ME: Quero morar fora do Brasil e agora?!

Acho que toda pessoa tem dentro de si aquela vontade de explorar o mundo, conhecer novas culturas, novas pessoas, novas comidas e novo ares. Esse mundo é tão imenso, fico imaginando a quantidade de lugares incríveis que a gente pode conhecer!  Eu tenho o sonho de conhecer diversos lugares, dentro do Brasil e fora dele, um deles é a França, que é onde a Ju Garzon mora, hoje ela foi nossa entrevistada e contou como foi deixar o Brasil e viver em um outro país.

JuGarzon3

Sou a Ju Garzon e tenho 26 anos. Fui morar fora do Brasil pela primeira vez em 2012, aos 21 anos, logo após me formar na faculdade. Fiquei em Chicago (USA) por três meses maravilhosos. Era a primeira vez que saía da casa dos meus pais e aproveitei ao máximo a experiência que era o sonho da minha vida. Lá, algo totalmente inesperado aconteceu: conheci aquele que há menos de um mês tornou-se o meu marido. A partir daí foi uma emoção atrás da outra. Ele é francês e depois de considerarmos todos os cenários possíveis, resolvemos que eu me mudaria para a França. Isso foi em 2013 e estou aqui até hoje.

1. Como surgiu essa vontade de morar fora do país? Você foi sozinha?

Sempre gostei de viajar, de pegar a estrada nas férias e ir para algum lugar diferente. Esse desejo só foi aumentando com os anos e ficou ainda maior depois da experiência nos EUA. Vir para a França foi uma decisão emocional, mas não apenas. Considerava que, mesmo se o relacionamento não desse certo e tivesse que voltar para o Brasil, teria sempre um lar e boas relações profissionais. No mínimo, voltaria falando francês (idioma que não conhecia) e com mais uma experiência de formação no exterior para colocar no currículo.

Vim sozinha, com a minha vida em duas malas. Deixei família, amigos e profissão para trás. Tudo isso porque não suportaria ficar e viver considerando “e se eu tivesse ido?”. Tive a oportunidade, considerei e tomei a decisão.

2.Como você se programou para essa mudança?

Nos demos o prazo de um ano para colocarmos a vida em ordem após o retorno dos EUA e morarmos juntos. Desde a minha volta eu trabalhei muito e guardei todo o dinheiro, sabendo que viriam muitas despesas pela frente. Comecei um curso de francês e pesquisei sobre o procedimento do visto, já que resolvi vir inicialmente como estudante por um ano. É uma fase complicada e às vezes falta informação, por isso fiz até um guia sobre como conseguir o visto francês para estudantes no blog. Fiz muito esforço e tentei me organizar o máximo possível. Mas é importante dizer que não teria conseguido sem o apoio dos meus pais em todos os sentidos possíveis, do financeiro ao emocional.

3.Com essa mudança tudo mudou, a cultura, as comidas, os hábitos. Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou?

Realmente tudo mudou, mas sem dúvida a maior dificuldade foi a diferença no comportamento das pessoas. Moro em uma região (Nantes, Pays de la Loire) onde o comportamento é ainda mais particular, mas de forma geral, as pessoas são realmente mais “frias”. Sinto que aqui na França, ninguém se preocupa com o outro e pouquíssimos vão parar o que estão fazendo para te ajudar. Fica pior se você falar o idioma com um sotaque e quase impossível se você não falar francês.

Claro que generalizo nas minhas respostas, nem todas as pessoas são assim. Porém acho correto dizer que é sim o comportamento da maioria. Por exemplo, tenho vívida a memória de quando fui comprar sorvete pela primeira vez. Pronunciei menta como no inglês (“mint”) e não como no francês (“ment”) e o atendente fez questão de me corrigir na frente da fila inteira, mesmo que tivesse entendido o pedido. Eles são muito rígidos e acredito que isso deve chocar particularmente aqueles que, como eu, estão acostumados com o “jeitinho brasileiro”.

4.Os estrangeiros realmente tem preconceito com os brasileiros? Você já sofreu algum?

Não havia sentido nada disso nos EUA, mas aqui na França os clichés brasileiros de favela, samba e futebol são tão fortes que fica difícil você provar (nem deveria sentir necessidade disso para começo de conversa!) que a cultura brasileira vai além daquilo. Ainda há uma falta geral de informação sobre o Brasil e essa ignorância me obrigou a ouvir muitos absurdos.

Além dos comentários listados no post linkado, já tive que ouvir de um colega de classe do Mestrado que já que a entrada no segundo ano era seletiva, eles deveriam começar eliminando os “imigrantes ilegais”. Eu era a única estrangeira da classe. Machuca, sabe? Por aqui é assim, as pessoas falam sem filtrar e muitas vezes usam o “humor francês” como desculpa para comentários desnecessários e ignorantes. Só para finalizar a história do menino: no fim das contas, eu passei para o segundo ano e ele não.

Acho que o preconceito não é dirigido ao brasileiro especificamente, mas sim a todo estrangeiro. Aliás, eles não gostam nem de pessoas de outros departamentos (equivalente aos estados brasileiros), então imaginem!

5.Em quais aspectos você sente falta do Brasil?

Desconsiderando a saudade da família e dos amigos, que acredito que é bem óbvia, sinto muita falta de poder puxar conversa com qualquer pessoa na rua. Como disse, a região onde eu moro é particularmente difícil. Eu não posso, por exemplo, elogiar a bolsa de uma moça e perguntar onde ela comprou porque ela já vai me achar extremamente estranha e suspeitar que quero pegar a bolsa dela.

A cultura daqui é muito diferente e eu não sabia disso, achei que seria fácil como nos EUA, então demorei um bom tempo para me acostumar. Hoje já não ligo mais para coisas que me incomodavam no primeiro ano, por exemplo. Mas a integração ainda está longe de ser ideal. Tenho a sorte de ter um marido compreensivo (até brinco que ele é um francês paraguaio hahaha) e de ter sido bem acolhida pela família dele.

6.Muitos brasileiros tem o sonho de sair do país, por achar que o custo de vida e os empregos são mais valorizados fora daqui. Isso realmente é verdade?

O custo da vida na França é particularmente alto, ainda mais se comparado com Portugal, por exemplo. Quando moramos aqui, ganhamos em euros mas também gastamos em euros. Não existe mais conversão de moeda. Achar que vir aqui é sinônimo de ficar rico é uma ilusão – salvo, claro, as famosas exceções.

Por outro lado, a qualidade de vida é realmente melhor. Temos mais sensação de segurança (porque a segurança efetiva está mudando) e uma assistência financeira quase que incompreensível da parte do governo. A educação, mesmo de nível superior, é muito barata e as despesas médicas são reembolsadas. Não é à toa que resolvemos morar aqui ao invés do Brasil ou mesmo dos EUA, apesar de todas as dificuldades de adaptação. Aqui, um jovem casal que sabe administrar as finanças consegue viver tranquilamente e ter bens materiais de qualidade com apenas um salário, sem depender da ajuda dos pais. No Brasil, sabemos que é muito, muito difícil com dois salários!

7. Qual seu conselho para quem tem vontade de morar fora do Brasil? 

Se você tem estrutura e conforto no Brasil, não jogue tudo pela janela em busca de uma aventura. Viver no exterior é diferente de viajar e voltar para casa. A vida tem dificuldades em todos os lugares e você não pode fugir delas. Fico um pouco brava quando as pessoas entendem que moro na França e dizem “que chique”! Sim, é muito chique se você pensa num apartamento no centro de Paris e num dia de compras na avenida Champs-Élysées, só que esta só é a realidade de, sei lá, 0,5% da população. O dia a dia é outra coisa. Faça uma decisão consciente, pense nos prós e nos contras, pois sempre existem os dois lados.

Se morar fora ainda for a melhor opção para você, então vá. Sei que parece contraditório, mas também aconselho a não ter medo. Se você pensou bem, se planejou e tomou a decisão, então vá fundo! Essas experiências e dificuldades me fizeram amadurecer, a ter mais empatia, a ser mais responsável e a agregar cada vez mais capacidades para enfrentar o que ainda vem pela frente.

JuGarzon2

JuGarzon1

JuGarzon4

É gratificante conhecer histórias incríveis como a da Ju, fico ainda mais feliz por saber que ela quis dividir tudo isso aqui no nosso cantinho. Ah, ela tem um blog sensacional chamado Madame BR, onde ela compartilha ainda mais essa experiencia. Obrigada Ju, por ter aceito partipar! ❤

Espero que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post. 🙂

127 Replies to “ME: Quero morar fora do Brasil e agora?!”

  1. Marisa Raquel Fonseca says: Responder

    Na realidade temos sempre vontade de novas experiências! Vamos juntas! bjs
    Coco and Jeans by Marisa

    1. Ah, seria um sonho conhecer esse lugar incrível! ❤

  2. Kaila, foi um prazer dividir um pouquinho da minha história e compartilhar experiências com os seus leitores. Espero que tenham gostado. Muito obrigada pelo convite e parabéns pela iniciativa! Se alguém tiver o projeto de vir para cá (ou só curiosidade) e quiser saber mais, conversar e tirar eventuais dúvidas, é só entrar em contato. Ficarei feliz em ajudar. Beijos!

    http://madamebr.com

    1. Eu que agradeço por você ter aceito compartilhar um pouquinho da sua história por aqui. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  3. Bárbara Marques says: Responder

    Gostei de conhecer a história da Ju 🙂

    MY KIND OF JOY

    1. Fico feliz por você ter gostado, Ba! ❤

  4. Depois que fiz minha primeira viagem internacional, morar fora do Brasil não sai da minha cabeça. Foi muito bom ler esse post, realmente tudo tem seu lado bom e ruim! Adorei 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou, Vá! Ainda não sai do Brasil, já viajei só por aqui. Meu sonho é conhecer outros países, porém acho que não me acostumaria longe daqui. =( ❤

  5. Acho que todo mundo já sonhou em morar fora, eu queria muito, agora não sei se toparia passar mais de um ano.

    1. Não sei se iria me acostumar, principalmente com a saudade da família. Porém, acho que experiencias são sempre validas! Adoraria conhecer outros países. ❤

  6. Ahhhhhh eu sempre quis conhecer novos lugares, novos países rsrsrs

    Tem resenha nova no blog vem conferir ;*

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

  7. Muito bacana ela… eu não teria coragem, nunca pensei. rs

    Bjim…
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    1. Ah, se uma porta dessa se abrisse eu com certeza iria! ❤

  8. Legal conhecer a Ju sua história. Eu também quero morar fora do Brasil, mas agora passei num concurso público e isso tá me enlouquecendo e confundido minha mente, não sei o que fazer :X

    Beijos Kaila

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    1. Nossa Si, deve ser bem difícil escolher entre esses dois caminhos. Ficaria super confusa também! ❤

  9. É um grande passo, feliz que deu tudo certo! E vc vive em um país lindo!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

  10. Temos que parar de ter medo de arriscar as vezes ne?
    adoreiii
    Grande beijo
    http://www.zilandrarodrigues.com.br

    1. Sim, precisamos aproveitar cada oportunidade que nós aparece! ❤

  11. Que show a entrevista! Eu tenho coragem de ir, só falta oportunidade ahahaha
    Adorei! Acho que esse ar de mudança deve ser perfeito!

    Beijos da Nati
    http://www.oxifalei.blogspot.com.br

    1. Também gosto Nati, acho que seria difícil eu ir para morar como a Ju fez, queria mesmo é conhecer vários lugares. ❤

  12. Nequeren Reis says: Responder

    Esse lugar é tudo de bom arrasou show de imagens
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

  13. Daniella Dias says: Responder

    Eu quero sim explorar o mundo, mas amo voltar para casa também.
    Amo viajar, mas não penso em morar fora.

    Mas gostei da entrevista e admiro-a.

    bjO

    Dany
    Breshopping da Dany
    http://www.brechodanylins.com.br

  14. Eu sempre fui a medrosa, só de pensar em ficar um ano longe dos meus pais eu já desisto da ideia rs.
    faria intercambio de no máximo 2 meses, mas quando era nova acabei não fazendo essa escolha e hoje não tem mais como fazer rs
    kisses

    1. Deve ser tudo de bom fazer intercambio, se eu tivesse a oportunidade faria com certeza! ❤

  15. Amei! Precisamos se arriscar sem medo!
    Beijoss <3

  16. Adorei a história da Ju.
    Aqui no Brasil pensamos que lá fora tudo será maravilhoso e na realidade é outra coisa.

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    1. Pois é! ❤

  17. Adorei conhecer a história e as dicas da Ju!
    Eu tenho esse sonho, de pelo menos viajar para fora do Brasil. Eu iria para a Alemanha! 🙂
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com

    1. Ah, minha lista é tão imensa! Eu iria para tantos lugares se eu pudesse. ❤

  18. Nossa, que bacana! Ainda não pensei em morar fora do Brasil, só visitar outros países, mas o relato é muito interessante!

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  19. Que demais! Amei saber de tudo, você compartilhou muitas infos interessantes <3
    Amei as fotos!
    Fiquei ainda mais tensa porque tive meu visto recusado pros EUA, mas tentarei de novo em breve :(((

    Beijoo

  20. Amei a entrevista. Sabia que os franceses não são amigáveis, mas não pensei que chegasse a tanto. Já não tinha vontade de conhecer a França, agora menos ainda. Se eu fosse morar fora, seria EUA ou Itália, já que dizem que italianos são bem amigáveis.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    1. Morro de vontade de conhecer os EUA e a Itália também, mais não sei se moraria! hahaha ❤

  21. isso é realmente uma iniciativa bem difícil ….Tenho vontade apenas de conhecer outros lugares …bjs linda !
    https://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com

  22. Gente, que legal ! Adorei ler a história dela !

    Morei no México por 6 meses… de lá trouxe a minha princesinha na barriga… e voltaria a morar lá de boa. Mas só se minha mãe fosse junto kkkk.

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    1. Deve ser horrível morar longe da família, né? =(

  23. Adorei as fotos dela, senti muita saudade de lá 🙁
    Deve ser muito bom morar fora, mas não sei como iria me adaptar pois sou muito apegada aos meus pais.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    1. Deve ser uma saudade imensa! Acho que eu ficaria meia assim por isso também.

  24. Adorei a entrevista! Por muito tempo eu pensei em morar fora do Brasil, mas depois fui mudando de ideia e acho que hoje em dia não conseguiria mais.
    Beijos

    1. Fico feliz por você ter gostado! Nunca pensei em sair do Brasil, para morar. Quero sim, conhecer muitos lugares e voltar para a minha casinha. ❤

  25. É engraçado, mas geralmente, todos que conheço e moraram fora por algum tempo, sempre dizem preferir o Brasil. E nós, que permanecemos aqui, achamos que estão enganados. Isso pelo simples motivo que nunca tivemos a experiência para poder escolher algum lado. Não nos demos o direito da dúvida.
    Eu já fiz algo parecido, porém dentro do país. Fui morar em SP, aos 21 anos. Sempre fui de cidade pequena e raramente ia para a capital, portanto, eu não sabia que me virar sozinha. Foi repentino, um dia acordei exausta demais da minha vidinha e decidi ir. Em menos de 1 mês eu estava lá. E já essa mudança drástica já me foi muito valiosa. Tive que aprender a me virar, não foi fácil e muitas vezes passei até fome.
    Hoje em dia, não faria da mesma forma. Então, eu apoio sobre o que ela falou em pensar bem nos prós e contras, pois se mesmo uma vida totalmente diferente num estado que tu não conhece já é difícil, imagina numa cultura completamente oposta a que tu conviveu a vida toda.
    Mesmo sabendo tudo isso, eu arriscaria algum dia morar fora se tiver a oportunidade. Pelo mesmo motivo que ela, eu não suportaria viver com a dúvida do “e se”…

    Amei a entrevista.
    Beijos,
    http://www.gabydahmer.com

    1. Fico feliz por você ter gostado Gaby, deve ser bem difícil. Moro bem no interior e acho que iria ser bem complicado me virar em uma cidade como SP.

  26. Adorei o post, realmente imagino que morar na França deve ser difícil.
    Acho que os EUA deve ser mais fácil, moraria lá. As pessoas são bem mais
    amigáveis, acho até que do que as daqui.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    1. Fico feliz por você ter gostado, Bia! ❤

  27. Amei conhecer a história da Ju.
    Eu penso muito em morar no exterior. Eu sou apaixonada pelo Brasil, mas eu também amo outros países. O que mais tenho em mente é morar no exterior. Canadá. Sou totalmente apaixonada por lá. Mas, se eu realmente for, acho que demorará muito, pois como disse, eu amo aqui. ❤

    Beijão,
    Borboletas do Campo

    1. Ah, gosto daqui também, moro no interior, gosto da tranquilidade e do pessoal daqui.. Acho que não tem gente tão acolhedora como as pessoas do Brasil.

  28. Não sabia desse choque de cultura, bem pesado hein? Bom saber a opinião dela!
    Eu sou bem apegada a família, talvez faria um intercâmbio curto mesmo hahaha
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Ah, fazer intercâmbio deve ser demais! ❤

  29. Nossa amei essa entrevista, foi “feita para mim” kkk
    Eu e o Bruno estamos querendo casar e ir morar na Itália (terrinha de nossos ancestrais), estamos vendo que é muito difícil juntar dinheiro para casar, comprar apartamento e tudo mais. Ainda estamos planejando tudo, mas conhecer a Ju e ver um pouco da experiência dela vai ajudar muito.
    AMEI MESMO!!

    Beijooos
    Yanna Karim

    1. Fico feliz por você ter gostado, Yanna! Como é difícil mesmo juntar dinheiro para fazer tudo, eu e o Gu não somos casados no papel, porque ficaria muito caro mobiliar a casa e ainda pagar um casamento. Imagino como seria ainda mais difícil sair do país! Desejo toda a sorte do mundo pra vocês. ❤

  30. É sempre difícil sair do pé dos amigos e familia, sou dos Açores em Portugal, mas vivi em Portugal continental por 4 anos e sei como custa. Alem disso tenho a minha irmã a viver na Escócia, e as saudades apertam sempre!

    Isa, M. – Tic Tac Living

    1. Eu imagino, Isa! ❤

  31. Muito interessante a experiência dela Kaila. Eu amo viajar, mas nunca quis morar fora. Acho que o caso dela é bem particular, se apaixonar por um estrangeiro facilita muito a tomada de decisão.

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  32. Uau! Adorei! Muito interessante o que foi abordado, não sabia que os franceses agiam dessa forma com estrangeiros, uma pena. As fotos são lindas!
    Beijo*

    1. Que bom que gostou, Bru! ❤

  33. Oi Kaila, tudo bem?
    Gostei muito da entrevista e de saber um pouco mais da experiência que ela teve. Já pensei muitas pessoas em morar fora do país, inclusive, o meu noivo também, mas sempre fico com receio… =/ Eu fico com medo de as coisas serem complicadas e deve ser mesmo inicialmente, até se adaptar e tals. Muito bacana o post, super curti! =)

    Ah, tem post novo lá no blog amore, te convido a ir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.diariodelooks.com

    1. Que bom que gostou, Amanda! Deve ser bem ruim até se acostumar, porém tudo é questão de adaptação! Se vocês tiverem a oportunidade, vão sim. Se não der certo, o que vale é a experiencia. ❤

  34. Que bom que ela pode compartilhar a história dessa.
    Eu não consigo me imaginar tomando uma decisão assim porque sou completamente diferente, acho que se não fosse sozinha talvez iria mais confiante. rs
    Adorei saber como foi e saber que ela dá dicas.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    1. Fico feliz por você ter gostado, Pam! ❤

  35. Nunca tive vontade de morar fora, mas acho importante essas dicas e experiencias para quem tem vontade, é muito importante se informar direitinho e ir confiante.

    beijos

    Blog Lua Soares

    1. Sim, mudar assim tem que ter um planejamento enorme e é sempre bom ouvir dicas! ❤

  36. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Tenho muita vontade de conhecer vários países, o que eu mais tenho vontade é o Egito. Mas para morar eu prefiro aqui mesmo hehe. Achei a entrevista bem legal e infelizmente isso de achar que o Brasil é só essas três coisas não é exclusivo dos franceses não hehe.

    Blog Prefácio

    1. Fico feliz por você ter gostado, Sil! ❤

  37. Amei demais essa entrevista. Sério!
    E olha Ju, deve ser difícil passar por certas coisas… mas pense sempre que você está vivendo uma oportunidade que muitos sonham ter e você também né? Não deixe que essas coisas te abalem (muito).
    Adorei conhecer sua história! 😉
    Beijoo
    Jake
    Esmalte nas Unhas

    1. Fico feliz por você ter gostado, Jake! ❤

  38. Adorei o post. Não sei se teria coragem de sair do Brasil, é uma mudança e tanto.

    Beijos
    Ruiva Cohen Store Blog

    1. É mesmo! ❤

  39. Gostei muito desse post! Não tenho vontade de morar fora do país, mas talvez de passar uns 6 meses fora para ter um contato direto com uma cultura diferente.

    Me chama de Bella

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  40. Olá,
    Eu já sonhei em morar fora, na verdade sonho até hoje.
    Meu lugar escolhido seria a Itália, Amo e admiro muito aquele lugar.
    Adorei esse post, eu tenho uma amiga que também está na França, ela adora e não vai voltar. Já está com a vida feita lá, e assim como foi dito na postagem, ela tb já me contou, que as finanças são outras, que enquanto no Brasil, ela e o marido dela não conseguiriam viver com dois salários, lá na França com o salario que ela ganha, dá para viver,ao contrário daqui que o povo com um dois salários consegue no máximo sobreviver.

    Beijos.

    Leitura de Lua

    1. Aqui a situação ta cada vez pior, quem precisa pagar um aluguel então, nem preciso dizer nada, né? É muito triste isso.

  41. adorei o post!
    tenho muita vontade de viajar e se tiver a oportunidade de morar fora!
    mas claro que tem que ser tudo bem planejado! :p

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Tem mesmo, Lu! Deve ser tudo bem organizado e pesquisado. ❤

  42. Amei conhecer a história, e parabéns diva. Corajosa e vencedora você.

    http://www.glamourosasderosa.com/

  43. Tem que ser corajosa para mora fora do Brasil sozinha.
    Mas para a Ju valeu a pena conheceu o amor da vida dela.
    Adorei conhecer a história dela.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  44. A história de moça é incrível, ela guardou o dinheiro, sabendo das despesas, ainda bem que ela se preparou, eu moro aqui na Suíça e dá para ir de carro na França, eu já passei na França para ir a Portugal, mas no caminho, era mato de um lado, e uma rua suja meio favelada do outro rsrs, quem dera visse o centro, tenho vontade de conhecer a França, lindo texto e história de vida dela.
    mundonoticiabm.blogspot.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Ma! Deve ser demais morar na Suíça. ❤

  45. Que demais seu relato Ju! E como sempre para tudo tem o lado positivo e negativo né? Mas a experiência deve ser mesmo incrível!!

    beijo

    1. ❤http://www.kailagarcia.com/wp-admin/edit-comments.php#comments-form

  46. Adorei a entrevista, sempre se tem os dois lados das coisas mesmo
    bjs

  47. Que maravilha poder conhecer o mundo lá fora! 😀
    beijos

  48. Kaila,
    Bom relato de vida e experiência, ela teve sorte de casar com um francês cortês hahah! Esses posts são bem legais sobre experiências dos outros.
    Acho a experiência incrível e todo mundo deveria passar por ela, pois acho que são ensinamentos para a vida toda e até por escolher onde morar. Muitos adorariam morar fora, mas tem a adaptação a tudo, afinal não é o seu país mas deve ser enriquecedor.
    Beijokas
    DMulheresInstagram

    1. Amo conhecer a experiencia das pessoas, acho que isso é a melhor coisa que a gente possui. Sempre que essas oportunidades aparecerem precisamos aproveita-las ao máximo! ❤

  49. Adorei a entrevista e as dicas. Deve ser maravilhoso morar fora, conhecer lugares diferentes e lindos. Quero isso pra minha vida! Obrigada pela postagem <3

    Beijos.

    http://www.mundodefany.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado, Fany! Desejo toda a sorte do mundo, espero que você consiga realizar todos os seus sonhos. ❤

  50. Acho bom isso, deu vontade (e tem como ir), pega e vai, melhor do que ficar nesse “e se” né? Nossa, que grosseria corrigir assim na frente as pessoas, ou até que corrija mas pessa desculpa depois, ninguém é obrigado a saber não, eu ein! Ah, gosto da França, acho legal a culinária de lá e algumas paisagens, mas não sei se conseguiria morar lá não. Que povinho arrogante! To acostumada com o povo falando comigo no ponto de ônibus, no ônibus, no meio da rua mesmo, sabe? Não sei se aguentaria, iria querer me matar, isso sim, hahaha! Sou toda complexa com essas coisas. Mas pra quem quer, arruma um jeito de se adaptar né? Enfim, adorei o post!

    Beijos!

    1. Fico feliz por você ter gostado, Thami. Também amo conversar com as pessoas nos lugares! ❤

  51. Sempre tive vontade! Mas estou esperando me formar na faculdade pra poder fazer um mestrado fora 🙂
    Bj!

  52. Que máximo ela compartilhar suas experiência, to indo lá no blog dela conhecer mais um pouco!! 😉

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

  53. Eu tenho vontade sim, deve ser uma experiência incrível morar fora. Só não sei se ia aguentar de saudades da família :’D Deve ser uma barra enfrentar essas situações assim feito essas do mestrado, tem gente que não se mede, né?

    Um beijo!
    http://www.heeeymaria.blogspot.com

    1. Pessoas sem noção está em todos os lugares! Hahah deve ser difícil.

  54. Oie Kaila =)

    Tenho vontade de passar um tempo fora, mais pela experiência e por conhecer novas culturas. Porém, apesar do caos que é o Brasil não me vejo vivendo muito tempo longe daqui. Tenho amigos que moram fora e que sempre comentam que por pior que as coisas sejam por aqui, ainda sim nada melhor que o nosso país.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    1. Penso assim também, as pessoas julgam todo o Brasil porque imaginam que lá fora é um conto de fadas. Acho que na questão financeira lá fora é bem melhor, aqui no Brasil tá cada vez mais difícil se manter ganhando pouco. Porém, nada como o país da gente.

  55. Acho bacana esse desprendimento em ir ao exterior. Tenho uma amiga que morou quase 10 anos em Londres e é uma experiência de vida incrível.
    big beijos

  56. É um grande passo que espero realizar em breve! adorei a entrevista <3
    Beeijos

    http://www.marinaalessandra.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Mari! ❤

  57. Jéssica Coelho says: Responder

    Que legal, amei tudo que vc escreveu
    meu sonho morar fora!
    Beijos!!

    Jéssica R. Coelho Blog

  58. Eu queria ter essa coragem que me lançar sozinha pelo mundo, admiro quem tem essa coragem. Sabe que morar em outro país é um sonho que cada dia fica mais forte.

    Beijos, amei as dicas e o post.

    1. fico feliz por você ter gostado, Ale! ❤

  59. Gostei da entrevista da Ju. É sempre bom saber como é realmente viver o dia a dia em um outro país, na visão de um brasileiro. Tem brasileiro que fica 15 dias no exterior e já diz que lá é melhor que aqui. Uma coisa é ser turista a outra e ter que conviver com as pessoas e passar por certas situações. Já tinha ouvido falar que os franceses são arrogantes e que inclusive alguns europeus não gostam deles. Bjus!

    galerafashion.com

  60. Nossa, que post mais top!
    Amei a entrevista, super realista! Fiquei aqui pensando…
    Meu sonho é morar fora… quem sabe um dia, se Deus quiser!
    Beeijo, amore <3

    http://www.tamaragallas.com.br

  61. Kaila, deve ser maravilhosa a sensação de se arriscar pra algo e dar certo, mas como a Ju disse, viajar e voltar pra casa é totalmente diferente de não voltar, Deve ser muito bom tu morar num lugar diferente, conhecer uma língua diferente, conhecer pessoas diferentes, culturas, mas ao mesmo tempo, sempre tem aquela parte difícil que é a aceitação de um estrangeiro no país. A França é bem conhecida por ter essa “arrogância”, “frieza”, mas antes da entrevista não sabia que era tanta assim.
    Amei teu post, me deixou mais alerta para algumas vontades.
    Beijão!
    https://radioactivebookss.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Je! Sempre achei que os brasileiros agradam e tratam todos bem, sabe? Acho que é difícil o lugar que é assim. Deve ser bem difícil enfrentar uma vida tão diferente, com outra cultura, outras comidas e hábitos. Mais a experiencia é sempre valida! ❤

  62. Que legal seu post! Adorei.
    Beijos! ♥
    blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br

  63. Eu amei seu post e todo o conteúdo da entrevista. É sempre muito bom saber a visão de alguém e suas experiências, porque fácil não é nem um pouco. Além que apesar de você poder ter experiências em viagens internacionais e se virar sozinho nesse curto período, imagina como morar deve ser todo dia uma novidade. Pretendo sair do país tanto para estudar, como para construir minha carreira em uma área que não é nada valorizada aqui :/

    Bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com/

    1. Boa sorte nessa nova etapa, Carol! ❤

Deixe uma resposta