uma nova rotina de uma hora para a outra, precisamos ter paciência e pensar na melhor solução para todos os obstáculos. No começo, eu não sabia praticamente nada, sabia apenas manter a casa organizada, não sabia passar roupa e fazia apenas o básico no fogão. Além disso, passei a conviver com uma pessoa totalmente diferente de mim e no meio disso tudo, precisava conseguir focar nos meus estudos, já que estava no colegial e fazia um curso técnico de enfermagem. Tinha apenas a tarde livre para organizar a casa, os estudos, cuidar de mim e das nossas refeições. Imaginem! Se você está passando por isso, pega seu caderninho e não deixe de anotar as dicas abaixo. 🙂

Inclua seu cônjuge em sua rotina, esse item não veio em primeiro lugar a toa, em boa parte dos casos, o estresse do dia a dia interfere na família porque achamos que podemos fazer tudo sozinhos e isso é quase impossível. Precisamos do nosso parceiro para nós ajudar a manter tudo em ordem, acredito que se os dois tem responsabilidades fora de casa, ambos precisam dividir as tarefas. Além de ajudar um a entender o lado do outro, isso também fará vocês se unirem ainda mais.

Reorganize seus horários, um dos maiores obstáculos da nossa nova rotina foram os nossos horários, tudo começava bem no início do dia, eu precisava acordar muito mais cedo que o Gu, não conseguíamos almoçar juntos e quando ele chegava do trabalho, eu já estava saindo para ir para o curso técnico que eu fazia na época. Quem mais mudou nessa parte foi ele, que sempre acordou mais cedo para me levar para a aula e sempre dava um jeitinho para me buscar.  Foi uma época bem ruim pois, quase não ficávamos juntos. Organizar os horários é essencial para um dia a dia melhor.

Outra coisa que exige muito tempo e organização é a nossa casa, independente se você mora sozinho ou com o seu parceiro sempre vai ter uma baguncinha diária para você organizar. Por isso, não deixe nada acumular. Se você viu algo fora do lugar não pense duas vezes antes de guardar, retire os lixos diariamente e não corra da louça, o mesmo serve para o pó e para as roupas, não deixe nada para trás. Se todo o serviço leve estiver em ordem o pesado fica muito mais fácil.

Se você tiver a disponibilidade, faça pelo menos uma faxina toda semana, depois que comecei a faxinar minha casa toda semana, tudo ficou tão mais fácil. Nessa faxina gosto de lavar os banheiros, tirar o pó de toda a casa, passar aspirador de pó e passar um bom pano na casa, limpo o fogão e não deixo nenhuma roupa para lavar. Além disso, gosto de passar roupa uma vez por semana também, assim toda semana não temos uma grande quantidade de peças para passar o que torna a tarefa mais rápida e fácil. É claro que esse tópico deve ser adaptado para o seu estilo de vida e necessidade.

Uma das coisas que mais me incomodava na nossa rotina eram nossas refeições, no horário de almoço do Gu eu estava na escola por isso, eu fazia nossa comida todo dia na parte da tarde, assim estava tudo pronto para o almoço e para a janta, já que a noite eu estava no curso. Se fosse hoje, com certeza eu iria congelar as refeições da semana, ao invés de fazer comida todos os dias na parte da tarde eu iria tirar um dia da semana para preparar todas as refeições da semana e iria deixa-las prontas no congelador.  Seria muito mais fácil e prático para nós!

Lista de compras, esse item parece ser algo muito simples porém, seu resultado interfere na rotina diária. É muito importante ter uma listinha para o supermercado, tudo que for acabando, anote. Além de facilitar sua ida ao supermercado, você consegue se organizar melhor e até economizar, já que você vai comprar apenas o que realmente está faltando.

Não deixe de cuidar de você e do seu relacionamento, é muito comum na correria do dia a dia a gente esquecer de reservar um tempo para nós e para o nosso parceiro porém, isso é de extrema importância. Reserve sempre um tempinho para se cuidar, para relaxar e fazer as coisas que você goste. Além disso, nosso parceiro está nessa caminhada conosco, jamais deixe de cuidar e de ter um tempo com o seu cônjuge. 

Se caso você tiver alguma dica para organizar ainda mais o nosso dia a dia, não deixe de contar para mim aqui nos comentários, hein! 🙂

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

74 Comment

  1. Cesar Augusto says: Responder

    Nossa amor só de ler já me cansei. kkkkk
    Ainda bem que tenho alguém especial como você.

    1. Hahahahha! Amo você. ❤

  2. Francisco Oliveira says: Responder

    Por vezes torna-se muito difícil gerir todas as situações dos dia a dia, nada melhor que partilhar tarefas.
    Um abraço e boa semana.
    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    1. Pois é! Uma ótima semana. ❤

  3. Realmente é muito difícil, passei por isso tudo e ainda com um filho pequeno…. Mas como você citou, organização de horários é tudo. Nem sempre por ter uma rotina corrida conseguimos cumprir todos os horários, mas tentando e perseverando tudo dará certo no final.
    Beijos

    http://www.samaraabraao.com.br

    1. Pois é Samara, fico feliz por você ter gostado. ❤

  4. Excelente post! É corrido, mas sempre dá para conciliar, né? ^^

    Beijo!

    1. Sim, depois tudo vai entrando nos eixos e a gente vai se adaptando! ❤

  5. Dicas ótimas!
    Se organizar é essencial mesmo. Caso contrário, a gente enlouquece haha
    Beijos

    1. Enlouquece mesmo, hahahaha. ❤

  6. Marisa Raquel Fonseca says: Responder

    Tenho um “problema ” com o tempo! Ele passa rápido demais! bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. E como passa..

  7. Oi Kaila,
    Realmente não é fácil, mas com ajuda e organização conseguimos conciliar tudo. Adorei as dicas e o post ficou show!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    1. Own, muito obrigada Line. Fico feliz por você ter gostado! 🙂

  8. Bom dia Kaila, falo tudo viu?!
    Lá em casa procuro não acumular e fazer um pouco de cada dia, pois como trabalho fora e tenho uma pequena de 2 anos fico sempre com o tempo apertado, e se consigo acordar todo dia 10 minutos mais cedo já consigo adiantar muitas tarefas!
    Beijos e uma semana repleta de alegrias e conquistas!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    1. Eu imagino o quanto sua vida é corrida, principalmente com uma pequena em casa. Esses minutinhos fazem a diferença! ❤

  9. Kaila os dias são bastante corridos, a pela pra levar em frente tem que se organizar, a organização ajuda muito, gostei bastante das suas dicas, e o mais importante que você trouxe aí é cuidar sempre de nós mesmo e do relacionamento, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Pois é, não podemos deixar esses dois itens de lado nunca! Fico feliz por você ter gostado.

  10. Acho que quanto mais o tempo passa, mais corrida fica nossa rotina! rs
    Aqui concilio tudo: casa, trabalho, marido, crianças, blog e muitas outras coisas sem ajuda. Dificil mas as coisas vão se encaixando. 😉
    Também sai de casa com 18 anos…
    Adorei o post!
    Beijooo
    Jake
    Blog Jake Badulake

    1. É bem corrido mesmo, principalmente depois dos filhos, né? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  11. Olá Kaila
    Olha vou ser sincera, você tão novinha e tão responsável é uma inspiração!
    Na sua idade eu era desencanada, ia bem mais ou menos nas aulas é só pensava em namorar rsrs
    Agora tenho uma dificuldade enorme em ser organizada, parece que meu nome do meio é bagunça e olha que minha mãe me ajuda muito e meu namorado é militar, é todo organizado
    Ameeeei as dicas e vou anotar no meu caderninho.
    Comecei a me disciplinar para não acumular tarefas e realmente funciona!!!
    Agora preciso organizar as refeições, saio cedinho para trabalhar e volto muito tarde das aulas, acabo me enrolando com a alimentação.
    Parabéns pelo post achei super útil e vai me ajudar muito.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs e excelente semana pra ti
    Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz em saber que vou te ajudar, Luli. Acho que eu amadureci muito rápido depois que sai de casa, o bom disso é que fiquei mais responsável com as minhas coisas. ❤

  12. Olá Kaila,

    Lendo assim parece ser fácil mas, na prática é totalmente diferente. O meu ex por exemplo não me ajudava em nada dentro de casa e só sabia exigir sabe? E a casa vivia bagunçada, eu arrumava e ele bagunçava aí chega uma hora que você se cansa né? hahaha Espero que não seja assim e o César te ajude.

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    1. Devia ser horrível, se os dois não cooperarem nada dá certo!

  13. Adorei as suas dicas, deixar as coisas se acumularem só nos atrapalha para depois, né?
    Ultimamente eu ando com um bloquinho q comprei no aliexpress que é tipo uma listinha de tarefas. Escrevo tudo de manhã e vou riscando durante o dia para não me perder. Agora que terminei a faculdade as coisas estão bem mais fáceis kkkk!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? Sim, se o serviço acumular tudo fica pior. ❤

  14. São coisas que vamos encaixando no nosso dia a dia e vendo como fica melhor né.
    Eu tenho faxineira em casa então só passo uma vassoura entre o intervalo que ela vem.
    Kisses

    1. Ter alguém para nós ajudar faz toda a diferença. ❤

  15. Não é fácil, mas tem que arrumar tempo sim para conciliar tudinho <3 suas dicas são sempre muito boas! Beijão
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Muito obrigada, Lu. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  16. Kaila,

    Não faço ideia do quanto deve ser dificil tudo isso, mas parece que você consegue dar um jeitinho em tudo!!! haha

    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br
    Instagram: @oxi.falei
    Snap: nath.thamires
    Youtube: Oxi,falei

    1. Precisamos dar, hahaha. ❤

  17. Só muita cumplicidade pra coisa dar certo mesmo! kk
    Aqui em casa eu tento seguir essa dica de não deixar o serviço acumular e geralmente sempre faço faxina por semana ou a cada quinze dias quando o tempo é curto, isso ajuda a manter o lar sempre em ordem. Sobre passar roupa eu só passo as que necessitam mesmo, tipo as camisas do Fabrício, toalhas e roupas íntimas.
    Essas dicas sobre congelar comida e fazer lista de compras são maravilhosas Ka! Aqui em casa por exemplo, eu mesma, cozinho feijão duas vezes por mês, o que me rende vários potinhos de feijão congelado, aí conforme a necessidade eu vou descongelando e temperando.
    Em dois anos de casada posso dizer que suas dicas estão 100% corretas, elas serão de benefício para muitos recém saídos da casa dos pais, haha. E sobre cuidar da sua relação com o cônjuge isso também é essencial. Imagino como deve ter sido difícil pra você estudar e virar dona de casa ao mesmo tempo, haha. Quando eu estudava eu já chegava da escola querendo ir pra cama tirar um ronco, haha.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    1. Pois é, vontade de dormir a tarde toda é que não faltou, hahahaha. Mas, eu sabia que ia ser difícil mesmo. Hoje, depois de ter terminado os estudos tudo ficou muito mais fácil. Fico feliz por você ter gostado das dicas, Leslie. ❤

  18. Amiga quando comecei a congelar algumas refeições foi bom demais. ^^
    E realmente precisamos do parceiro, hj em dia o tempo está curto demais pra assumir tudo.
    Adorei,
    beijos!
    http://www.deborabrazil.com.br/

    1. Pois é, Debora! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  19. Nossa Kaila estou nessa situação nesse momento, acabei de me mudar e parece que tá tudo confuso, Mas agora vou colocar essas dicas em pratica e tudo vai dar certo kkkk

    1. No começo é assim mesmo, depois tudo muda! ❤

  20. Tem mesmo que ser uma super mulher pra dar conta de tudo isso e ainda ser mulher, rsrs. Mas no final das contas é gratificante =) Beijos flor e boa semana <3

    1. E como é, fico feliz por você ter gostado. Uma ótima semana pra ti também! ❤

  21. Guriz, fez esse post pra mim, né? Eu tô passando por isso agora. Tem um mês que estamos juntos e ainda não estou acostumada com essa mudança. Tudo foi bem mais difícil do que eu imaginava e haja tempo no meu dia pra fazer tudo.
    Adorei o post.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    1. No início é bem complicado mesmo, principalmente pra ti que está passando por reforma, depois tudo se ajeita devagarinho, você vai ver! ❤

  22. Dicas muito boas para quem não está acostumado com isso desde cedo. Graças à Deus, aqui em casa, minha mãe sempre ensinou as filhas a fazer de tudo, limpar, lavar, passar, cozinhar (só não aprendi mais pois realmente detesto, mas não me aperto quanto a isso, se preciso, procuro na net como fazer e faço, sempre acertei de primeira, rs) e etc. Quando fui morar sozinha isso nunca foi problema para mim, no fim da semana eu fazia a faxina e lavava as roupas, caso tivesse muita coisa para lavar, eu fazia isso duas vezes por semana, para não acumular muito. Mas sempre fui organizada, sou daquelas que não consegue se arrumar se o quarto não estiver arrumado, me dá um tique nervoso que parece que tá faltando algo, a desorganização me afeta demais, principalmente no humor, rs.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    1. Desorganização me afeta também, hoje ainda mais. Fico muito feliz por você ter gostado, Gaby! ❤

  23. Menina só jesus, paciência e muito amor viu/ kkk é tanta coisa tem que se virar nos 30. Adorei as dicas .
    http://www.cacheandocommirellydarlen.com

    1. E como tem, fico feliz por você ter gostado! 🙂

  24. Kaila, mesmo sem te conhecer pessoalmente: QUE ORGULHO DE VC!
    Tão jovem mas tão consciente!!
    Eu preciso confessar que ultimamente, mesmo sendo casada há 7 anos e com um filho de 2a6m eu ando muiiiiito perdida.
    Acho que às vezes o cansaço tá me vencendo 🙁
    Fiz faxinão esse finde, e a ajuda do meu marido foi sair com Arthur p eu fazer td!!
    Dá pra acreditar? Então tô fazendo no meu tempo e do meu jeito
    Espero que essa fase punk passe!!!

    Bjoooos e amei as dicas!

    1. Que isso, Fer! Muito obrigada pelas suas palavras, viu? Eu imagino, meu sobrinho é um pouco mais novinho e é bem difícil conciliar a casa com ele, tenho certeza que logo essa fase vai passar e tudo entrará em ordem! ❤

  25. Amei o post, graças a Deus eu e Gilmar dividimos tudo. Um ajuda o outro e acaba ficando muito mais fácil. Eu tenho um pouco de dificuldade para me organizar na limpeza da casa. ótimas dicas
    Charme-se

    1. Eu tinha também, manter uma casa em ordem é bem complicado! Vai tentando mudar algumas coisinhas no seu horário ou na organização, as vezes ajuda. ❤

  26. Sua rotina é bem diferente da minha. Mas, é legal compartilhar acabamos aprendendo um pouco sobre tudo 🙂
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Pois é! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  27. Casamento, trabalho, no meu caso tenho uma filha e cuidar da casa é uma tarefa bem difícil conciliar tudo pela falta de tempo, é realmente algo que nos deixa em todo tempo atarefadas!
    Tuas dicas são ótimas Kaila vou anotar aqui para me organizar melhor!
    Beijosssss
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, espero que as dicas te ajudem! ❤

  28. Excelente lista de dicas, por acaso sigo todas elas. 😉 Beijinhos

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Muito obrigada, Inês. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  29. Kaila, está dificil conciliar meus compromissos ultimamente. =(
    Preciso me reorganizar.
    beijos.
    Blog Entre Garotas

    1. Senta e mentalize suas tarefas, estipule seus horários que tudo dará certo! ❤

  30. Oie
    SEi bem como é isso, mas sempre damos um jeitinho né?

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Sempre! ❤

  31. Nequeren Reis says: Responder

    Dicas maravilhosas amei, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    1. Fico feliz por você ter gostado! 🙂

  32. As mudanças são difíceis para os dois. Por isso é importante a organização e ter horário certo para realizar as tarefas.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Pois é! ❤

  33. Ótimo post, Karla!
    Tudo na vida leva tempo para se adaptar!
    Suas dicas são maravilhosas!
    Esse post é utilidade pública!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

    1. Own, muito obrigada viu? Fico feliz por você ter gostado!

  34. Arrasou no post, Kaila. Gostei das dicas.
    Eu acredito que quando a pessoa convive com outra, as duas têm que participar da organização da casa. Eu já falo pro meu noivo que na nossa casa nós vamos dividir todas as tarefas hahaha. O legal é que ele tem consciência de que o homem também mora na casa e tem que fazer as atividades domésticas tanto quanto a mulher. Aí ficou mais fácil. hehe

    Bjos
    http://www.rebastos.com.br

    1. Sim, é muito bom quando o parceiro também nós ajuda! ❤

  35. Não é fácil mesmo mas sempre conseguimos conciliar tudo.
    Gostei do post muito bom amiga.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  36. Muito bacana suas dicas.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Obrigada, Lulu! ❤

  37. Oi minha linda!
    Adorei as dicas, creio que a última seja a mais importante… não devemos nos deixar de lado e nem deixar nosso parceiro e relacionamento de lado também. Acho que isso é o mais difícil nisso tudo, tem q sentar e organizar mesmo! Eu tb era dessas que fazia comida todos os dias, hoje em dia acho mto mais prático congelar hehe’
    Voltei com o blog, tava com saudades!
    Um beijo ♡

    Blog | Facebook | Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado e ainda mais com a sua volta! Já vou passar no blog. ❤

Deixe uma resposta