Minuto da Entrevista: Vale a pena ler e comprar o livro dos Youtubers?

Uma das maiores polemicas deste ano foi o lançamento do livro dos Youtubers e Blogueiros, diversos nomes super influentes no mundo virtual lançaram suas próprias histórias com editoras incríveis. No Minuto da Entrevista de hoje vamos conhecer a Daiane, dona do blog Colorindo Nuvens desde 2012. O assunto mais abordado em seu site são as resenhas de livros, games, ilustrações e coisinhas geeks. Nosso bate-papo de hoje vai ser sobre livros, inclusive sobre o livro dos Youtubers!

soppy-colorindonuvens

1. Como surgiu seu amor pelos livros e quando você pensou em transformar isso em conteúdo para um blog?

O meu amor pela leitura surgiu ainda na infância, mas foi só na pré adolescência quando tive contato com o primeiro livro da saga Harry Potter é que me tornei uma verdadeira apaixonada por livros. Eu resolvi criar o blog para expor a minha opinião sobre diversos assuntos, mas aos pouquinhos os livros foram ganhando mais destaque e hoje as resenhas literárias são uns dos posts mais frequentes no blog. O legal é que conheci pessoas com gosto literário semelhante ao meu e isso gera bastante interação e discussões sobre as obras.

   2. Com tantos livros lançados é bem difícil saber escolher uma boa leitura, qual é a primeira coisa que você leva em consideração na hora de investir em um livro?

Antes de investir em um livro eu costumo ver algumas opiniões de blogueiros e booktubers que eu assisto com frequência e tenho confiança nas análises (como a Tamires do blog Resenhando Sonhos e o canal da Tatiana Feltrin). Se o livro faz parte de uma série que eu acompanho é quase impossível não comprar, o mesmo vale para edições especiais e limitadas, para mim é muito difícil resistir.

3. Nos dias de hoje é muito comum ver os jovens trocando a leitura por horas no celular e no computador, o que você acha que falta para motivar os adolescentes a ler? 

Infelizmente na escola, somos obrigados a ler algumas obras que, muitas vezes, ainda não temos uma bagagem cultural suficiente para entendê-las e apreciá-las. Essa questão de ver a leitura como algo obrigatório, acaba afastando muitos adolescentes dos livros e criando uma má impressão que pode durar pela vida toda. Incentivar leituras de qualidade que tenham temas capazes de chamar a atenção dos jovens é algo essencial para despertar naturalmente o seu interesse pela leitura. Acho que o incentivo das famílias desde cedo com os pequenos, também é algo importantíssimo, a fim de garantir que o futuro adolescente saiba aproveitar o seu tempo de lazer de outras formas, não ficando restrito o tempo inteiro, aos atrativos do celular e internet.

4.Atualmente existem milhares de youtubers, inclusive vários deles estão escrevendo seus próprios livros. Porém, sabemos que em muitos casos os textos redigidos não são escritos pelos mesmos, como você enxerga essa falta de comprometimento da parte deles, já que essa oportunidade é o sonho de tantas pessoas?

Livros de Youtubers é a aposta do momento. Apesar de não ser o público alvo dessas obras, é inegável que a grande maioria desses livros são redigidos por ghosts writers (escritores fantasmas). Acho que o mundo literário é muito vasto, ou seja, tem espaço para todo mundo, porém, independente do gênero e do tom da obra, é preciso oferecer um conteúdo de qualidade e não um mera “encheção de linguiça”. Cabe também a nós leitores sermos mais críticos e não aceitarmos consumir qualquer tipo de conteúdo.

resenha-pax-colorindonuvens02

5.Qual foi a melhor e qual foi a pior leitura que você fez até hoje?

A melhor leitura da minha vida é com certeza a obra de J.K. Rowling. Sou apaixonadíssima por Harry Potter então considero essa série a leitura mais marcante que tive até hoje. A pior leitura, é mais difícil de decidir, pois nenhum livro é de todo ruim, sempre tento encontrar alguns aspectos positivos mesmo em obras que não me agradam. Mas, uma leitura que sequer consegui terminar foi  Se Houver Amanhã do Sidney Sheldon, nem a trama, nem os personagens foram capazes de me prender.

6.Como você tem um blog focado em assuntos literários, você precisa investir em vários livros. O que você faz com todos eles?

No início do blog, todos os livros que eu resenhava eram comprados por mim, então a quantidade era limitada, até mesmo por conta da questão financeira. Depois que consegui algumas parcerias com editoras a quantidade de livros recebidos aumentou consideravelmente e logo, o espaço aqui em casa foi ficando cada vez mais reduzido. De tempos em tempos, eu faço uma famosa “faxina literária”, assim mantenho na estante somente os livros que foram especiais e me marcaram de alguma forma, os demais separo para doação.

7. Se você fosse escrever um livro, qual assunto seria abordado?

Lançar um livro seria um verdadeiro sonho! Com certeza, a obra seria uma história de aventura com muitos elementos fantásticos. Acho que a mistura de elementos macabros e fofos seria uma combinação bacana.

8.Muitas pessoas deixam de ler por falta de motivação ou tempo, qual sua mensagem para essas pessoas?

Às vezes, uma rotina mais puxada realmente acaba com a nossa vontade de ler, falo isso, por experiência própria. Hoje em dia temos alternativas que facilitam a nossa vida como os leitores digitais, assim, fica mais fácil termos sempre em mãos várias possibilidades de leitura, sem a necessidade de carregar na bolsa os livros físicos em si. Acho importante tentar dedicar parte do nosso dia a alguma atividade de lazer, se a leitura é algo que te faz bem, vale a pena resistir ao cansaço do dia a dia, e ler pelo menos algumas páginas de alguma obra que prenda a nossa atenção. Isso sempre funcionou comigo!

13557084_505434099654115_202586784_n

Fiquei muito feliz com a visita da Dai aqui no nosso cantinho, seu blog é uma inspiração para mim, por lá é possível acompanhar muitos conteúdos incríveis, muita dedicação e muito amor! Amei trazer esse assunto literário para o blog, já que não abordo tanto artigos neste estilo.  Agradeço mais uma vez por sua participação, Dai. ❤

Ainda não conhece o Blog Colorindo Nuvens? Não perca essa chance e conheça já! 🙂

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

prom-dresses-650x250

48 Comment

  1. Adorei e entrevista, Kaila! Eu tenho o livro da Kéfera apenas e não me arrependi de ter comprado <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Tenho o livro da Maju Trindade e da Taciele, amei ter comprado! ❤

  2. Adorei o post. Não conheço essa blogger. Sou de Portugal, sigo mais bloggers portugueses. Mas com certeza que irei ver o blog dela. Beijo bom.

    1. Veja sim, o blog dela é incrível! ❤

  3. Não a conhecia, mas gostei da entrevista! Eu confesso que não tenho paciência para livros de Youtubers kkkkkkkkk.

    Beijo!

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  4. Não conhecia, mas já vou conferir 🙂 Adorei a entrevista 😀

    Beijinho grande <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  5. Nossa adorei, eu juro que sempre fico com dúvida se vale a pena ler livros de youtubers, afinal também não é o meu tipo de leitura favorita rs, amei a entrevista e foi bem esclarecedora, e eu também se fosse escrever um livro seria sobre coisas fantasticas, nada de mundo real
    https://lravilla.blogspot.com.br

    1. Ah, eu também, amo ficção! ❤

  6. Concordo com ela “cabe também a nós leitores sermos mais críticos e não aceitarmos consumir qualquer tipo de conteúdo.”
    Bem interessante 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Concordo muito também, até porque se tem tantas pessoas lançando livros, é porque tem público pra isso. ❤

  7. Adorei a Entrevista..
    Não a Conhecia Ainda, Vocu da uma Passada lá ..
    Beijos ❤️

    https://apegoamaternidade.blogspot.com.br/?m=1

    1. Passe sim! ❤

  8. Que legal!!!!
    Gostei muito da entrevista 😀
    Beijinhos,
    http://www.entregarotas.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  9. Sou ao contrário dela. Não me simpatizo com Harry Potter, porém já devorei vários livros do Sidney Sheldon. Comecei com Se Houver Amanhã.

    Big Beijos
    Lulu on the Sky
    YT – Meu Canal

    1. Ainda não me entreguei para os filmes do Harry Potter, queria muito ver! ❤

  10. Oi Kaila, tudo bem?
    Adorei a entrevista, ainda não conhecia o blog dela!
    Muito bacana as dicas e palavras de incentivo que ela compartilhou com a gente!
    Não tenho interesse em ler o livro de nenhum youtuber, pelo meos, não no momento! =/
    Gosto muito de livros com capaz bem feitas e chamativas hehe, claro que não é bom julgar o livro pelo capa, mas com certeza uma capa bem produzida já ganha pontos extras também hehe =)
    Adorei as perguntas que você fez para ela!

    Ps: tem post novo no blog amore, te convido a ir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.amandazulai.com.br

    1. Oi Amanda, tudo sim e você? Já li alguns livros de Youtubers e acho que alguns tem uma lição bem bacana! ❤

  11. Oi Kaila,
    Adorei a entrevista e conhecer um pouquinho da Daiane, não conhecia o blog dela e já vou lá conhecer. Ainda não li nenhum livro de Youtubers não faz muito meu estilo, mas se tiver conteúdo e qualidade não teria nenhum preconceito nesta leitura.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  12. Não a conhecia mas gostei do jeito da entrevista dela.

    Eu também não comprei nenhum livro de youtubers. Não porque eu não queira, mas por falta de tempo de ler.

    Um beijo,
    Blog Falando De Moda|FanPage|Instagram|

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  13. Não conhecia a Daiane mas gostei muito da entrevista! Nunca li nenhum livro de youtubers mas ia adorar 😀
    beijos

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  14. Estou muito feliz de ter participado do minuto entrevista, Kaila! Agradeço a oportunidade e também o carinho <3
    Adorei responder as suas perguntinhas sobre o mundo literário. O post ficou super lindo e caprichado! Sucesso para nós!
    Beijinhos!
    Colorindo Nuvens

    1. Dai, é tão gratificante ler isso viu? Fico imensamente feliz por você ter gostado de participar, isso é o mais importante pra mim! ❤

  15. Eu também sou fã assumida de Harry Potter e adoro ler. Infelizmente por falta de tempo actualmente leio muito menos do que já li. E também é verdade que a internet e o blogue me roubam muitas horas que antes eram dedicadas à leitura de livros, mas não se pode ter tudo! Beijinhos
    P.S.: Gosto muito do novo layout! 😉

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Own, fico muito feliz por você ter gostado do novo layout, viu? ❤

  16. Oi Kaila que ótima entrevista curti demais conhecer a Daiane!
    Eu costumo acompanhar alguns yotubers quando tenho tempo livre para assistir videos!
    Beijoss
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  17. Gostei muito da entrevista e de conhecer a Dani.
    Não curto os livros dos Youtubers.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  18. Foco na resposta 3 dela, pois é a maior realidade da vida. Eu odiava ler, e isso se deu por causa da escola, que muitas vezes empurra leituras que não me agradavam ou que não estavam num nível intelectual como o meu.
    O fato de ela amar HP, já me faz amar ela. RS
    Adorei a ideia dela de faxina literária, já eu não faria, eu acho. Pois quero ter minha mini biblioteca algum dia.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    1. Sim, um dos motivos pelo qual eu não leio tanto se veio por conta da escola também.. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  19. Eu amo livros, amo muito. Por semana, costumo ler uns 2 ou 3 e nem preciso falar que achei a entrevista dela perfeita!!
    Sobre os livros dos Youtubers eu não consegui me interessar por nenhum até agora haha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    1. Uau Carol, confesso que não sou de ler muitos livros! ❤

  20. Oie
    Adorei a entrevista com a Dai, não conhecia o blog dela. Gostei de saber a opinião dela sobre literatura e geral.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  21. Nós também somos apaixonadas por leitura, e gostamos sempre de saber o que pensam outras pessoas sobre isso, e é sempre bom ver que ainda há pessoas interessadas, e que nem por isso trocam os livros por tecnologia 🙂
    Quanto aos livros de youtubers, não achamos que sejam tão maus assim. Acho que tal como a Daiane diz é o nosso dever sermos críticos.

    Beijinhos

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  22. Adorei ler a entrevista. Gosto imenso do blog da Dai e adorei saber mais sobre ela.
    Obrigada pela tua visita ao meu cantinho. 🙂 Gosto muito do teu blog e já estou a seguir.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    1. Own, muito obrigada viu? ❤

  23. No começo do meu blog eu falava mais sobre livros. Mas 2016 foi um ano tão louco que se eu li cinco livros foi muita coisa. Algo que não abro mais em 2017 é ler mais. Vamos ver se rola. hahaha
    Adorei a entrevista e a forma como ela respondeu. Vejo muita gente com hábito de leitura e blog literário, mas que peca na hora de se expressar. Gostei muito! <3

    1. Pois é, isso acontece muito mesmo! Fico feliz por você ter gostado. ❤

Deixe uma resposta